Niten Campo Grande - Kendo e Kenjutsu no Mato Grosso do Sul
Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
Equipamento de Kendo-Kenjutsu

KAKEJIKU Campo Grande

"Quando se percorre 100 léguas, as últimas 10 léguas equivalem ao mesmo cansaço das primeiras 90 léguas."

Quando estamos próximo a finalizar, a concretizar algo, reapertar o KI (energia).

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
Vídeo-Aulas para Iniciantes
Veja mais informações na página

NITEN - Campo Grande
NIPO CAMPO
Treinos suspensos no Dojo e seguindo ONLINE
ASSOC. NIPO BRASILEIRA
Av. Ministro João Arinos, 140
Sede de Campo
Google Maps
QUARTAS
19h00 KENJUTSU ONLINE!
SÁBADOS
10h00 IAIJUTSU ONLINE!
10h30 KENJUTSU ONLINE!
Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.

Coordenadores: Gilson Ishikawa, Laércio Oshiro e Cristiane Barbosa

+Informações

COVID-19:

Os treinos presenciais estão suspensos. Os treinos para os alunos seguem ONLINE em grupos fechados.
Aos interessados em juntar-se à prática estamos oferecendo AULAS ABERTAS ONLINE no ZOOM e com LIVE simultânea pelo Facebook. Participe! Saiba mais em KENJUTSU EM CASA

Matrícula:

200 reais. Matrículas abertas em todos os treinos do ano.

PROMOÇÃO HAJIME 2020:

No pagamento da matrícula fique isento da primeira mensalidade e ganhe ao acertar a primeira mensalidade a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI) ou para o Iaijutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em um dos endereços e horários listados acima como presenciais (NÃO ONLINE). Pedimos marcar com antecedência para organizarmos o fluxo e preparar material higienizado. Todos os treinos são abertos aos interessados. Por favor agendar a visita pelo whatsapp indicado abaixo.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos as espadas, devidamente higienizadas. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar). Favor já vir trocado, para que o vestiário não seja usado.

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Treinos específicos para crianças de 6 a 12 anos no Dojo Centro, as quartas às 19h00. É o Kir Jovem com treinos que misturam brincadeiras e alegria com as sementes do aprendizado de disciplina, perseverança e transparência. No KIR Jovem ao invés de mensalidade é cobrada trimestralidade a ser paga a partir do segundo mês. O primeiro mês é de experiência e exige apenas pagamento de matrícula. Mais informações visite-nos ou pergunte pelo nosso Fale Conosco no site. Entre os 11 e 13 anos as crianças poderão decidir, com a orientação do coordenador, o momento de passar a treinar junto com os adultos no horário normal.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as modalidades: KENDO-KENJUTSU e IAIJUTSU. O acréscimo na Mensalidade para treinar uma 2ª Modalidade é de +30%

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

No kenjutsu aprendemos os mesmo ensimentos dos samurais no passado. Os treinamentos de se passam com equipamentos de proteção para que possa se treinar com segurança.O Bogu que se divide em quatro partes MEN (protetor de cabeça), KOTE (protetor de mãos e antebraço), DO (protetor de abdomen) e TARE (protetor virilha e perna). E o outro equipamento se chama Shinai (espada com 4 tiras de bambu).
Treinamos entre outros estilos o Niten Ichi Ryu criado pelo Musashi-sensei, Suio Ryu imotalizado pelos mangas do Lobo Solitário e Kasumi Shinto Ryu. O equipamento utilizado no treindamento se chama Bokuto (espada de madeira) onde as técnicas são realizadas com segurança.

Iaijutsu:

O Iaijutsu é técnica de corte onde treinamos para que se possa desembanhar a espada de maneira hábil e um curto espaço de tempo. O treinamento trabalha concentração dando noções de equilibrio e controle do estado emocional, para enfrentar situações do contidiano. Nos treinamentos de Iaijutsu treinamos diversos estilos.
YOKOSO! BEM-VINDO à
UNIDADE CAMPO GRANDE
do INSTITUTO CULTURAL NITEN.




Capital moderna e em crescimento contínuo, Campo Grande destaca-se por suas belezas naturais e por possuir uma grande colônia japonesa.

Nossa unidade, ao longo dos 10 anos de existência, vem trazendo as tradições guerreiras dos Samurais e a filosofia do Bushidô a todos os interessados, através dos ensinamentos do Sensei Jorge Kishikawa.
Temos treinos de:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
Venha conhecer nossa unidade e participar de um treino!

+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Coordenação

Gilson
Ishikawa
Laércio
Oshiro
Cristiane
Barbosa


Mural

DOJOs

por Ishikawa - 26-out-2020














Lapidar o Espírito
e Fortalecer o Ki: Essa é a Prece do Samurai.


Quando iniciamos, tudo acontece somente no local de treino. Uma ou duas vezes na semana.

Com o tempo, progredimos e passamos a aplicar o bushido em nossa vida pessoal, quase que diariamente.  É quando percebemos a existência de um CAMINHO e entendemos que o local do treino assume o significado de DOJO (Local de Prática do Caminho).

Persistindo e  treinando pelo tempo necessário, ultrapassando as peneiras dos desafios físicos e mentais, ocorre uma transformação transcendental pois nos transformamos no próprio Caminho e o DOJO deixa de ser um local e passa a ser PESSOAS. O Caminho deixa de ser uma prática consciente e passa a ficar impregnada em tudo o que você faz.

Estas fotos não representa um DOJO, mas a reunião de vários DOJOS. Pessoas que estão se lapidando e se transformando no Caminho, transformando o mundo a partir de si mesmos.





comentários   3 de 3

Mauro Serra - Campo Grande, MSKonnichiwa Sensei e Senpais!
Konnichiwa Mina San!
Shitsurei shimassu,

Arigatou gozaimassu, Sensei e a todos os Senpais que buscam novas formas de ensinar e que continuam sendo exemplos de fortaleza e liderança durante este período de restrições.
Dur (Continua)

Luvizuto - Campo Grande MSOhayou gozaimassu
Shitsurei shimassu

Muito interessante essa sua reflexão, Senpai Ishikawa.
Cada um com seu próprio Caminho, evolução, relações interpessoais, relação consigo mesmo, relação com o mundo imaterial, habilidades a serem ensinadas e inab (Continua)

Luiz Antônio Cristaldo Coimbra - Campo Grande - MSOhayou Gozaimasu
Shitsurei shimassu

A essência do ser humano não esta somente em ser um ser racional, mas talvez em utilizar esta racionalidade em prol do refino de sua essência. Neste paradoxo infinito que se aprimora a cada ciclo, a vida proporciona (Continua)

Apertando o nó do Kabuto!

por Niten - 06-ago-2020

"Um dos maiores perigos ao enfrentarmos um inimigo muito forte é o sentimento de impotência, de paralisar os músculos...
(...)
Nossos treinos on line estão mais fortes do que nunca.
(...)
Fortalecer o todo, fortalecendo o indivíduo!
Seguimos Firmes no Caminho!!

Ishikawa" - Campo Grande/MS


Alunos do dojo Campo Grande treinando nas aulas virtuais


Continua (post completo)

comentários   5 de 5

Serra - Konnichiwa Sensei!
Konnichiwa Senpais!
Shitsurei shimassu,
Depois uma intensa semana de trabalho, eu tive que me despedir do projeto em que estava tão satisfeito. O motivo foi o mesmo para surgir os treinos virtuais, restrições e demais procedimentos. (Continua)

Sayuri - São Paulo / Campo GrandeKonbanwa
Shitsureishimassu

Hai!!!!!!
Seguimos firmes nos treinos, o espírito de combate permanece forte para superarmos os desafios a nós impostos. E, apesar do distanciamento físico, estamos mais e mais unidos!
Domo arigatou gozaimassu ao Sensei, a (Continua)

Serra - Campo GrandeHai Ishikawa Senpai!

Shitsurei shimassu,

Domo arigatou gozaimassu!

Graças ao esforço do Senpai e dos demais coordenadores todos do Dojo de Campo Grande estão empenhados em superar este momento de guerra com vitória e sem baixas.
Verdade que não (Continua)

Luvizuto - Campo Grande MSKonnichiwa Senpai
Shitsurei shimassu

Meu agradecimento e de toda a minha família pelo Niten ter se organizado de forma tão surpreendente para os treinos online, para que pudéssemos continuar a erguer e manter toda energia que precisamos pra nos manter (Continua)

Greco_cgr_9923 - Campo GrandeOhayo Gozaimas Senpai Ishikawa

Eterna gratidão pelo exemplo do Sr e de todos os senpais.

Se nosso kabuto segue apertado, nosso zanshin reluzindo e os treinos no nível que estão, são méritos da liderança inspiradora dos senhores.

Como verdadeiros (Continua)

Mudar o passado

por Niten - 24-jul-2020

"
(...)
Outra coisa maravilhosa foi mudar meu passado. Sim. Meu presente alterou o meu passado. Quem diria que eu pudesse enxergá-lo com outros olhos? Olhos leves, de amor, de resignação e de coerência.Nos treinos vi várias cenas e personagens que me afligiam, e passei a ter coragem de lutar contra eles. Hoje me sinto forte.
(...)
Relendo a primeira carta que recebi quando me matriculei, reconheço que é uma benção muito grande eu ter encontrado, após anos de dúvidas, o Niten. Crescer o que é possível nesta encarnação, e não deixar para depois, é de uma evolução gigantesca e muita coragem é necessária. É tão profundo e, por acreditar que ainda enxergo apenas a superfície, no futuro transcreverei melhor o que sinto e vivo, mas só depois de muito, muito treino, claro.
(...)
Luvizuto
Unidade Campo Grande"


Aluna Luvizuto do dojo Campo Grande - Mato Grosso do Sul


Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Sayuri - São Paulo / Campo GrandeKonbanwa
Shitsureishimassu

Domo arigatou gozaimassu por compartilhar algo tão pessoal e precioso!
É uma honra poder treinar e aprender contigo. Sua sinceridade, reflexão, crescimento e transformação...é inspirador!
Prova disso é a família toda est (Continua)

Luvizuto - Campo Grande MSKonnichiwa Minna San
Shitsureishimassu

Me sinto muito honrada em ter os colegas de treino que tenho, cada um tão particular e especial. Pessoas que me ajudaram a subir os degraus da graduação, mas principalmente e antes disso, da evolução interna em (Continua)

Serra - Campo Grande, MSDomo arigatou gozaimassu, Luvizuto Senpai!
Shitsurei shimassu,

Durante os treinos no Dojô sempre foi um privilégio ter a Senpai na minha frente. Orientando, esquivando e algumas vezes agradecendo. Kamae forte e precisão cirurgica...
Agora nesta cond (Continua)

Otavio - Omedetou Luvizuto,

Belo relato! Me pareceu que mais que graduações algo extremamente precioso em seu caminho até agora foi a transformação pessoal, a transformação de seu espirto!

Torço para que continue firme e forte neste seu caminho, e que possam (Continua)

A guerra continua e seguimos unidos! - Mundial 2020

por Niten - 25-jun-2020

"
(...)
não enxerguei o torneio como uma disputa entre nós, mas uma disputa entre o Niten e as adversidades do mundo... fomos capazes de nos unir ali para realizar esse evento, dar o melhor de nós, mostrar que não estamos parados e que nossa luta continua diariamente. Que estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Que estamos firmes e cheios de energia para enfrentar o que vier. Que não podemos esperar a pandemia passar para viver, precisamos ser criativos e nos adaptar, encontrar novas formas para realizarmos nossos objetivos dentro dessa situação.
(...)
Couto"
Vitória/ES


Aluno Couto do dojo Vitória, Espírito Santo


Continua (post completo)

comentários   4 de 4

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Com a espada fora da rocha sagrada, seguimos em frente.

Para que ouçam nosso rugido, pois somos leões.

TUUURYAAAAAAAAAAAASEIYA. TUUURYAAAAAAAAAAAAAAAA. (Continua)

Formentini - VitóriaOmedetou gozaimasu Couto e Isaelle.

Acho que o segredo é esse mesmo: florescer intensamente como as Sakuras, mesmo que, às vezes, o clima fique tempestuoso.

Gambate!!!! (Continua)

Samuel - BrasíliaOmedetou pra você e a Isaelle também, Couto!
Espírito de samurai!
Muito bom! (Continua)

Lucas Ledo - VitóriaOmedetou Couto!

Que você e a Isaelle continuem com esse espírito e que, mais importante ainda, espalhem esse espírito para seus familiares nesse momento tão delicado! (Continua)

Genkidama! - Mundial 2020

por Niten - 20-jun-2020

"
(...)
Um dos melhores momentos sem dúvidas foi quando todo mundo do Dojo fez um "Genkidama" simbólica, cada um de nós enviou uma foto com as mãos para o alto enviando nossas energias para o Senpai Arthur durante a final. Foi um gesto simbólico mas que me deixou bem emocionado e que representou bem a união de nossa unidade.
(...)
Após o fim do torneio tivemos nosso tão aguardado "Beerudo" com pessoas de todas as unidades, poder conversar com todos eles, ouvir histórias engraçadas, receber conselhos e deixar a máscara cair foi sensacional, realmente uma experiencia única que vou levar no coração o resto da minha vida.
(...)
Waldeque - Vitoria/ES


Alunos do dojo Vitoria com os braços para cima fazendo Genkidama, em referência ao desenho Dragon Ball


Continua (post completo)

comentários   3 de 3

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Cha-la head-cha-la
Não importa o que aconteça
Sempre tenho a força e o poder

Cha-la head-cha-la
Vibrante o meu coração
Sente emoção e tem amor pra dar

Cha-la head-cha-la
Não pense em nada,só escuta
Sonhos dentro do coração (Continua)

Formentini - VitóriaOmedetou pelo relato Waldeque!

A felicidade que o Caminho te proporciona é evidente! E inspiradora também!

Arigatou gozaimashita! (Continua)

Lucas Ledo - VitóriaÓtimo relato Waldeque! (Continua)

Palestra com o Sensei Jorge Kishikawa

por Niten - 17-jun-2020

Mantendo o nó firme

por Niten - 26-mai-2020

"
(...)
Nós tivemos um alivio no estado de emergência desde a duas semanas, então sem alarido tenho dado aulas no exterior para experimentar a participação dos alunos
(...)
Gorgulho"
Lisboa, Portugal


Alunos do dojo Lisboa, em Portugal, em treino ao ar livre

Selfie dos alunos de Lisboa após o treino


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Alexandre Vaz - Rio de Janeiro✌😎

Sucesso! (Continua)

Chamado do Bushido

por Niten - 23-mai-2020

"Senpai,

Ohayo Gozaimassu!

Escrevo aqui para dar meu arigatou ao Senpai e ao Instituto Niten por me receber mais uma vez.

Nesse momento difícil "a espada que trás a vida" iluminou o meu espírito.

Na foto em anexo, o altar que montei no meu quarto. Coincidentemente montei dias antes de pensar em retornar. O chamado do Bushido!

É muito bom receber as mensagens do Senpai no Momento de Ouro também. Alimento pro espírito!

Arigatou gozaimashita Senpai!

Thury"


Altar com espada feito pelo aluno Thury

Momentos de Ouro - Simplicidade

por Niten - 21-mai-2020

Filosofia samurai

por Niten - 01-mai-2020


Comentario em vídeo, dizendo Sensei, nestes tempos de crise o que mais me lembro são exatamente da filosofia samurai e dos ensinamentos do Sensei. Sem eles seria muito mais difícil atravessar este momento. Domo arigatou gozaimashita.

Tags: Egan2020_Maio,




Graduados Mato Grosso do Sul

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Campo Grande
(067) 98104-2906 / (067) 99982-6549
campogrande@niten.org.br