Mural - Instituto Niten Florianópolis Ir para o Conteúdo

Mural Niten Florianópolis


Kiai contra a Ansiedade!

por Pierin-Flp - 30-abr-2014

Segue relato do aluno Vicentini de Blumenau que hoje participa do Projeto Pioneiro! Ele vem de Blumenau para Florianópolis treinar aos sábados e segue firme no Caminho!

" Há alguns dias atrás, assistindo a um vídeo de JOJUTSU no site do Instituto Niten, reparei que o Sensei Jorge Kishikawa pedia à repórter que ela não esquecesse o KIAI (grito), para que desta forma, espantasse a ansiedade. Ansiedade, sentimento que nos últimos anos havia me perseguido, estresse se converteria em crises de ansiedade e que por sua vez desencadeariam a síndrome do pânico.
Estava levando uma vida sedentária fazia alguns anos. Desde minha infância pratiquei artes marciais e quando cheguei à idade adulta percebi que não havia chego a lugar algum, muito por minha culpa, sempre mudando de estilos, escolas e professores e parte por sentir que faltava algo, uma filosofia, um ideal, um caminho.
Em 2013, com quase 30 anos de idade, em meio a crises de ansiedade, decidi participar de uma aula experimental no instituto NITEN em Florianópolis e assim realizar um grande sonho que havia alimentado por muitos anos, o de praticar o IAIJUTSU (arte samurai de desembainhar a espada).
A aula aconteceu em um sábado pela manhã, fui recebido de forma cortês e muito solícita.
Os momentos dentro do DOJÔ foram impactantes, cheios de energia, como se estivesse convivendo com os guerreiros de 700 anos atrás.
Após o término da aula de IAIJUTSU, estava muito contente, acabara de realizar um grande sonho e havia sido tudo aquilo que imaginei e ainda mais. Foi quando recebi o convite para a aula de KENJUTSU (combate com a espada). Fiquei com receio em pôr o MEN (protetor de cabeça), pois nunca consegui por máscara alguma no rosto, me sufocava, a visão fica turva e o coração acelerava. Fiquei com medo de desenvolver uma crise de pânico logo na primeira aula! Foi então que imaginei como um samurai se comportaria, que se não conseguisse superar o medo fazendo algo que gosto, jamais superaria e foi o que fiz. Fiquei até o final e pude presenciar os momentos de ouro, o que significou o grande divisor de águas, havia encontrado aquilo que faltava, havia encontrado o caminho.
Desde aquele dia, por coincidência ou não, não tive mais crises. Participo hoje do Projeto PIONEIROS NITEN, viajando mensalmente a Florianópolis e me organizando para que este ano possa tornar minha presença mais constante do que foi no ano anterior. Procuro praticar todos os dias em casa, Exercitando meu KIAI, e assim mantendo a ansiedade distante.
Domo Araigatou Gozaimashita !!
Thiago Vicentini
Blumenau - SC"



Projeto Pioneiros do Niten - Famílias no Dojo!

por Pierin-Flp - 16-abr-2014

Ao menos duas vezes por mês treinamos na companhia de três novos guerreiros da mesma família, vindos da cidade de Blumenau, situado no Vale do Itajaí, SC. Acordando cedo, e pegando a estrada, está família vem firme no Caminho. Enzo de 11 anos acompanha seus pais e é nosso aluno no KIR JOVEM.


 


Enzo (KIR JOVEM) , Kawakubo (aluno: Kenjutsu, Iaijutsu), Pierin (Coord. Florianópolis) e Nadia (aluna:Kenjutsu e Iaijutsu)


São os membros da família Kawakubo (pai, mãe e filho), que também nos surpreenderam com estas belíssimas palavras:

Prezados senhores,

Escrevo para agradecer o acolhimento e a recepção dispensada a minha família pelo Instituto Niten de Florianópolis, neste dia especial de aula experimental.

Pude observar na prática, a  seriedade do Instituto na atenção especial destinada a cada novo membro integrante, em cada gesto atencioso dos alunos mais graduados e do Senpai responsável, antes, durante e após o período de treino.

Nos dias de hoje onde valores como respeito ao próximo, humildade, solidariedade, boa educação, e disciplina, infelizmente se tornam cada vez mais raros em nossa sociedade, ficamos surpresos e maravilhados, no momento em que temos o privilégio de conhecer um ambiente em que as pessoas valorizam e cultivam estes hábitos, como filosofia de vida.

Os aspectos técnicos, filosóficos aliado a seriedade demonstrada pelo Instituto Niten, foram fundamentais em nossa escolha por uma atividade que nos trouxesse alem do conhecimento, a vontade de fazer parte de um grupo reconhecido internacionalmente, e que mantém e divulga o que existe de melhor na cultura e nas tradições marciais japonesas.

Para nós foi uma ótima experiência participar do treino, e será uma honra fazer parte deste maravilhoso grupo de samurais modernos.

Gostaria também de agradecer, o incentivo dado pelo projeto pioneiros do Niten, que em muito facilitará a nossa jornada.

Domo arigatou gozaimashita!

Edson Kawakubo.  

Tags: Pioneiros,

Programa Vida e Saúde Rede Globo

por Niten - 15-abr-2014

Tags: Imprensa, Televisao,

O Caminho da Espada para os pequenos Samurais!!!

por Pierin-Flp - 08-abr-2014


Pequenos Samurais; Enzo , Massaru (centro), Beatriz

Neste último sábado (05/04), foi realizado na Unidade de Florianópolis um treino de Kenjutsu (Arte da Espada Samurai) muito especial! Um treino voltado para crianças e jovens.
O KIR Jovem - modalidade do Niten para crianças de 7 a 12 anos. No Instituto Niten os treinamentos são baseados no Método KIR, idealizado pelo Sensei Jorge Kishikawa. Existe a preocupação na formação de pessoas, do caráter e na transmissão de valores para os alunos, esses pequenos Samurais. As aulas passam a ser mais um elo que une pais e filhos, uma atividade conjunta onde passarão momentos inesquecíveis juntos.


Integração entre adultos, monitores e crianças.

" O objetivo do KIR JOVEM é incentivar as crianças a serem confiantes, alegres e transparentes. Não é só disciplina. É ter crianças integradas, felizes e ativas"
SENSEI JORGE KISHIKAWA.


A cada golpe, a cada grito uma nova descoberta!!


E além dos treinos os Momentos de Ouro não podem faltar!!

Gambaté a esses pequenos Samurais!!
Pierin
Coordenador Niten Florianópolis

Tags: KirJovem,


Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Florianópolis
    (011) 94294-8956
    florianopolis@niten.org.br