Mural - Instituto Niten Florianópolis Ir para o Conteúdo

Mural Niten Florianópolis


TRK Florianópolis - Avançando com Coragem

por Fontes - 12-ago-2016



Shitsureishimasu,
 
Embora nascido em Criciúma - SC, conheci o Instituto Cultural Niten em Porto Alegre há aproximadamente um ano, onde resido atualmente. Como teria 15 dias de férias, vim à Santa Catarina, mais precisamente Itapema, para poder exercer o terceiro voto (que as vezes torna-se difícil ao longo do ano devido às atividades laborais). Sabendo da proximidade de Itapema e Florianópolis não poderia perder a oportunidade de manter o "Kokoro Gamae".
 
Meu primeiro contato com o Dojo de Floripa foi no treino de Iaijutsu de terça-feira a noite com os Senpais Flanklin e Tito, coincidentemente os primeiros integrantes desta unidade que eu havia conhecido no Gashuku de Kukushikan em Junho. Neste treino já comecei a perceber a energia do dojo ao ver o Senpai Tito fazendo sequencias do Sekiguchi Ryu, mas sempre atento me passando correções e detalhes das quatro primeiras sequencias do Kishikawa Ryu.
 
O segundo treino foi o de Kenjutsu na quarta-feira as 07:00 horas. O desafio já começava ai: teria que acordar as 05:30 para conseguir chegar a tempo. Alarme programado, expresso duplo na máquina e "pé na estrada". O Sensei cita no Shin Hagakure sobre as belas paisagens encontradas no caminho da espada. Atrevo-me a falar que ver o sol nascer neste trajeto foi uma delas. Neste treino, em determinado momento, teve um Shiai com o Senpai Pierin. Não saberia dizer se era melhor estar dentro do Bogu ou fora para poder melhor enxergar os golpes ligeiros e precisos do Senpai. Espero que um dia, ao permanecer no caminho, eu consiga assimilar tudo que foi passado neste treino.
 
No sábado era o dia do Torneio Regional de Kobudo. Ótima oportunidade para colocar-se à prova. Misto de ansiedade, já que seria este o meu primeiro torneioe longe "de casa", com empolgação. Confesso que "travei" um pouco na hora do Kenjutsu combate, mas como aprendemos nos momentos de ouro "a estratégia está no cotidiano", pude perceber aonde o meu Kamae está com falhas. Mal sabia que o meu combate não seria o maior desafio do dia, mas sim a arbitragem​ de Kenjutsu.
Após o Torneio, o tradicional Birudo veio para poder conhecer um pouco melhor os irmãos de espada. Agradeço a todos, que não mediram esforços para me receber e acolher tão bem. Me senti em casa. Serei eternamente grato.
 
Como mensagem final gostaria de apenas lembra-los (mesmo não sendo necessario) do seu Kakejiku: sigamos Avante com Coragem.
 
Domo Arigatou Gozaimashita Senpai Pierin, Senpai Tito e a todos irmãos de espada pela oportunidade de treinar e aprender com vocês, e fica aqui o convite para conhecerem a nossa unidade. 
 
Sayonara, Arigatou Gozaimashita!
 
Fontes - Unid. Porto Alegre



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Florianópolis
    (011) 94294-8956
    florianopolis@niten.org.br