Mural - Instituto Niten Brasília Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Niten na UnB

por NitenDF - 27-abr-2016

O Kenjutsu e o Instituto Cultural Niten foram mais uma vez apresentados à comunidade acadêmica em Brasília. Nos dias 25 e 27 de abril um grupo de mais de trinta alunos de Educação Física da Universidade de Brasília, UnB, fizeram uma aula experimental de Kenjutsu como parte da disciplina Didática em Educação Física, ministrada pelo professor Felipe da Costa. O responsável pela aula experimental foi o aluno da Unidade Brasília Carlos Eduardo Cunha, o Cadu. “No ano passado resolvi voltar à banca universitária, mas desta vez cursando Educação Física. Logo no primeiro semestre de 2015 surgiu a oportunidade de fazer uma etnografia sobre o Kenjutsu. A receptividade foi enorme tanto por parte dos alunos como dos professores” conta. “E neste semestre voltamos a abordar o tema, desta vez com a proposta de mostrar como seria uma aula de Kenjutsu”.

No primeiro dia (segunda-feira, dia 25) dedicado à mostrar o contexto histórico do Kenjutsu e do Instituto Cultural Niten, bem como as armas e equipamentos e movimentos básicos. A aula propriamente dita foi na quarta-feira (27) e contou com o apoio dos praticantes do Dojo do Instituto Niten de Brasília Igor, Estevão, Luiz e Flores.


O professor Felipe Costa fez uma avaliação do trabalho. “Foi possível comparar os estilos de didática, salientando o aspecto marcial da organização de espaço, equipamentos e dos comandos. É bom os alunos verem que a marcialidade pode ser algo proveitoso em termos de proposta de sala de aula”. 

Arigato Gozaimashitá a todos os participantes!





Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Brasília
    (011) 94294-8956
    brasilia@niten.org.br