Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Treino de Kendo-Kenjutsu

KAKEJIKU Brasília
Significado:
"De manhã entrar no caminho, à noite morrer satisfeito"

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
NITEN - Brasília
Todos os treinos e horários são abertos para interessados e aula experimental.

NITEN - Brasília
LAGO SUL
CASSAB - CLUBE DE ASSOC. DA
AERONÁUTICA DE BRASÍLIA

Setor de Clubes Sul (SCES)
Trecho 2 lote 69
ao lado do Clube do Rocha
Google Maps
SÁBADOS MANHÃ
9H00 JOJUTSU
10H00 IAIJUTSU
11H00 KENDO-KENJUTSU
11H00 INFANTIL

SMU
CLUBE PANDIÁ CALÓGERAS
Área Especial QRS, SMU
Setor Militar Urbano
Google Maps
TERÇAS
20H00 IAIJUTSU

NÃO HAVERÁ treino nesta Quinta, 15/nov, devido ao feriado

ASA SUL
ACM
ASSOC. CRISTÃ DE MOÇOS

L2 Sul, Quadra 608
Google Maps
QUINTAS
20H00 KENDO-KENJUTSU
20H00 JOJUTSU

SOBRADINHO
INST. EDUCACIONAL SANTO ELIAS
Área Reservada, 3 - Quadra 11
Estacionam. púbico em frente ao Colégio
Google Maps
QUARTAS
19H30 KENDO-KENJUTSU
Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenadores: Patrick Lopes, Ricardo Lopes, Leandro Ferreira, Ernani Kuhn e Silvana Lopes
Telefones: (061) 98199-6400
(061) 98422-4969até 23h

Whatsapp:(061) 98422-4969
brasilia@niten.org.br
www.niten.org.br/brasilia

+Informações

Matrícula:

160 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

Lago Sul, SMU e Asa Sul: 370 reais, permite treinar em todos os dias e unidades.
Acréscimo na Mensalidade para treinar uma 2ª e 3ª modalidade: +185 reais
Mensalidade 7 a 12 anos: 200 reais
Sobradinho: 250 reais.

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2018:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e qualquer um dos horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Em Brasília há treinos específicos para crianças de 7 a 12 anos aos sábados 10h00. A partir dos 13 anos é livre a participação nos treinos normais.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou mais das 3 modalidades: KENDO-KENJUTSU, IAIJUTSU e JOJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A Arte da Espada Samurai, transmitida em sua essência: coragem, lealdade, habilidade técnica, disciplina, filosofia e muito esforço. Seja utilizando Bogu (armadura) ou realizando os katas o praticante sentirá a energia que fizeram dos Samurais guerreiros lendários.

Iaijutsu:

A Arte de Desembaiar a Espada. O Samurai precisava estar pronto para sacar de forma eficiente sua espada em momentos repentinos. Assim ele protegia a própria vida e de seu mestre. O Iaijutsu é rico em detalhes, concentração, disciplina, respiração, postura, além de trabalhar um ótimo condicionamento físico.

Jojutsu:

A Arte do Bastão de madeira (1,28 m), que vence a espada. O JO (bastão) é considerado a "arma da Paz", pois para a vitória não seria necessário o derramamento de sangue. O Jojutsu é praticado por todas idades e proporciona saúde, boa forma e muita disposição.

KIR Jovem:

Treinamento de Kenjutsu para crianças a partir dos 5 anos. Desenvolve a coordenação motora, condicionamento físico e propicia melhor rendimento escolar. Em nossos treinos incentivamos as crianças a serem confiantes, alegres e transparentes.
YOKOSO! BEM-VINDO à
UNIDADE BRASÍLIA
do INSTITUTO CULTURAL NITEN.




O Instituto Niten iniciou os treinos em Brasília em 2003 e hoje conta com quatro Unidades no Distrito Federal. Nos treinamentos são passadas as tradições guerreiras da espada samurai, o:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Em Brasília há também o curso especial de:
- KATORI SHINTO RYU, a tradição guerreira do Katori Jinguu, berço das Artes Marciais japonesas.(+info)
E também a Cultura, a Filosofia do Bushido e o Método KIR, a partir dos ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa.


KIR JOVEM
turma para Crianças
(a partir de 7 anos)

Aos Sábados de 11h00 às 12h00 turma especial infantil.

Treinos Brasília
Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
Manhã
Lago Sul
ao lado do
Clube do Rocha
KEN
IAI
JO
Infantil
SMU
IAI
Asa Sul KEN
JO
Sobradinho
KEN


+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Coordenação

Patrick
Lopes
Ernani
Kuhn
Silvana
Lopes
Leandro
Ferreira
Ricardo
Lopes
Omar
Furtado
Daniel
Amaro
Derek
Lopes
Erik
Lopes
Karl
Matsumoto

Mural

Sobradinho, combate e brinde no final

por Flores - 15-nov-2018


Após treino forte e combate, o merecido brinde dos samurais!

Ontem o treino pré feriado foi bastante puxado na unidade de Sobradinho! Treinamos com firmeza e kiai, tivemos a oportunidade de cruzar espadas com todos os colegas e colocar em prática muita técnica, estratégia e energia nos keikos. Depois do Momentos de Ouro, tenho certeza de que cada um saiu de lá com alguma reflexão que fez valer a viagem, aprendizados do Caminho que vão além do combate e se aprofundam na tradição e na cultura japonesa.

Arigatou Gozaimashitá a todos os Senpais pelo treino, principalmente a Senpai Silvana e ao Senpai Ricardo, que nos puxaram para cima, fazendo cada um dar o melhor de si, e ao Jackson, Omedetou Gozaimassu pelos 8 anos de Niten! Arigatou Gozaimashitá a todos!

comentários   1 de 1

Jackson Pertusatti - Brasília Konichi wa,
Oneigashimassu, sem dúvidas foi a melhor forma de aproveitar o feriado! Com muito Kiai e muito Keiko, e um momento pra confraternizar com todos e brindar!
Gambatê Sobradinho!

Arigato Gozaimashita!
(Continua)

Mundial - Superação!

por Luiza Perazzini - 07-nov-2018



2018 foi um ano de desafios para mim e o Mundial de Kenjutsu era um deles, porque até um mês antes do Mundial, ainda não estava treinando Kenjutsu, apenas o Iajutsu e o Jojutsu.

Iria para o Mundial para torcer por meus colegas de espada e também para meu irmão e Senpai Perazzini. Foi então que meus pais me falaram que se eu fosse para o Mundial, teria que ter a experiência por completo e ao invés de torcer, iria também lutar, e desta forma, iniciei meu caminho no Ken.

Como todos que iniciam, senti a dificuldade da respiração e da explosão, que são muito diferentes das outras modalidades, mas elevei meu espirito para supera-las e muitas vezes pensei que não poderia chegar até o final de um treino, mas com ajuda dos meus Senpais de Brasilia, sempre consegui.

(...)




Continua (post completo)

Tags: Mundial,

1º MUNDIAL KENJUTSU - RESULTADOS

por MundialKenjutsu - 27-out-2018




Resultados do 1º MUNDIAL KENJUTSU realizado nos dias 20 e 21 Outubro de 2018 em São Paulo com participação de delegações de:
Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.





(...)



Kenjutsu Categoria Máxima - Masculino
Alexandre Vaz (3º, RJ), Gilberto Vieira (1º, SP) e Ronaldo Costa (2º, RJ)



Kenjutsu Categoria Máxima - Feminino
Melissa (Fighting Spirit Feminino) recebendo premiação de 3º lugar em nome de Saieva (3º, ARG), Ana Lúcia (2º, SP) e Daiana recebendo premiaçao de 1º lugar em nome de Paula (1º, ARG)



Thomas Spanos (USA, Denver) recebendo prêmio Fighting Spirit Masculino






Continua (post completo)

Tags: Mundial,
comentários   1 de 1

CRISTIANE BARBOSA GOMES - Campo GrandeOmedetou Gozaimassu!!! Somos todos vencedores, pois no NITEN somos um único Clan, uma única família. Muito bem representada por todos os participantes, todos os veteranos e todos os iniciantes, durante este mundial. Sinto profundo e verdadeiro orgulho por (Continua)

Mundial - A Árvore do Mundial

por Cavalheiro - 25-out-2018



Konbanwa Youroshiku Onegaishimasu Sensei, Shitsureishimasu,

Fiquei devendo ao Sensei o significado por trás da árvore que dei de Orei.

Ano passado fiz meu primeiro shugyo e levei ao Sensei 1000 tsurus como Orei. Fiz pensando no desejo de Paz a todos do Niten, paz que conseguimos ao treinar, ao avançar no caminho e enfrentar os desafios do dia a dia. Foram 1000 tsurus para o desejo de realizar e multi coloridos porque somos nós, alunos, de múltiplas cores, múltiplas origens e mesmo assim únicos cada um.

Logo depois, eu pensei na ideia da árvore com folhagens de tsurus, e embora num primeiro momento fosse algo artístico, melhor apresentado, de um ano para cá ela foi fazendo sentido cada vez mais.

A árvore é uma ideia que foi plantada, uma semente que foi se desenvolvendo e que para sair da terra ela começou humildemente a crescer, e claro, teve que enfrentar fatores externos para se desenvolver forte e firme para se manter ao chão até ela se encher de vida através de suas flores. Mas essas flores não vierem da árvore e sim pousaram na árvore. E a cada tsuru que posou nesta árvore, mais cheia, volumosa e com vida ela ficou.

Os alunos do Niten são os tsurus da ideia, as flores que tornam a árvore uma árvore e, com base no discurso do Sensei, são as pessoas que tornaram o sonho em realidade.

Sensei pode conferir, os tsurus não são perfeitos, não são iguais, alguns estão aglomerados, outros alinhados, e isso é porque não somos perfeitos unicamente, mas juntos formamos algo tão belo que pode ser considerado perfeito.

E os frutos: o fruto dessa árvore é quando o tsuru voa dela e nesse momento a ideia vai com ele, crescendo mais outras árvores em novos lugares.

Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei e à Sensei por serem guerreiros de tornar o sonho em realidade e servir de exemplo a todos nós que compomos este sonho.

Shitsureishimasu,
Sayounara Arigatou Gozaimashita,
Cavalheiro - Unidade Porto Alegre-RS




Tags: Mundial,

Mundial - Dias maravilhosos

por Toshi - 25-out-2018



Shitsurei Shimasu,

Konnichiwa Sensei,

Que dias maravilhosos!
Hoje parece que o Sol estava mais brilhante, que as pessoas eram mais bonitas, que a vida é muito melhor! A minha noção de tempo se alterou, foi tão intenso, que tenho a sensação de que a festa durou um mês. Os gritos da torcida ecoam na minha cabeça, a imagem da mesinha foi gravada no meu coração.
O ambiente que Senpai Wenzel criou foi perfeito para dar a atmosfera de comemoração, a egrégora se formou a partir das cores das bandeiras e eu vi brasileiros, argentinos, mexicanos, portugueses, chilenos e americanos conversando como se fossem velhos companheiros, verdadeiros Irmãos de Espada!

Arigatou Gozaimashita Sensei, por abrir esse caminho aonde muitos passam e muitos passarão! Tive a oportunidade de conversar com Mika Sensei e como ela me emociona e inspira!
Ter a oportunidade de ajudar na montagem e documentar me deu outra perspectiva da festa, tive contato com pessoas diferentes e reconectar os elos. Soube um pouco da história de cada um deles e vi o impacto do Sensei e do Niten na vida de todas elas, todas são muito gratas pela existência do Sensei e de seu trabalho. Sensei tem a força de mudar destinos!

A vitória do Senpai Gilberto me deu a alegria de saber que treinamos com os melhores Senpais do mundo! As meninas da Argentina me motivaram para treinar mais também! E foi a torcida mais animada!

Domo Arigatou Gozaimashita por me permitir ajudar e participar um pouco nessa festa inesquecível.

Vida longa ao Niten!

Arigatou Gozaimashita,

Shitsurei Shimasu,
Toshi - Unidade Sumaré-SP










Tags: Mundial,

Mundial - Diversidade

por Samuel-DF - 22-out-2018



O primeiro mundial de kenjutsu foi muito mais do que um torneio, foi um lugar de muita confraternização, forte kiai, técnicas incríveis e muitas surpresas. Ninguém poderia esperar que um 7 kyu pudesse ganhar de um primeiro Dan, nem que as mulheres tivessem tanta ferocidade.

As lutas e técnicas foram um show a parte, onde cada um pode demonstrar a enorme diversidade e estilos e estratégias de luta.

(...)



Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Intercâmbio Fortaleza - Brasília

por Natália - 06-set-2018



Konbanwa,

Shitsurei shimassu.

Entre os dias 24 e 27 de agosto eu estive em Brasília para resolver algumas questões na embaixada francesa. Ao comunicar para meu coordenador na unidade Fortaleza que faria essa viagem, ele rapidamente respondeu: "Tem que treinar na unidade Brasília!". Já havia muitos anos que eu não viajava para outros estados, muito menos treinava em outras unidades e essa me pareceu a oportunidade perfeita de unir o útil ao agradável.

Chegando ao local de treino em Sobradinho no dia 25, que calhava de ser um treino especial em homenagem ao Dia dos Pais, fui prontamente recebida e acompanhada. Meu primeiro pensamento nesse momento inicial foi: "Quanta gente!". Fiquei admirada com a quantidade de pessoas prontas para o início do treino e isso aumentou ainda mais a minha vontade de compartilhar desse momento e dessa energia com eles.

(...)



Continua (post completo)

Treino do Dia dos Pais em Sobradinho

por NitenDF - 25-ago-2018

Alunos de todas as unidades do DF foram até Sobradinho nesse dia tão especial!



(...)



Continua (post completo)

comentários   3 de 3

Barbeito - Acordamos bem cedo para poder cumprir a missão. Lucas ainda com sono perguntou se precisava treinar nesse dia e de imediato percebi que essa mesma sensação já havia me passado em outras ocasiões e que a melhor resposta era não pensar e simplesmente agir, (Continua)

Umeda - Achei o treino deste sábado(25) muito bom e diferente, tanto por ser em um local diferente em Sobradinho quanto por ter sido um formato diferente, em que treinavam-se o ritmo e a respiração. Além de ter futebol depois, que foi muito divertido!!

Umeda
(Continua)

Trajano - Neste sábado tivemos um treino diferente, em um local bem distante dos que eu particularmente tenho o costume de treinar ou até mesmo da minha casa. Diversos foram os obstáculos frente à minha vontade de estar presente ao treino: transporte, compromissos (Continua)

Momentos de Ouro - PRÁTICA

por Niten - 22-ago-2018

Tags: MomentosdeOuro,

TRK Brasília 2018

por Silvana - 30-jul-2018

















Resultados

JOJUTSU 0/7º kYU
1º - Guilherme e Trajano
2º - Luiza Perazzini e Flores
3º - Benício e Ana Lima

JOJUTSU 6º KYU
1º - Luyz e Igor
2º - Débora e Umeda
3º - César e Estevão

JOJUTSU 5º KYU e acima
1º - Erik e Derek
2º - Furtado e Perazzini
3º - Igor e Kuhn

IAIJUTSU 0/7º kYU
1º - Pierotto (Goiânia)
2º - Flores
3º - Reis e Ronan

IAIJUTSU 6º KYU
1º - Umeda
2º - Trajano
3º - Herlon e Débora

IAIJUTSU 5º KYU
1º - Bhering
2º - Luiza Perazzini
3º - Igor e Samuel

IAIJUTSU 4º KYU e acima
1º - Erik
2º - Derek
3º - Mauro e Perazzini

KIR JOVEM s/ bogu
1º - Cauã
2º - Lee
3º - Torres
KIR JOVEM 0/8º kYU
1º - André Kuhn
2º - Helena
3º - Mamede

KIR JOVEM 7º KYU e acima
1º - Débora
2º - Felipe Persegona
3º - Samuel Brandão

KENJUTSU s/ bogu
1º - Yuki
2º - Barbosa (Goiânia)
3º - Lima

KENJUTSU 0/7º KYU
1º - Sakamoto
2º - Samuel
3º - César

KENJUTSU 6º KYU
1º - Romeiro
2º - Umeda
3º - Reis

KENJUTSU 5º KYU
1º - Daniel
2º - Tajra
3º - Jackson e Guilherme

KENJUTSU 4º KYU
1º - Mauro
2º - Honda
3º - Estevão

KENJUTSU FINAIS
1º - Erik
2º - Derek
3º - Patrick e Kuhn


comentários   3 de 3

Samuel - SobradinhoFoi uma ótima oportunidade de dar tudo de si e ainda perceber que existe um longo caminho a ser trilhado. (Continua)

Jackson Pertusatti - Brasília - DFKonichi wa,
Onegaishimassu,

Oportunidade!

Oportunidade de aprendizado, 10 treinos em 1.
Oportunidade de avançar para o mais difícil obstáculo, vencer a si mesmo.
Oportunidade de ajudar na organização e cumprir tarefas, sempre dando o melhor.
Opo (Continua)

Luiza Perazzini - BrasíliaSuperar medos, fortalecer o espirito e o Koshi, além de aprender com os erros quando necessário. O TRK de Brasília me trouxe tudo isso fortalecendo ainda mais meu caminho.
Omedeto a todos que participaram!
Sayonara, (Continua)


Calendário

  • 1 e 2 dez - sáb e dom

    Gashuku Final de Ano

Graduados Brasília

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Brasília
(061)98422-4969
brasilia@niten.org.br