Ir para o Conteúdo

Mural Niten Vitória


Mosteiro de Ibiraçu

por Arthur - 17-abr-2018



"Shitsurei shimasu,

tivemos a visita ao mosteiro zen budista Morro da Vargem da escola Soto, foi uma experiência engrandecedora e cheia de oportunidades.

Fomos muito bem recebidos e, com a ajuda dos monges, conhecemos as estruturas, rotinas e a filosofia zen, além de fazer um Workshop de Zazen por 10 minutos. É incrível como o caminho se assemelha em quase tudo, logo nos sentimos conectados pelos princípios que compartilhamos, do respeito com o ambiente e com os colegas, até a maneira de ver o caminho através da repetição e tradição (independente da visão religiosa).


A paisagem é incrível, além de uma reserva ecológica feita intuitivamente pelos próprios monges, é também construída aos moldes de um templo tradicional japonês. A disposição dos 5 templos formam o corpo do Buda, um lago com carpas (representando o movimento ou ação), um jardim zen (representando a ausência de movimento ou não ação), um caminho com 108 Toris e varias estátuas muito bem dispostas.

Em seguida almoçamos juntos e aproveitamos para compartilhar nossas percepções da visita. Encerramos com um pequeno "quiz" onde cada um falava o máximo de semelhanças percebidas entre o zen e o treino e foram muitas.

Creio que só pudemos ter esse sentimento de realização por providencia divina, pois assim que nos despedimos fomos lavados pela chuva fortíssima que impediria nossa visita se tivesse caído algumas poucas horas antes."


Arthur - Vitória

"...uns dos pontos cruciais vou perceber como o modo de vida dos monges, treinamento e respeito se assemelhava muito com o nosso do Niten.
Além de poder ver como tudo tem um propósito, cada prédio, estátua e pedra mas o que mais me chamou atenção foi a repetição presente em quase tudo lá, coisa que nos também fazemos nos treinos para nos aperfeiçoar...."


Waldeque - Vitória



comentários  

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei shimasu,

Durante a visita vivenciamos disciplina, equilíbrio e a busca da paz interior, tornando cada experiência, momento único, evolutivo no universo.

Além de nutrimos o espirito, alimentamos, também, o nosso conhecimento, pois penso que poucas são as pessoas sabedoras de que o Templo Zen Budismo de Ibiraçu-ES, apesar de o Estado de São Paulo, possuir o maior numero de imigração japonesa, foi o primeiro templo budista a ser construído na América Latina.

Muita gratidão, por ter compartilhado tal experiência, juntamente com os colegas do Niten.

Arigatou gozaimashita,
Thomas

Ruan Couto - VitóriaShitsurei shimasu,

Foi muito bom poder fazer parte desta minha primeira experiência com os colegas do Niten fora do dojo. Foi um dia de grande aprendizado e reflexão. Conhecemos um pouco do Zen Budismo, conhecemos a forma de agir dos monges sempre pensando na coletividade, assimilamos muito com o que aprendemos no Niten.

Arigatou gozaimashita,
Couto

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,

Fazer parte da comitiva que foi ao mosteiro foi uma grande experiência. Mesmo com a curta duração da visita percebi superficialmente como os monges avançam no Caminho através do Budismo, aplicando sua filosofia em tudo que realizam. A presença dos colegas do dojo foi fundamental pois assim trocamos percepções e expandimos nosso entendimento.
Arigatou gozaimashita,
Caran



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Vitória
    (011) 5539-3587
    vitoria@niten.org.br