Os cursos do NITEN ONLINE são indicados
a todos que
1- são muito ocupados e tem pouco tempo
2- estão em home-office
3- residem em local distante do Niten
4- estão impossibilitados de participar de aulas presenciais
Veja como fazer para começar a treinar no Instituto Niten imediatamente.
TREINE
KENJUTSU
ONLINE
Mural - Instituto Niten Juiz de Fora Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural Niten Juiz de Fora


Visita do Sensei à Unidade Juiz de Fora

por IvanSantos - 27-dez-2015

Sempre iniciamos o treino fazendo três referências; a primeira, em referência ao altar; em seguida, ao nosso mestre e a última, para os colegas de treino. Na segunda do dia 21 de Dezembro, esse hábito adquiriu uma nova intensidade. Ao referenciar o Sensei, na presença do Sensei, me dei conta da importância e do significado da sua visita ao nosso dojo em Juiz de Fora. Conhecer o Sensei Kishikawa me permitiu constatar o Método KIR. Se ainda tenho minhas inseguranças para me atrapalhar, já comecei o meu treinamento para conseguir a força necessária para realizar minha trajetória de maneira próspera. É com muito anseio que aguardo a próxima visita do Sensei.

Doumo arigatou gozaimashita!!! - Andrade.



 

Entendi o que significa o caminho no Niten e que é preciso ajudar e cuidar dos Senpais e kohais, evitando perdas de tempo. Irei dar tudo de mim para trilhar o caminho. É muito difícil colocar em palavras o que eu senti com a sua presença Sensei na unidade de Juiz de Fora, mas gostaria de agradecer no fundo do meu coração pelos seus ensinamentos realizado neste dia. Foi um grande momento de ouro.

Hontou ni Arigatou gozaimashita - Torres.






Foi grande meu entusiasmo quando recebi a notícia da vinda do Sensei a nossa unidade, imaginei todos os ensinamentos que receberia diretamente do Sensei, e até agora ainda estou refletindo sobre alguns katas, tentando absorver o máximo possível. Ao observar o Sensei junto ao seu filho realizando com tanta mestria os katas, imagino o quão longo e o caminho. Arigatõ gossaimashita, pela presença, pelas correções, pelo ensinamento.

Domo Arigato Gosaimashita Sensei! - Diego.





Diferentemente dos gashukus que fui, essa segunda-feira (21 de dezembro de 2015) em que o sensei fez uma visita a Juiz de Fora, aprendi muitas coisas sobre vários aspectos do Niten e o convívio com o mestre. Então finalmente chegou o dia, hoje iria lutar com o sensei e entendi o verdadeiro significado da palavra impotência. Foram tantas as coisas corrigidas, mesmo que sem palavras que ainda não consegui digerir tudo. Levarei no mínimo cerca de 3 meses repassando diariamente essa experiência para entender muitas coisas. Ainda estou desnorteado e sem saber como me expressar para explicar o que senti e o que exatamente aconteceu.

Arigato Gozaimashita - José.




Ter a honra de lutar contra o Sensei de bogu no Ken era algo que eu não sabia se teria algum dia. E em poucos golpes já tinha ficado mais que claro a imensidão da diferença de nível entre mim e o Sensei. Os combates reforçaram os aspectos onde sei que tenho que melhorar, como o condicionamento e algumas técnicas. A apresentção de katas de nito pelo Sensei e pelo Senpai Yoshimitsu foi maravilhosa e na hora já percebemos o tamanho do presente que o Sensei estava nos dando. Ver as duas espadas em ação dutante um kata sem dúvida foi um bom aprendizado para todos. Agradeço muito ao Sensei pelos momentos de confraternização e os conselhos que o senhor nos deu. Arigato gozaimashitá, Sensei! - Calzolari




 

Apresentação Festival Anime Taikai

por IvanSantos - 15-nov-2015

Neste segundo domingo de novembro, a Unidade Juiz de Fora do Instituto Niten fez uma apresentação no evento Anime Taikai. Os participantes assistiram atentamente a demonstração de katas de Niten Ichi Ryu além de lutas com bogu.



Agradecemos a organização do evento pelo convite e a platéia pela energia.




Gashuku Iaijutsu com Albuquerque

por IvanSantos - 09-nov-2015

Na última semana foi realizado em Juiz de Fora um Gashuku (treino intensivo) de Iaijutsu com o Senpai Albuquerque, de São Paulo. Ele trouxe ensinamentos importantes para a unidade mineira, desde a postura, energia e todos os detalhes nos katas. Seu convívio diário com o Sensei pode ser sentido nas suas palavras e na sua técnica, e isso despertou empenho e admiração dos guerreiros participantes.



"Assim que terminou o Gashuko eu não sabia como descrever minha experiência. Ainda não sei. Iaijutsu é difícil, complicado, extenuante, incrustado de detalhes infindos... E belíssimo! Foi incrivelmente enriquecedor ter o dia todo de treinamento. Albuquerque Senpai é calmo, com didática elegante, e altruísta; pois nos passava o ensinamento, ou  uma correção mínima que fosse, com o mesmo brilho e entusiasmo.
Ao fim do dia, cansada, doída e com o pé esfolado, dei conta que estava feliz e ansiando por mais!" - Adriana


"No Gashuko tive oportunidade de aprender novos detalhes e costumes que fazem parte de nossa tradição, desde a  forma correta de dar o laço em meu Kimono até a conversa informal no birudo que foi muito divertida e verdadeira, mostrando de fato a face de cada um dos participantes. - Alfredo de Paula"



"Como foi o meu primeiro gashuko, não sabia o que iria acontecer. Fui contagiado com a energia dos senpais, as correções realizadas, o entusiasmo e a paciência de mostrar cada paço do bushido. - Torres"


"Ao chegar de manha ao dojo já fui recebida pelos meus colegas de treino com muita energia e fizemos juntos o osoji e nos preparamos para o inicio do gashuku.  Algo que sempre me impressiona ao ir em eventos do Niten é que mesmo estando em outra unidade, em outro estado todos estamos seguindo o mesmo caminho. Foi meu primeiro contato com o Senpai Albuquerque e foi uma experiencia incrível poder observar e absorver todos os detalhes das técnicas do Iai que ele passava." - Gabriela - ( Unidade BH)



"A presença do Senpai Albuquerque foi ótima porque trouxe novos pontos e detalhes a serem aplicados no Iaijutsu, além de corrigir os erros e possíveis vícios de cada um. Agora vejo cada kata de uma forma um pouco mais complexa e estou atento sobre aspectos que antes eu não percebia tanto." - Calzolari


"O treino exaustivo do gashuku, em um dia quente como estava, foi um grande preparo para as batalhas que virão para mim a partir do ano que vem, que entrarei no ensino médio, e tenho certeza que me ajudará no futuro a vencer grandes desafios." - Zimerer



"Estou muito feliz com esse grande presente oferecido a Unidade Juiz de Fora. Nesse Gashuku pudemos treinar extensivamente, também, no convívio com o Senpai Albuquerque durante o Birudo, pudemos saber um pouco mais de como é o dia-dia na ADM, ter uma noção melhor de como o Instituto Niten funciona, sempre com bases firmes no Bushido. Vendo que a tradição Samurai permanece viva e forte aqui no Brasil, sob a tutela do Sensei Jorge Kishikawa." - Figueiredo


"Durante todo o treino (longo e muito cansativo), ocorreram correções milimétricas nos "katas" que atualmente faço, com uma precisão cirúrgica me mostrava minhas falhas. Sua presença passava segurança, serenidade e vontade de corresponder a quaisquer expectativa que fosse depositada em mim." - José Alfredo





GASHUKU HYODO MUSASHI com SENSEI JORGE KISHIKAWA

por Niten - 31-out-2015



(...)


Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Euler - Porto AlegreSalve. Esse curso: Hyodo Musashi, chamou, minha humilde, atenção. Farei todos os esforços para, com sorte, ouvir o Sensei. Recentemente: venci um drama pessoal. Estava pensando de mudar de cidade e de emprego. Deu tudo certo no final. A vida, aos poucos, (Continua)

Estágio: Aprendizado Intensivo

por IvanSantos - 20-out-2015

A aluna Adriana, da unidade Juiz de Fora, viveu momentos de aprendizado em SP. Num estágio de convívio permanente com o Sensei e os Senpais da Administração do Instituto Niten, ela pôde se fortalecer em batalhas que testaram o corpo, a mente e o espírito.



"Os vinte dias que estagiei na ADM poderiam ser chamados de aprendizado intensivo. Nos treinos, corrigi inúmeras falhas técnicas, mas na ADM convivendo diretamente com Sensei, Senpai Wenzel e demais Senpais, corrigi falhas pessoais, de uma vida inteira. Aprendi com as chamadas, as conversas e risos. Aprendi a receber um elogio, e diferenciar felicidade de vaidade. A Adriana que foi desmaterializou-se em algum momento entre a calçada e o portão de madeira. Vivenciei mais da família Niten. Aliás, as Senpais Brenda e Midori me incluíram em suas famílias, o que para mim é algo incomensurável! No e-mail convocatório, dizia que exerceríamos o Segundo Voto, mas exerci os quatro! Sou uma mulher mais forte, melhor filha, irmã, pessoa. O ato de cozinhar engrandeceu minha alma: sei que sempre será diferente do que era, a cozinha foi um templo onde entoei orações com alho e sal.
Domo arigatou gozaimashita pela oportunidade!
Arigatou gozaimashita!
Sayounara!"

Adriana


Tags: Estagio, Estagio,
comentários   1 de 1

Maurício Borges - Belém (PA)Konbanwa Senpai Ivan, Adriana e demais Colegas do Niten.
Shitsurei Shimassu.
Este `post` é muito estimulante e, está muito bem elaborado. Sua mensagem é indelével.
Parabéns a Adriana que teve o desprendimento e portanto a Honra, de conviver com Sensei, (Continua)

Juiz de Fora participa do Torneio Brasileiro por Equipes

por IvanSantos - 14-out-2015

No primeiro final de semana de Outubro, ocorreu em SP o 14 Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô.
Muito bem representada, a unidade Juiz de Fora, se engrandeceu com a participação de seus alunos que trouxeram de lá muita energia e ensinamentos: lições valiosas aprendidas em batalha!

"Me chamou a atenção durante a abertura do evento, quando o sensei disse que não estávamos num torneio, e sim num treinamento. No momento não entendi muito bem, mas à medida que competia e assistia aos embates entre as equipes tive a oportunidade de presenciar vários katas, kamaes e estratégias que ainda não tinha tido contato na unidade Juiz de Fora. Além desse contato tive também a oportunidade  de corrigir vários erros que vinha cometendo graças às correções do sensei, e dos senpais graduados presentes no torneio.Assistindo aos combates de kenjutsu, especialmente dos senpais graduados, percebi quão longo é o caminho do Samurai, e que por mais que cada unidade tenha seus "Feras", a verdadeira força do Niten fica evidente é quando todos se juntam e vão medir forças na quadra. Essa experiência deixou claro como a participação em eventos é importante para crescer e avançar de maneira saudável no caminho. As apresentações entre as competições foram um capítulo a parte. Me senti realmente presenteado com a oportunidade de assistir katas tão bem executados pelos senpais e inclusive pelo sensei. Também quero mencionar o contato com os colegas de outras unidades e a possibilidade de conhecer novos amigos, aprender e ensinar um ao outro. Enfim, foram 2 dias intensos e muito produtivos. Agradeço ao Sensei, senpai Gilberto e toda a equipe Niten por organizar e compartilhar esse momento comigo.
Doumo arigatou gozaimashita"
- Nogueira




"Esse final de semana serviu como um grande treino diferente do que temos normalmente, como o Sensei tinha avisado que era. Além de ter visto apresentações sendo executadas muito bem, como o dai ichi kihon, pude também presenciar pela primeira vez o dai ni e o dai san. As disputas por equipes foram boas lições    sobre manter o equilíbrio, para dar o melhor de si pelo time e também apoiar os outros integrantes quando é necessário, assim mantendo a energia como ela deve estar num momento desses: alta e pronta para derrubar qualquer obstáculo. A convivência com os Senpais e colegas de todos dojos é sempre um ponto alto nos eventos do Niten. Fico muito feliz ao presenciar o companheirismo entre todos e ter a oportunidade de ouvir histórias durante as confraternizações. O treino de tameshi e o Iaijutsu no restante da manhã de Domingo trouxeram um aprimoramento muito bem vindo, principalmente com as correções que o Sensei fez nos katas que executamos.
Arigato gozaimashitá, Sensei, por nos tornar mais felizes e ainda mais preparados para as batalhas de nossa vida!"
- Calzolari

"Essa foi a minha primeira vez num TBEK. Desde o momento que eu cheguei dojo, no sabado de manhã, até as 12h do domingo, tive diversas experiências que me ensinaram muito. Logo quando cheguei, fui escalado para auxiliar na organização do guarda volumes, o que foi uma oportunidade ímpar de convívio com outros colegas e Senpais. Quanto ao torneio em si, foi um conjunto de experiências inesquecíveis: aprendei muito com minhas derrotas, vibrei junto a minha equipe a cada vitória, pude observar os Senpai lutando e o Sensei arbitrando. Também irei levar para Juiz de Fora todas correções tecnicas e ensinamentos do Sensei.
Doumo arigatou gozaimashita Sensei!"
- Figueiredo

comentários   1 de 1

Vassconcellos - NagoyaOmedetou gozaimashita Minna-san!
Otukaresama deshita! Infelizmente não pude participar do torneio, mas mesmo longe posso sentir a ótima energia que trouxeram do torneio. É bom ver que todos estão aprendendo e avançando no Caminho, e ler estes relatos me (Continua)

Apresentação Niten JF em Bicas/MG

por IvanSantos - 01-set-2015

No último domingo, dia 30 de agosto, alunos do Niten JF participaram de uma apresentação no Primeiro Encontro de Artes Marciais da cidade de Bicas. Com a direção do Sensei Alfredo Flores (Karatê Shotokan) e organizado pela Nyumom Hombu Dojo, as apresentações aconteceram em meio à premiação e atividades ligadas a projetos sociais conduzidos com crianças na prática do Karatê.





Na apresentação do Iaijutsu, muito silêncio, concentração e precisão.
Na apresentação de kenjutsu, os kiais e o barulho das shinais acenderam a atenção das crianças e dos convidados.



Posteriormente houve apresentação de Karatê pelos professores do projeto e de praticantes de Aikidô convidados. O coordenador da Unidade Niten Juiz de Fora participou da entrega de medalhas às crianças.



Além de receber, das mãos da Vice Prefeita da cidade, um agradecimento formal pela presença no evento.





comentários   1 de 1

Adriana - Juiz de Fora Konnichiwa! Shitsurei shimasu!
Nessa primeira apresentação fora do Dojo e em outra cidade, observei a importância no Caminho. Kata correto de conduta, a postura, as nossas missões, a alegria ao final. Foi um momento para além da apresentação, foi um dia (Continua)

Resultados - 2º TRK JF

por IvanSantos - 09-ago-2015



Iaijutsu 0 kyu
1º - Alfredo
2º - Rizzuti
3º - Nogueira
Honra ao Mérito - Jaqueline

Iaijutsu 7º e 6º Kyu
1º - José
2º - Vasconcellos
3º - Calzolari
Honra ao Mérito - Zimerer

Kenjutsu Iniciantes (sem bogu)
1º - Quinelato
2º - Rizzuti
3º - Hugo
Honra ao Mérito - Pires

Kenjutsu 0 e 7º kyu
1º - José
2º - Calzolari
3º - Alfredo
Honra ao Mérito - Torres

2º TRK JF - Palavras dos mais novos

por IvanSantos - 09-ago-2015




No domingo antes do torneio, meditei sobre o ensinamento de que treinar na tranquilidade é muito fácil. Os verdadeiros samurais aparecem é quando tudo está prestes a ruir e salvam o dia. Pensando nisso, aceitei o desafio e dei o melhor que pude. O resultado foi muito melhor que imaginava, toda a concentração e autocontrole necessários no torneio  fazem os problemas externos parecerem insignificantes. A segurança de quem consegue dominar a si mesmo é a força definitiva, capaz de dissolver qualquer obstáculo que venhamos a enfrentar. Sou grato por fazer parte desta unidade e por ter contribuído com esse evento fantástico.
Doumo arigatou gozaimashita,

Sayonara
- NOGUEIRA



Foi a minha primeira experiência fora da rotina de treino cotidiano e apesar de ser uma 'competição', não vi nenhuma demonstração pessoal ou individual de superioridade, ou algo relacionado a egos, no espaço. A vontade de fazer algo em conjunto e bem feito me passou a imagem de um organismo único. Claro que é uma competição, mas como o Senpai sempre frisou, é muito mais uma competição pessoal do que com outros. Ali você não compete com os outros, mas sim com você. Naquele espaço é onde você enxerga o resultado de sua dedicação ou não, percebe suas falhas e seus medos. É muito mais um espelho do que uma janela. Uma coisa que me chamou muita a atenção foi o momento da confraternização, me senti como se estivesse na casa da minha avó entre meus primos e parentes. Uma verdadeira família, como disseram alguns. Pois de fato é, uma família unida pela espada e que com as histórias compartilhadas se vê como apesar da história única de cada um, todos estão ali com o mesmo propósito, se aperfeiçoar e seguir o caminho da espada.

Sayonara - PIRES



Meu primeiro TRK e ganho uma medalha de ouro. Fiquei surpreso com o resultado, pois não esperava tal façanha. Mas, ao chegar em casa quais foram as reais lembranças que ficam em minha memória? Fiquei pensando nisso antes de escrever esse relato e, surpreso, me dei conta que o que mais me marcou foi a confraternização... Eu treinei tantas vezes com meus companheiros e foi só neste TRK que me dei conta que não conhecia nenhum deles. Não sabia suas profissões, seus nomes ou de onde vinham... Tantas vezes treinamos, soltamos nossos kiais juntos e tudo isso me levou a medalha de ouro. No entanto, ao final do treino meus companheiros ainda eram desconhecidos para mim. Agradeço a esta oportunidade que este TRK proporcionou: conhecer meus companheiros de treino.
E isto está acima de qualquer ouro!


Arigato gozaimassu! - QUINELATO


comentários   1 de 1

Adeval Santana - JANDIRAOmedetou Gozaimassu!!!
A todos de Juiz de Fora.
Continuem com e esta energia e alegria de treinar.
Gambatê!

Adeval Santana (Continua)

2º Torneio Regional de Kobudo - JF

por IvanSantos - 09-ago-2015

Na segunda-feira, dia 03 de agosto, realizou-se o 2º Torneio Regional de Kobudo de Juiz de Fora. A unidade que está a caminho de completar seu segundo ano, mostra a força de seus samurais, que com muita alegria e dedicação, conviveram, travaram duelos e fizeram parte de um momento importante para a história do nosso dojô.



O TRK nos permite por à prova nosso treinamento, tanto nos combates, mas principalmente nos Katas de organização e convivência. Este evento me fez ver mais fortemente que, na verdade, não estamos travando um combate somente contra nosso oponente, mas o combate principal é contra nós mesmos. Percebi falhas em meu espírito e falhas de katas a serem corrigidas, mas também percebi o quanto mudei desde o primeiro TRK, e me diverti bastante com meus irmãos de armas, minha família.
    Refletindo sobre o primeiro TRK da Unidade Juiz de Fora, percebi o quanto nossa família cresceu, e crescemos bem. Tivemos quase o triplo de participantes neste TRK, se comparado com o TRK do ano passado, e todos com uma boa energia e dispostos a participar e a ajudar. Foi bom ver companheiros que mesmo com pouco tempo de treino resolveram participar, soltar muito kiai e até colocar bogu pela primeira vez! E na hora da confraternização, todos se divertiram, interagindo entre si, mostrando mais uma vez o quão forte é a família Niten. Todos foram sérios quando deveriam, e souberam brincar na hora correta.
    Fico muito contente em poder ver nossa unidade crescendo de forma saudável e de ver que o nosso ramo da sakura está cada vez mais forte e pronto para encarar os ventos que sopram sobre nós.

    Doumo arigatou gozaimashita Sensei, por essa grande oportunidade e por nos mostrar e nos guiar pelo Verdadeiro Caminho!
    Doumo arigatou gozaimashita Ivan-senpai, por todos os seus esforços em nos passar os ensinamentos do Sensei da forma mais fiel possível, e por ter trabalhado duro para organizar o nosso segundo TRK!
    Doumo arigatou gozaimashita a todos da unidade Juiz de Fora, pela ótima energia, e por ter tornado este evento tão especial! -
VASCONCELLOS



Vi que preciso treinar triplicado neste nosso segundo TRK! Mas não apenas a técnica, mas principalmente meu nervosismo inexplicável. Não ganhei medalha física, mas medalhas anímicas foram várias! Sorrisos, abraços e a vontade de preparo para os próximos! Temos um nome de guerra pois nosso sobrenome é Niten! Ao mesmo tempo que nos remete a uma responsabilidade enorme nos faz sentirmos parte de algo tátil, real e grandioso. Arigatou, Senpai, por sua coragem e seu 'Hai!' ao montar esta unidade de Juiz de Fora e sua fé.

Arigatou, Senpai!
Arigatou, Sensei!
Sayounara!
Arigatou gozaimashita!
- Adriana



Onegai shimasu, participar do  TRK da unidade foi realmente uma experiência inesquecível e uma grande lição, vendo todos os meus colegas se esforçando ao máximo e dando o melhor de cada um, foi um grande exemplo que me contagiou e tornou a minha participação melhor.
Fico feliz e  orgulhoso de ser Niten  estar ligado a esta família.
 
Arigatou Gozaumashitá. Sayonará -
Alfredo de Paula



Nessa segunda-feira fui ao TRK sem pretensões de vitórias ou medalhas, queria apenas me divertir e ficar com meus irmãos de espada. Foi uma surpresa agradável ter ganho duas medalhas.
Outra surpresa foi perceber que mesmo sem intenção mantive minha cabeça focada em dar tudo de mim, assim inconscientemente fazendo estratégias.
Na confraternização percebi a felicidade estampada na cara de cada um independente de vitórias ou derrotas, pois "a verdadeira vitória é a vitória sobre si mesmo" e naquele momento todos haviam entendido isso.

Arigato
Sayonara
- José Alfredo




Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Juiz de Fora
    (032) 99145-1371
    juizdefora@niten.org.br