Ir para o Conteúdo

Mural Niten Florianópolis


Kiai contra a Ansiedade!

por Pierin-Flp - 30-abr-2014

Segue relato do aluno Vicentini de Blumenau que hoje participa do Projeto Pioneiro! Ele vem de Blumenau para Florianópolis treinar aos sábados e segue firme no Caminho!

" Há alguns dias atrás, assistindo a um vídeo de JOJUTSU no site do Instituto Niten, reparei que o Sensei Jorge Kishikawa pedia à repórter que ela não esquecesse o KIAI (grito), para que desta forma, espantasse a ansiedade. Ansiedade, sentimento que nos últimos anos havia me perseguido, estresse se converteria em crises de ansiedade e que por sua vez desencadeariam a síndrome do pânico.
Estava levando uma vida sedentária fazia alguns anos. Desde minha infância pratiquei artes marciais e quando cheguei à idade adulta percebi que não havia chego a lugar algum, muito por minha culpa, sempre mudando de estilos, escolas e professores e parte por sentir que faltava algo, uma filosofia, um ideal, um caminho.
Em 2013, com quase 30 anos de idade, em meio a crises de ansiedade, decidi participar de uma aula experimental no instituto NITEN em Florianópolis e assim realizar um grande sonho que havia alimentado por muitos anos, o de praticar o IAIJUTSU (arte samurai de desembainhar a espada).
A aula aconteceu em um sábado pela manhã, fui recebido de forma cortês e muito solícita.
Os momentos dentro do DOJÔ foram impactantes, cheios de energia, como se estivesse convivendo com os guerreiros de 700 anos atrás.
Após o término da aula de IAIJUTSU, estava muito contente, acabara de realizar um grande sonho e havia sido tudo aquilo que imaginei e ainda mais. Foi quando recebi o convite para a aula de KENJUTSU (combate com a espada). Fiquei com receio em pôr o MEN (protetor de cabeça), pois nunca consegui por máscara alguma no rosto, me sufocava, a visão fica turva e o coração acelerava. Fiquei com medo de desenvolver uma crise de pânico logo na primeira aula! Foi então que imaginei como um samurai se comportaria, que se não conseguisse superar o medo fazendo algo que gosto, jamais superaria e foi o que fiz. Fiquei até o final e pude presenciar os momentos de ouro, o que significou o grande divisor de águas, havia encontrado aquilo que faltava, havia encontrado o caminho.
Desde aquele dia, por coincidência ou não, não tive mais crises. Participo hoje do Projeto PIONEIROS NITEN, viajando mensalmente a Florianópolis e me organizando para que este ano possa tornar minha presença mais constante do que foi no ano anterior. Procuro praticar todos os dias em casa, Exercitando meu KIAI, e assim mantendo a ansiedade distante.
Domo Araigatou Gozaimashita !!
Thiago Vicentini
Blumenau - SC"





Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Florianópolis
    (048) 99986-4805
    florianopolis@niten.org.br