Mural - Instituto Niten Goiânia Ir para o Conteúdo

Mural Niten Goiânia


15º Torneio Brasileiro por Equipes

por Niten - 10-out-2016





O Nosso Torneio por equipes será em São paulo!
 
Dia 22 de Outubro, Sábado - a partir das 9hs
Na APCD - Unid. Santana
(Próximo ao terminal Rodoviário Tietê)
Mais informações no Calendário


 

Tags: Torneio,

TRK Centro Oeste

por Silvana-bsb - 23-abr-2013





No sábado dia 20 de Abril aconteceu o Torneio Regional de Kobudo
em Brasília!

Confira os resultados e galeria de fotos.

Kir Jovem
1 lugar: Gabriel Lima (DF)
2 lugar: Débora (DF)
3 lugar: Isabela (DF)

Kenjutsu sem bogu
1 lugar:  Bruno Paz (DF)
2 lugar: Lucas (DF)
3 lugar: Lívia (DF)

Iaijutsu 0 e 7 kyus
1 lugar: Ferreira (GO)
2 lugar: Ishikawa (MS)
3 lugar: Paolo (DF)

Iaijutsu 6 kyu
1 lugar: Erik (DF)
2 lugar: Derek (DF)
3 lugar: Furtado (DF)

Iaijutsu 5 kyu
1 lugar: Ricardo Lopes (DF)
2 lugar: Patrick (DF)
3 lugar: Otávio (DF)

Jojutsu 0 e 7 kyu
1 lugar: Igor (DF)
2 lugar: Mauro (DF)
3 lugar: Gonçalves (DF)

Jojutsu 6 kyu e acima
1 lugar: Furtado (DF)
2 lugar: Derek (DF)
3 lugar: Erik (DF)

Kenjutsu 0 e 7 kyu
1 lugar: Ishikawa (MS)
2 lugar: Mauro (DF)
3 lugar: Honda (DF)

Kenjutsu 6 kyu
1 lugar: Teko (GO)
2 lugar: Ando (DF)
3 lugar: Furtado (DF)

Kenjutsu 5 kyu e acima
1 lugar: Erik (DF)
2 lugar: Ferreira (GO)
3 lugar: Patrick (DF)

Arigato gozaimashitá a todos os participantes e presentes.

Veja as fotos na Galeria! (clique aqui)


Tags: Torneio,
comentários   2 de 2

Daniel Ando - Brasilia - DFOhayo Gozaimassu, mina-san

Gostaria de parabenizar à todos que fizeram possível esse torneio. Sem dúvida, foi um sucesso, todos deram o melhor de si. Ganbatte sempre!

Agradeço à todos que vieram para Brasília também, participar deste evento com to (Continua)

Bhering - BrasíliaSenpai Ricardo e Silvana e Senpai Patrick,
Parabenizo aos Senpais e especialmente à Silvana pelo Torneio Centro Oeste.
Estava muito bem organizado! Além de um visual muito bonito!
Foi um dia maravilhoso!
Agradeço especialmente pela forma como fui rece (Continua)

Relato: 9º TBEK

por Santos-GOI - 21-out-2010

"Essa foi minha primeira oportunidade de participar de um grande evento do Niten, com o sensei, várias unidades e senpais* presentes. Mesmo tendo lido e ouvido falar bastante sobre esse tipo de encontro, fiquei extremamente impressionado com a energia ali presente: um ambiente extremamente saudável, leve, amigável, de ajuda mútua, de sorriso e gentileza, mesmo se tratando de modalidades marciais de guerra e de dias de grandes competições.

Um ambiente também de eficiência, onde todos ajudam com o que podem para tudo ficar pronto rápido e bem feito, para que todos possam aproveitar ao máximo a programação: treinar, observar, competir e aprender.

Tantos samurais reunidos buscando coragem, discernimento, técnica, perfeição... e uma série de outras virtudes, para que possam levá-las para a vida e aplicar nos estudos, no trabalho, na família... é no mínimo emocionante! Companheiros de Caminho, desde os mais novatos, com energia e força de vontade atingindo seus objetivos e vencendo competições; até os mais antigos, buscando os mais alto níveis de perfeição técnica e concentração.

E também, observar e conversar com o sensei é um grandioso aprendizado por si só... a sua seriedade, seu conhecimento e o carinho que tem pelos alunos. Isso tudo me fez aprender muito e me faz sentir feliz e honrado por fazer parte dessa grande família que é o Niten.

Sayonara, domo arigato gozaimashita!
"



Pedro Santos, sobre o 9º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudo.

*senpai = praticante mais antigo

Tags: Torneio,

Relato: 9º TBIK

por Santos-GOI - 21-mai-2010

"Tudo começou com uma tarde de sono para conseguir dirigir durante a madrugada por longos 600 KM, partindo de Goiânia com destino a Ribeirão Preto. Com toda a responsabilidade de transportar e fazer chegar com segurança quatro samurais, contando comigo cinco, todos ansiosos com destino ao 9º Torneio de Kobudo. Porta-malas lotado de Bogus* bukuros*, shinais* bokuros, kimonos*, Hakamas* e nos olhos de cada um o brilho da felicidade de ter a certeza de muito aprendizado e troca de experiências com Senpais* (先輩) e Kohais* (後輩) de todo o Brasil e principalmente com o Sensei Jorge Kishikawa.

Viagem tranqüila, um RedBull em Goiânia outro em Uberaba, chegamos enfim a Ribeirão Preto após seis horas e meia de viajem. Configuramos o GPS (apelidado carinhosamente de Gilda) para nos guiar até o Hotel (Prince Hotel).

No sábado, primeiro dia de torneio eu e Senpai Taddeo fomos de pé do hotel até o COC local onde estava sendo realizado o Torneio. Após uma hora e meia de caminhada com muita conversa e uma parada para um café com pão de queijo, chegamos ao COC.

Clima de torneio é sempre sinônimo de muita energia. Era treino de Niten Ichi Ryu. O ginásio tremia com os Kiais*. Treinei com um Kohai de Campinas onde tive a oportunidade de aperfeiçoar a técnica sob a supervisão do Senpai Gilberto. Confesso que às vezes por um segundo durante o treino eu desviava a atenção para o Dojo* e me deparava com dezenas de samurais treinando com tanta garra e energia, que eu sentia que realmente era um treino para combate, em que estaria em jogo a vida de cada um.

A presença do Sensei cria um clima formal. Afinal nosso Sensei a pessoa em que nos espelhamos estava ali presente com muitos ensinamentos a nos passar, às vezes com um simples olhar.

No inicio da tarde, após um rápido almoço, formalidades de praxe, hinos nacionais do Brasil e Japão, iniciou-se oficialmente o 9º Torneio Brasileiro de Kobudo.

Durante o torneio na tarde de sábado, o Sensei me chamou para conversar, onde perguntou sobre a unidade Goiânia, falou sobre o lançamento do Shin Hagakure, arrumou meu Hakama, bateu em meu ombro e me convidou para assistir ao treino de Katori Shinto-ryu, que aconteceria no domingo pela manhã.

Minha luta foi no final da tarde, lutei contra um colega de São José do Rio Preto e consegui vencer com um Men ipon. Na segunda luta, por falta de zan shin* perdi com um Dô iuko*. Isso mesmo falta de zan shin, demorei muito a virar e virei sem kamae*.

Após o primeiro dia de torneio fomos ao hotel tomamos um banho para tirar o suor do corpo, entretanto sem esfriar o espírito e partimos para o Birodô*. Regado a Chopp gelado (com várias opções de sabores, dentre eles café e rapadura.) e comida saborosa exercitamos mais um pouco de Bushido.

No domingo assistir ao treino de Katori foi uma experiência incrível. É um estilo que eu nunca havia visto. Fiquei maravilhado com os Katas*, extensos e aparentemente difíceis.

Após o encerramento oficial do Torneio, fizemos fotos com o Sensei e com o Senpai Wenzel e retornamos para Goiânia com o carro bem mais pesado devido a bagagem de ensinamentos e experiências que adquirimos durante esses dois dias ao lado do Sensei, dos Senpais e de tantos colegas de caminho.

Arigato Gozaimashitá
"



- Edson Carlo, sobre o 9º Torneio Brasilieiro Individual de Kobudo.

*shinai = espada de treino
*bokuro = mochila ou capa para equipamento de treino
*bogu = proteções para treino
*kimono e hakama = roupas de treino
*senpai = aluno mais antigo
*kohai = aluno mais novo
*kiai = energia, demonstrada principalmente através do grito
*dojo = local de treino
*zan shin = espírito alerta, atenção
*do youko = golpe que vale meio ponto na proteção do abdômen
*kamae = postura com a espada
*birodo = confraternização depois de treinar
*kata = sequência de movimentos, forma tradicional
*arigato gozaimashita = muito obrigado

Tags: Torneio,


Tag  torneio        Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Goiânia
    (011) 94294-8956
    goiania@niten.org.br