Mural - Instituto Niten Goiânia Ir para o Conteúdo

Mural Niten Goiânia


Happyokai

por Ricardo Lopes - 09-dez-2014

Uma forma interessante de avaliar uma situação é colocar-se um pouco de lado e procurar enxergar “com outros olhos”. Dessa forma, algumas vezes podemos ter uma visão interessante, diferente do que imaginávamos.
Isto ocorreu comigo durante o Happyoukai da Unidade Goiânia. Sendo o Coordenador-responsável, tenho uma impressão pessoal sobre os alunos no dia-a-dia. Mas, ao retornar de uma viagem de cerca de 40 dias, pude ver a apresentação conduzida pelos alunos, monitores e coordenadores, quase como um expectador, apesar de ter participado em parte. E o que vi me impressionou, positivamente. Gostei.





Desde a energia dos Kihons de Niten Ichi Ryu, iniciando o evento; passando pelos Dai Kihon (Ichi e Ni); as técnicas evidenciadas no Iaijutsu e do kumiai, onde a precisão se mescla à concentração e uma “plasticidade” da beleza do que é simples, e eficaz; as apresentações de Jitte e Kusarigama, inéditas para o público local e até para alguns alunos da Unidade; e finalizando com o kenjutsu, onde os combates foram, ao mesmo tempo, ferozes e técnicos.





Quis participar, é claro, e apresentei, com o Coordenador Patrick (DF) os katas com a espada curta (shoto) do NIR, para que os mais novos vejam mais possibilidades do Kobudô.



Ao final, nosso agradecimento aos familiares, razão de estarmos aqui. A confraternização transcorreu animada, sem distinções, e a conversa “rolando solta” mostrava essa alegria. Neste ponto, afastei-me novamente por um momento, para apreciar, nessa “família” de pessoas unidas por esta cultura antiga, o que nós fizemos neste ano!


 



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Goiânia
    (011) 94294-8956
    goiania@niten.org.br