Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral

KAKEJIKU Brasília
Significado:
"De manhã entrar no caminho, à noite morrer satisfeito"

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
INSTITUTO NITEN - Brasília
LAGO SUL
CASSAB - CLUBE DE ASSOC. DA AERONÁUTICA DE BRASÍLIA
Setor de Clubes Sul (SCES)
Trecho 2 lote 69
ao lado do Clube do Rocha
Google Maps
SÁBADOS
9h00 IAIJUTSU
10h00 JOJUTSU
10h00 KENJUTSU INFANTIL
11h00 KENJUTSU
Linha regular de ônibus saindo do
terminal Rod. do Plano Piloto:
Linha 0103 - Rod. do Plano Piloto/Avenida das Nações Sul
Sáb,Dom e Feriads: 06h00, 07h40, 09h20
SMU
CLUBE PANDIÁ CALÓGERAS
Área Especial QRS, SMU
Setor Militar Urbano
Google Maps
TERÇAS
20h30 IAIJUTSU
ASA SUL
ACM - ASSOCIAÇÃO CRISTÃ DE MOÇOS
L2 Sul, Quadra 608
Google Maps
QUINTAS
20h00 KENJUTSU
20h00 JOJUTSU
SOBRADINHO
INSTITUTO EDUCACIONAL SANTO ELIAS
Área Reservada, 3 - Quadra 11
Estacionamento púbico em frente ao Colégio
Google Maps
QUARTAS
19h00 KENJUTSU
Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenadores: Patrick Lopes, Leandro Ferreira, Ernani Kuhn, Silvana Lopes e Luiz Otávio
Contato: Omar Furtado / Silvana
(061) 98199-6400 / (061) 98422-4969 / (011) 5539-3587

brasilia@niten.org.br
www.niten.org.br/brasilia

+Informações

Matrícula:

85 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

275 reais, treinos livres em todas as unidades e dias
Acréscimo p/ 2ª e 3ª modalidade: +80 reais
Mensalidade 7 a 12 anos: 160 reais

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2016:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Em Brasília há treinos específicos para crianças de 7 a 12 anos aos sábados 10h00. A partir dos 13 anos é livre a participação nos treinos normais.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou mais das 3 modalidades: KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A Arte da Espada Samurai, transmitida em sua essência: coragem, lealdade, habilidade técnica, disciplina, filosofia e muito esforço. Seja utilizando Bogu (armadura) ou realizando os katas o praticante sentirá a energia que fizeram dos Samurais guerreiros lendários.

Iaijutsu:

A Arte de Desembaiar a Espada. O Samurai precisava estar pronto para sacar de forma eficiente sua espada em momentos repentinos. Assim ele protegia a própria vida e de seu mestre. O Iaijutsu é rico em detalhes, concentração, disciplina, respiração, postura, além de trabalhar um ótimo condicionamento físico.

Jojutsu:

A Arte do Bastão de madeira (1,28 m), que vence a espada. O JO (bastão) é considerado a "arma da Paz", pois para a vitória não seria necessário o derramamento de sangue. O Jojutsu é praticado por todas idades e proporciona saúde, boa forma e muita disposição.

KIR Jovem:

Treinamento de Kenjutsu para crianças a partir dos 5 anos. Desenvolve a coordenação motora, condicionamento físico e propicia melhor rendimento escolar. Em nossos treinos incentivamos as crianças a serem confiantes, alegres e transparentes.

Café com Sensei

Shin Hagakure - A bússola para governar23-set-2016 " No dia 09 deste mes, fui convidado para um encontro com o Exmo. Governador Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, presenteei-o com o Shin Hagakure, e lembrei-me dos samurais que tiveram como missão orientar seus Shoguns. O maior desses exemplos é Yagyu Munenori.Yagyu Munenori (1571~1646) foi o mestre responsável por treinar os samurais do shogun Tokugawa Ieyasu no Kenjutsu e outras armas, quando este se tornou o comandante absoluto do Japão em 1604, estendendo sua hegemonia por 400 anos de sucessores.Mas o grande destaque de Munenori não foi na parte técnica, mas sim, na arte de governar. Ele foi o braço direito do shogun, praticamente o conselheiro direto.Na época, a Arte do Kenjutsu se chamava HEI-HO, dois ideogramas que significam Estratégia. O Kenjutsu era a Arte da Estratégia. Munenori costumava aconselhar e alertar o Shogun dos desvios de verbas, dos conspiradores, das boas e más intenções de cada um dos senhores feudais, e dos passos que deveria dar. O que Munenori dizia, Ieyasu ouvia e executava.Espero que este meu encontro com o Governador inspire seus próximos passos, embasados no modelo Samurai de Honra, Dignidade, Lealdade, Gratidão, Coragem e Compaixão.Garanto que este são os passos para um mundo melhor.Clique para ler o Destaque da Capa do JornalClique para ler a Matéria completa" Aprender a escutar21-set-2016 " " Iaijutsu Gashuku - Empunhe20-set-2016 " Nestes dias estamos falando sobre o samurai que teria sido um grande páreo para nosso Mestre Musashi Sensei" Mais Cafés

YOKOSO! BEM-VINDO
à UNIDADE BRASÍLIA
do INSTITUTO NITEN



O Instituto Niten iniciou os treinos em Brasília em 2003 e hoje conta com quatro Unidades no Distrito Federal. Nos treinamentos são passadas as tradições guerreiras da espada samurai, o Kenjutsu, o Jojutsu e o Iaijutsu, a Cultura, a Filosofia do Bushido e o Método KIR, a partir dos ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa.
+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Coordenação


Patrick
Lopes

Cirurgião
Dentista


Ernani
Kuhn

Gestor
Governamental


Silvana
Lopes

Administradora
-


Luiz
Otávio

Analista
de Sistemas


Leandro
Ferreira

Biólogo
-


Omar
Furtado

Servidor
Público


Daniel
Amaro

Professor
-


Erik
Lopes

Estudante
-


Derek
Lopes

Estudante
-


Mural

TRK Brasília 2016

por Silvana - 07-ago-2016



JOJUTSU 0 Kyu

1º - Luiza Perazzini
2º - Matsumoto
3º - Ferreira

JOJUTSU 7ºKyu
1º - Estevão
2º - César
3º - Simas (GO)

JOJUTSU 6ºKyu
1º - Luyz
2º - Igor
3º - Perazzini

JOJUTSU 5º+ Kyu
1º - Derek
2º - Erik
3º - Furtado

IAIJUTSU 0 Kyu
1º - Machado
2º - Romeiro
3º -Daniel

IAIJUTSU 7º Kyu
1º - Simas (GO)
2º - Luiza Perazzini
3º - Luyz

IAIJUTSU 6º Kyu
1º - Samuel
2º - Scarlett
3º - Honda

IAIJUTSU 5º+ Kyu
1º - Erik
2º - Furtado
3º -Ferreira

 



KENJUTSU KIR Jovem
sem bogu

1º - Samuel Brandão
2º - Ryuta
3º - Caio

0 e 7ºKyu - Categoria Única
1º - Ian
2º - Felipe Persegona
3º - Oliveira

KENJUTSU
sem bogu

1º - Romeiro
2º - Samuel

KENJUTSU 0 e 7º Kyu
1º - Benício
2º - Bomfim
3º - Thomas

KENJUTSU 6º Kyu
1º - Daniel
2º - Matsumoto
3º - Benício (campeão 7 kyu)

KENJUTSU 5º Kyu
1º - Perazzini
2º - Daniel (campeão 6 kyu)
3º - Jackson

KENJUTSU 4º+ Kyu
1º - Derek
2º - Patrick
3º - Furtado

 

Comentários   1 de 1

Luiz Otavio de Lima Rodrigues - BrasiliaMina San!

Foi um torneio fantástico! Todos afiados para as competições, e todas realizadas com espirito de luta, mas também com espirito de equipe, de unidade!

Em todas as lutas, de todas as modalidades, vimos Coragem, Lealdade, Honra, Justiça, Res (Continua)

Acolhida - Palavras de um Gashuku

por Vídeos - 29-jul-2016



Gashuku - Um final de Semana de treinamento da Espada Samurai.
Vir para outra cidade, treinar, superar e agradecer.
A Acolhida do grupo nos fortalece e encoraja a superar as adversidades,
assim passamos por mais um Gashuku!

Tags: Egan2016_Ago,
Comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konbanwa a Todos, Yoroshiku Onegai Shimassu. Shitsurei Shimassu.
Gostei muito deste vídeo. O depoimento do Colega, da América Hispânica, me rememorou muito, o meu início no Niten. Senti novamente, através desse belíssimo vídeo, e da generosa narrativa do (Continua)

Coragem - Palavras de um Gashuku

por Vídeos - 26-jul-2016



Tags: Gashuku, Egan2016_Ago,

Dias de Treinamento

por Niten - 21-jul-2016


(...)


Continua (post completo)

Controlando as emoções

por Vídeos - 20-jul-2016


Dierk é executivo em uma multinacional em São Paulo.

Tags: Egan2016_Ago,

SHINHAGAKURE NO TATAME

por Niten - 04-jul-2016



Max Trombini comenta a importância do livro Shinhagakure do Sensei Jorge Kishikawa.
Max Trombini é referência em superação, luta e determinação, treinou seleções olímpicas em diversos países, levou atletas para o UFC através do seu treinamento, formou campeões mundiais de jiu-jitsu.
• 3º Dan (grau) de judô;
• 4º Dan de jiu-jitsu;
• Diretor executivo do Centro de Excelência da Associação de Judô de Bastos (SP).
• Autor do livro "Aprendiz de Samurai" que deu origem ao Filme "A Grande Vitória" em 2014
SHINHAGAKURE: niten.org.br/shinhagakure

Tags: Egan2016_Ago,

Gashuku com Sensei - DF

por NitenDF - 01-jul-2016

As unidades do DF receberam o Sensei para um Gashuku, treinamento intensivo.



Energia intensa, guerreiros seguindo na mesma direção, em busca não só de crescimento técnico, mas principalmente de forjar seu espírito junto ao mestre, sem piscar os olhos!



Superação em mais de 9 horas de treinamento! 






Mais fotos do Gashuku na galeria dos alunos.

Comentários   2 de 2

Ferreira - BrasíliaMais um gashuko com bastante energia e mais uma possibilidade de exercitar os 4 votos do hagakure. É sempre uma honra receber o Sensei em sua casa e uma alegria ver como todos se empenharam bastante para aproveitar esse dia ao máximo!! Agora cabe a todos (Continua)

Luiz Otavio - BrasiliaZen Mina San!

O que tenho a dizer é que este gashuko foi uma oportunidade de exercitamos os votos do Hagakure! Conviver com o mestre é ter a oportunidade de crescer em todos os aspectos!

Este gashuko foi superação em todos os sentidos! Para mim, pod (Continua)

Niten no revezamento da Tocha Olímpica.

por - 27-jun-2016







Veterano de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais, conduz a Tocha Olímpica Rio 2016 em Campo Grande




Wenzel Böhm conduz a Tocha Olímpica em Campo Grande

Divulgação/Cobertura Oficial do
Revezamento da Tocha Olímpica
Campo Grande – Duas tradições milenares unidas pelas mãos de um condutor. Nascido na Áustria e criado no Brasil, Wenzel Böhm é Sempai (veterano) de Kenjutsu, arte da espada inspirada nas técnicas de luta dos samurais que protegeram o Japão por anos. Foi ele, convidado pela Nissan, o responsável por levar a chama olímpica pelas ruas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, neste sábado.

"A Nissan é uma empresa japonesa e fiquei muito honrado de poder representar a filosofia Kenjutsu no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Eu me sinto pequeno diante de tantas histórias que são contadas nesse trajeto, mas é um reconhecimento muito importante. Quando as coisas têm tanta tradição assim, elas carregam muita energia".

Durante o percurso, uma prova da admiração que Wenzel carrega pelo Brasil: alguns de seus alunos, vestidos com o "hakama", calça usada nas lutas, acompanharam cada passo do "Sempai", tirando muitas fotos. Braço direito de Jorge Kishikawa, precursor do Kenjutsu no Brasil e fundador do Instituto Niten, Wenzel começou a treinar há 20 anos e em pouco tempo já se tornou professor, passando a viajar por todo país difundindo a filosofia japonesa.

"A Tocha Olímpica carrega vários valores que nós também acreditamos e trabalhamos muito, como coragem, energia, vontade de ir além. Se você vê um samurai, você enxerga nele uma energia, uma entrega diferente, ele vive intensamente. Vejo que com os condutores da tocha olímpica também tem muito disso".

Hoje o Instituto Cultural Niten está em 16 estados, em todas as regiões do Brasil, e também na Argentina, Chile, Uruguai e México.


(...)


Continua (post completo)

Tags: Egan2016_Ago,
Comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konnichiwa Senpai Wenzel e demais Samurais do Niten, Yoroshiku Onegai Shimassu.
Shitsurei Shimassu.
Parabéns Senpai Wenzel, por mais este feito. que é único e mundialmente comemorado.
A escolha não poderia ter sido melhor.
Fiquei muito contente, pelo (Continua)

O Corte Perfeito

por Brenda-Adm - 20-jun-2016

Tags: Egan2016_Ago,

Festival do Japão 2016

por NitenDF - 18-jun-2016

Nos dias 18 e 29 de junho, a unidade Brasília participou do 5 Festival do Japão onde divulgamos um pouco do nosso trabalho e mostramos que buscamos manter viva a arte tradiconal japonesa.



O Festival oferece a todos os visitantes uma imersão na cultura, ikebana, shodô, cerâmica , danças tradicionais e muito muito mais.

Arigato Gozaimashitá aos participantes e presentes ao evento!

 


Programação

  • 24 e 25 set - Sábado e Domingo

    2º ECM 2016

    2º Encontro de Coordenadores e Monitores 2016
  • 25 de set - Domingo

    Gashuku com Senpai Kenzo

    Local a ser confirmado
  • 22 e 23 out - sáb e dom

    15ºTBEK em São Paulo

    Local: Dojo Santana
    APCD - Assoc. Pta de Cirurgiões-Dentistas
    Rua Voluntários da Pátria, 547
    (a 3 min. do Metrô Tietê-Portuguesa)

  • 3 e 4 dez - sáb e dom

    Gashuku Final de Ano

    à confirmar
graduados do Brasília

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Brasília
(061)98422-4969
brasilia@niten.org.br