Mural - Instituto Niten Brasília Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Último treino e Bonenkai 2014

por Otávio - 20-dez-2014

No sábado, dia 20 foi realizado o Bonenkai da unidade de Brasilia.
Treino de despedida do ano, somente para alunos. Como tradicionalmente
sabemos é um treino mais intenso, para terminarmos o ano com a
sensação que passamos por tudo que podíamos. 
Limpeza do dojo, mokussô mais prolongado e em seguida um treino forte, intenso, com muita disposição e energia de todos!



Finalizamos a manhã cansados, mas com uma ótima sensação de termos
completado todo o caminho proposto para o último treino do ano.

Nos Momentos de Ouro Senpai Patrick explicou que foi realizado um
kihon para cada mês do ano, e em vários dos kihons houve uma repetição
para cada dia do mês, e tudo foi feito da forma mais ininterrupta
possível, assim como foi a passagem desse ano, cheio de eventos e
realizações tanto nacionais como pessoais.



Só tenho a agradecer a todos do Niten Brasília, por todo o apoio e
presença durante todo ano, agradecer à dedicação dos Senpais, em
especial nossos coordenadores Senpai Ricardo, Senpai Patrick, Senpai
Silvana, Senpai Kuhn e Senpai Ferreira, que propiciam essa
oportunidade a todos nós membros do Niten Brasília.



E um agradecimento especial ao nosso Sensei Jorje Kishikawa, por nos
propiciar a existência do Niten no Brasil e mante-lo vivo em toda a
America Latina!

E que venha 2015, com toda a energia renovada e cheia de esperanças
para um futuro melhor!



Domo arigato gozaimashita!

Sayounara

Otavio
Brasília - DF

comentários   2 de 2

Camargo - São PauloFoi uma honra poder compartilhar destes momentos com os colegas de Brasília! Arigatogozaimashita a todos que treinaram junto e trabalharam para que nosso Bonnenkai fosse possível! (Continua)

Furtado - Brasília - DFKonnichiwa,

Excelente relato e realmente as palavras do S Otávio exteriorizaram o que foi o nosso bonnenkai de 2014.

Arigato gozaimashitá e que venha 2015.

Furtado. (Continua)

Happyokai 2014

por Furtado - 10-dez-2014

No último sábado dia 06, a unidade Brasília realizou mais um happyokai. O evento, tradicional no calendário de todas as unidades do Instituto Niten, consiste em uma apresentação dos vários estilos de kobudo treinados ao longo do ano voltada para os novos alunos e familiares.

Começando pelo iaijutsu foram apresentadas sequências básicas e avançadas dos estilos Suio Ryu e Kishikawa Ryu, bem como kumiai.



Em seguida muitos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da arte do bastão(jojutsu) em sequências dos estilos Shindo Muso Ryu e Suio Ryu. Destaque para este último envolvendo katas vigorosos e até com projeções.



Um pouco menos conhecido e despertando a curiosidade de quem assistia foram as apresentações da kusarigama(foice com corrente)   do estilo Isshin Ryu e jitte do estilo Ikkaku Ryu.





Continuando os alunos mostraram um pouco do Niten Ichi Ryu, estilo criado por Miyamoto Musashi que foi considerado um dos maiores samurais do Japão.



Para finalizar tivemos o nosso tradicional mini-torneio de kenjutsu. Desde o aluno mais iniciante, passando pelas crianças e chegando aos mais experientes no caminho, todos tiveram a oportunidade de empunhar a espada e colocar em prática tudo aquilo que foi aprendido no ano do Cavalo.





Mais do que uma simples apresentação, o happyokai é uma forma de agradecer a todos os colaboradores sejam eles alunos, pais ou parceiros por mais um ano que se conclui. A família Niten vai muito além das quatro linhas que separam o dojo e deixamos o nosso domo arigato gozaimashitá por todos que nos ajudaram, aos familiares presentes.

Arigato gozaimashita ao Sensei, por tornar tudo isso possível.
Arigato gozaimashita aos nossos coordenadores, monitores e alunos.

Furtado

comentários   1 de 1

Luiz Otávio Rodrigues - BrasíliaMina san,

Belas fotos e belo relato!

Com certeza foi um evento maravilhoso e cheio de energia (ki)! O publico presente deve ter ficado muito satisfeito com a apresentação, os familiares devem ter ficado orgulhosos.

Omedetou gozaimassu a todos os (Continua)

Apresentação no Ministério

por Bhering - 09-dez-2014

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA por intermédio da Divisão de Promoção da Saúde – DSAU promoveu a VI Semana da Saúde do servidor MAPA, com o tema “Prevenindo o Stress”, entre os dias 17 e 21 se novembro últimos, com a finalidade de promover o bem-estar, o cuidado com saúde e a prevenção de doenças dos seus servidores procurando conscientizá-los sobre as práticas de autogerenciamento da saúde, com foco nas dimensões da saúde, física, mental e espiritual.

O Instituto Niten foi convidado pela Sra. Rosana de Fátima, Gestora Técnica Administrativa da Coordenação Geral de Administração de Pessoas da referida Divisão para participar do evento.



A Sra. Rosana tomou conhecimento do Instituto Niten pela matéria publicada no Correio Braziliense e nos contatou para que fizéssemos uma apresentação no dia 20/11 e discorrer um pouco sobre o Método KIR.

Nossa apresentação foi feita no hall do Anexo do MAPA, com katas de Iaijutsu, jojutsu e niten ichi ryu, feitas pelo Senpai Patrick Lopes e Monitor Omar Furtado, com a narração focando o método KIR desenvolvido pelo Sensei Jorge Kishikawa e seus benefícios pela aplicação diária destes princípios.





Contamos com uma plateia atenta que nos acompanhou até o final, bem como a sra. Rosana e a Sra Alciléia, Chefe da Divisão de Promoção à Saúde – DSAU, que ficaram surpresas e muito satisfeitas com o foco apresentado, que foi de encontro ao tema da VI Semana.

Arigato gozaimashita ao Sensei por nos possibilitar esta oportunidade.
Arigato gozaimashita ao Senpai Patrick, Furtado e Igor.


Bhering

Foto de treino - Iaijutsu

por Silvana-bsb - 12-nov-2014



Maurício - Monitor

comentários   3 de 3

Maurício Avelino Barros - BrasíliaParabéns ao fotógrafo.
Arte perfeita.
Arigato gozaimashita ao Sensei, aos meus Sempais diretos que me orientam e aos meus companheiros de treino.
Maurício (Continua)

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaMina san,

Olhando essas fotos só me da uma certeza: tenho que retomar os treinos!

Omedeto ou fotografo e ao Monitor! (Continua)

Furtado - BrasíliaExcelente foto.

Omedetou ao fotógrafo. (Continua)

Treino ao ar livre- Bsb e Go

por Amaro - 27-out-2014

"Shitsureishimassu,
 
Este fim de semana (25, 26/out) participamos de um encontro de alunos de Brasília e Goiânia em uma chácara em Luziânia, onde tivemos um bom treino e sobretudo aprendemos sobre o cuidado com os outros. Tivemos também, como alunos, uma ótima oportunidade de conhecer melhor e interagir com todos as outros companheiros das unidades BSB/GO.


A princípio ainda ao lado do dojo, próximo ao lago (unidade CASSAB), participamos de um belo treino onde nos foi enfatizada a importância de estar preparado para combate em ambientes além do dojo.





 
Voltamos em seguida ao dojo, onde participei do meu primeiro keiko de bogu, tendo tirado valiosíssimas lições. Logo após o treino, nos reunimos para instruções e Momento de Ouro, que foi sobre Omoiyari. Não poderia ser mais oportuno, pois seria tanto o tema quanto a essência do encontro.


 

Seguimos então em comboio para chácara, onde treinamos por um bom tempo após chegarmos, com direito a batalha no final. Foi muito proveitoso cruzar espadas com os Senpais e alunos, e por que não, amigos de Goiânia. 
Ao cair da noite, nos reunimos em confraternização, possibilitando o bom convívio e integração entre todos os alunos.Me diverti muito, mas conhecer mais de perto, no convívio pessoal outros alunos das unidades foi ainda melhor. 




 
Foi um evento muito proveitoso também do ponto de vista de técnicas, e que me deixou com certeza muito satisfeito, sabendo que os ensinamentos passados por meio de conversas, gokuis e convivência foram de grande valia para o fortalecimento da unidade Brasília como uma unidade coesa e para minha aprendizagem e crescimento pessoal.

À coordenação do evento, aos Senpais e aos demais alunos que contribuíram de forma a manter o sentimento de alegria e Omoiyari, meu arigatô. Ao Sensei meu domo arigatô, o Niten e o que tenho aprendido tem feito a diferença na minha vida.
 
Arigato gozaimahitá!"
 

comentários   5 de 14

sena - brasilia muita diversão e apreendizado,parabens a todos nós. (Continua)

Lobo - Unidade Asa NorteUma união perfeita entre disciplina, diversão, companheirismo. Experiência única! (Continua)

Honda - Unidade Lago SulEstar sempre atento, pois os ensinamentos costumam vir de onde menos se espera. (Continua)

Perez - Unidade Asa NorteEste encontro foi muito divertido e espero ter a oportunidade de participar novamente. (Continua)

Kuhn - Unidade Lago SulNatureza, convivência, Omoiari, ensinamentos, troca de experiências: vencemos mais uma batalha no Caminho (Continua)

Mais comentários

Hayabusa e Kir Jovem - Dia das Crianças

por Silvana-bsb - 13-out-2014

O Kir Jovem e integrantes do Hayabusa de  Brasília participaram do Dia das crianças no clube CASSAB.
Fizemos apresentações de Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu. Com destaque para apresentação do Kir Jovem, nossas pequenos samurais!
Em seguida tivemos experimentação para as crianças que se mostraram muito animadas e com muita energia.

Arigato Gozaimashitá pela presença de todos!







Relatos sobre nossa participação:

"A apresentação do Dia das Crianças atraiu a atenção de boa parte dos presentes no Clube Cassab, onde ocorrem os treinos de sábado do Niten em Brasilia. Muitos aparentemente foram pegos de surpresa pela oportunidade de contemplar uma amostra de nossas práticas. Após as apresentações de Iaijutsu e Jojutsu, realizamos lutas de Kenjutsu, com participação do Kir Jovem.
O público, contagiado com a energia dos Katas e lutas, ficou estimulado a participar da última parte, em que foi aberto às crianças o treino de alguns golpes de Kenjutsu em alunos de bogu. Não só as crianças, mas alguns adultos também participaram.
Agora, como explicar a alegria no olhar e no sorriso de uma criança que, pela primeira vez na vida, tem contato com o Kobudo? Só vendo. E é impossível não retribuir essa energia sorrindo dentro do bogu, uma felicidade genuína que simplesmente brota no peito. Simples como o sorriso de uma criança.
Arigatou gozaimashita a todos que colaboraram para esse momento."

Kuhn – Coordenador Kir Jovem
 

"Foi muito legal a gente se apresentar para que as outras pessoas possam conhecer o Kenjutsu e alguns de seus golpes, e fiquem felizes com isso, podendo também treinar um pouco para saber como é.
Arigatou gozaimashita."

Débora - Kir Jovem Brasília 

Tags: Hayabusa,
comentários   3 de 3

Andréa Ferreira Montenegro Saraiva - Rio de JaneiroLinda iniciativa, omedetou a todos. (Continua)

Igor - BrasíliaFoi alegre e gratificante participar desse workshop.
A disposição das crianças em explorar algo novo com um sorriso no rosto, superando a inibição e gastando aquela energia que parece ser infinita, a vontade de partir pra cima, com um golpe atrás do outr (Continua)

Furtado - BrasíliaKonnichiwa,

A apresentação foi muito legal e poder ver, como o senpai Kuhn mencionou, a alegria das crianças tendo o contato com a espada pela primeira vez foi gratificante.

Omedetou gozaimassu a todos as crianças pelo seu dia e ao nosso kir jovem p (Continua)

Aluno do RJ no DF

por Silvana-bsb - 29-set-2014




"Shitureishimassu Senpai Patrick,

Gostaria de agradecer ao Senpai, aos coordenadores de Brasília e a todos da unidade pelos treinos e pelos ensinamentos durante esses três meses que aqui fiquei, domo arigato gozaimashita.
 Fui muito bem recebido por todos, sempre com um sorriso no rosto, e preocupados se eu estava bem e sobre minha estadia em Brasília.
 Quando começava o treino todos estavam prontos para combate, com o nó do hakama sempre bem apertado.
Brasília foi onde comecei a treinar no Niten, voltar aqui nessa cidade, nos dojos, foi como voltar no tempo e lembrar os meus primeiros passos, quer dizer suriashis, onde também levei e dei meus primeiros mens, a primeira luta com bogu. Foi aqui onde eu aprendi a base do bushido.
 Com essa visita pude rever todos os irmãos de espada e também conhecer muitos rostos novos, treinar com todos foi uma honra, a unidade continua forte. Até a próxima visita ou evento, ou quando forem ao Rio de Janeiro."

 
Arigato gozaimashitá.
Sayonara.
 

Perazzini – Unidade RJ


comentários   4 de 4

Luiz Otavio Rodrigues - Brasilia DF Perazzini San!

Seu depoimento apenas reforça o que o Sensei nos fala o tempo todo!

O Niten é um só!

Bom retorno ao Rio, sucesso, e que possamos treinar novamente em breve!

Sayounara! (Continua)

Ferreira - Brasilia-DFPerazzini,

Foi ótimo cruzar espadas com você nesses últimos meses!! Espero que continue trilhando o caminho e estando onde está agora tenho certeza que chegará a patamares muitos maiores!!
Arigatou gozaimashita,
(Continua)

Pinheiro - Rio de JaneiroKonbanwa, Perazzini, é sempre bom poder fazer esse intercâmbio, absorver ensinamentos e cruzar espadas com samurais de outras unidades, principalmente sendo Brasília a unidade onde vc começou.
Aguardamos você no Rio!
Sayonara! (Continua)

Igor - BrasíliaVocê é de casa, Perazzini!
Espero que sempre que você puder visitar sua família aqui, possa visitar também a família Niten.

Bons ventos aí no Rio! Ganbatte ne! (Continua)

Niten no Ciclo da Cultura Japonesa 2014

por Silvana-bsb - 22-set-2014

Como parte dos eventos do Ciclo da Cultura Japonesa aconteceu, no Clube CASSAB, no último sábado (20/set),  o workshop aberto ao público.
Para aqueles que não puderam comparecer, o próximo  workshop será dia 18 de outubro, de 09 h às 11 h.

Sejam bem vindos !




Senpai Wenzel no cerrado!

por Silvana-bsb - 07-set-2014

Senpai Wenzel, Coordenador-Geral do Instituto Niten, esteve no cerrado, em visita as unidades Brasília e Goiânia. Foi uma oportunidade sem igual para todos conhecerem de perto sua técnica e grande energia!

Em meio a muito calor, tempo seco (já sentido nas lutas com bogu) e treinos intensos, ainda fomos brindados com ensinamentos sobre o Caminho do Guerreiro, detalhes técnicos e  muito mais... “sem perder tempo”, pois a travessia da vida é difícil.

















Arigato Gozaimashitá ao Sensei pela oportunidade de recebermos em nossas unidades o Senpai Wenzel;
Arigato Gozaimashitá, Senpai Wenzel, pela visita!


 

comentários   4 de 4

Fernando Sano - GoianiaArigatou Gozaimashita ao Sempai Wenzel pela visita à unidade Goiânia. Pelos ensinamentos, técnicas e os detalhes que fazem diferença, no caminho da espada e na vida!!!!!
Domo arigatou goizamashita ao Niten que proporcionou e proporciona esses momentos Ím (Continua)

Furtado - BrasíliaOhayo gozaimassu,

Brasília e Goiânia só tem que agradecer a vinda do S. Wenzel. Como os colegas comentaram, a dinâmica do treino é algo muito importante e com certeza aprendemos muito. E poder lutar que o S. Wenzel pela segunda vez também foi uma oport (Continua)

Luiz Otavio Rodrigues - Brasilia - DFMina San,

Foram ótimos dias de treino aqui em Brasilia, e imagino que em Goiânia também! Senpai Wenzel tem uma energia diferente numa sintonia muito próxima da energia do Sensei, e contaminou a todos em Brasilia! Os treinos foram cheios de ki e energia (Continua)

Araújo - Unidade BrasíliaDurante a vinda do senpai Wenzel, pudemos aprender a melhorar a dinâmica do treino, em termos de eficiência e de interação. Senpai Wenzel sendo cuidadoso e observador, conseguiu prestar atenção individual aos colegas para que eles pudessem se beneficiar a (Continua)

Aluno de Juiz de Fora no DF

por NITEN DF - 18-ago-2014

 
 
"Nessas duas primeiras  semanas de agosto viajei para Brasília para passar um tempo com minha família e aproveitei para treinar na unidade Niten Brasília. Desde antes de viajar já estava empolgado com o fato de treinar em uma unidade diferente, e esta empolgação foi correspondida. 
   Desde o primeiro dia fui muito bem recebido por todos no dojô, pude sentir novamente o que significa fazer parte da família Niten. Pude fazer um treino experimental de Jo, o qual foi muito legal e inspirador, e estou ansioso para poder treinar novamente! A energia do pessoal de Brasília é muito boa, e a sensação de treinar pela primeira vez em uma unidade grande foi ótima!
Doumo Arigatou Gozaimashita a todos da unidade Niten Brasília! Estarei com vocês novamente na próxima vez que for à Brasília! E estão todos convidados a vir treinar em Juiz de Fora! "
 
Vasconcellos - Unidade Juiz de Fora
 

comentários   1 de 1

Ivan - Juiz de ForaOmedetou Vasconcellos por uma experiência que será de muita válida no seu caminho! Arigato a todos os colegas de Brasília por recebê-lo com tanta atenção e carinho! (Continua)



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Brasília
    (011) 94294-8956
    brasilia@niten.org.br