Mural - Instituto Niten Campo Grande Ir para o Conteúdo

Mural Niten Campo Grande


DOJOs

por Ishikawa - 26-out-2020














Lapidar o Espírito
e Fortalecer o Ki: Essa é a Prece do Samurai.


Quando iniciamos, tudo acontece somente no local de treino. Uma ou duas vezes na semana.

Com o tempo, progredimos e passamos a aplicar o bushido em nossa vida pessoal, quase que diariamente.  É quando percebemos a existência de um CAMINHO e entendemos que o local do treino assume o significado de DOJO (Local de Prática do Caminho).

Persistindo e  treinando pelo tempo necessário, ultrapassando as peneiras dos desafios físicos e mentais, ocorre uma transformação transcendental pois nos transformamos no próprio Caminho e o DOJO deixa de ser um local e passa a ser PESSOAS. O Caminho deixa de ser uma prática consciente e passa a ficar impregnada em tudo o que você faz.

Estas fotos não representa um DOJO, mas a reunião de vários DOJOS. Pessoas que estão se lapidando e se transformando no Caminho, transformando o mundo a partir de si mesmos.





comentários  

Mauro Serra - Campo Grande, MSKonnichiwa Sensei e Senpais!
Konnichiwa Mina San!
Shitsurei shimassu,

Arigatou gozaimassu, Sensei e a todos os Senpais que buscam novas formas de ensinar e que continuam sendo exemplos de fortaleza e liderança durante este período de restrições.
Durante os treinos presenciais, mesmo com todas as restrições necessárias, foi possível sentir o Ki de todos. Colocamos o aprendizado em prática e refinamos as técnicas sob os olhos atentos dos Senpais.
Continuaremos firme e seguindo confiantes para a vitória!

Arigatou gozaimassu,
Sayonará,
Serra

Luvizuto - Campo Grande MSOhayou gozaimassu
Shitsurei shimassu

Muito interessante essa sua reflexão, Senpai Ishikawa.
Cada um com seu próprio Caminho, evolução, relações interpessoais, relação consigo mesmo, relação com o mundo imaterial, habilidades a serem ensinadas e inabilidades a serem aprendidas. Somos únicos e irrepetíveis.
Cada um com sua história e sua busca.
E mais: cada um contribuindo com o dojo do outro.
E todos com seu próprio dojo em si.

Arigatou gozaimashita
Sayounara
Luvizuto

Luiz Antônio Cristaldo Coimbra - Campo Grande - MSOhayou Gozaimasu
Shitsurei shimassu

A essência do ser humano não esta somente em ser um ser racional, mas talvez em utilizar esta racionalidade em prol do refino de sua essência. Neste paradoxo infinito que se aprimora a cada ciclo, a vida proporciona oportunidades únicas àqueles que se dispõe a este propósito.

O Bushidô antigo inovado aos dias atuais ajuda no refino do caminho do samurai moderno, pois muito embora as adversidades e os propósitos ambientais sejam diferentes das que existiam no passado, a luta pelo domínio próprio, o aprimoramento elevado da personalidade e a civilidade esperada em face às relações sociais, sempre foram às mesmas em qualquer lugar, cultura ou época.

Os treinos no Dojo sintetizam esta realidade dentro do universo do grupo bem como no íntimo pessoal, seja pelas corredeiras rápidas do indomável rio do Kenjutsu ou pelas calmas e serenas águas de um lago do Iaijutsu, o praticante pode discernir neste momento introspectivo os valores que constituem o seu ser, conduzindo-o ao autoconhecimento.

Para mim, esta é a leitura que faço em particular, e o DOJO é um dos ambientes em minha vida em que posso desfrutar desta oportunidade.

Arigatou Gozaimasu
Sayounara
Coimbra



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Campo Grande
    (011) 94294-8956
    campogrande@niten.org.br