Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
TRK (Torneio Regional de Kobudo) Juiz de Fora 2015

kakejiku Dojo BH

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa

21/OUTUBRO _ Treino Externo no Parque da Lajinha

NITEN - Juiz de Fora
CENTRO
CASA D´ITÁLIA
Av. Barão do Rio Branco, 2585
2ºAndar em frente ao prédio da Unimed
Google Maps
TERÇAS
7h00 IAIJUTSU
SÁBADOS
8h30 IAIJUTSU
10h30 KENDO-KENJUTSU


Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenador: Ivan Santos e Lucas Calzolari
Telefone: (032) 99995-5515
Whatsapp:(011) 99734-6497
juizdefora@niten.org.br
www.niten.org.br/juizdefora

+Informações

Matrícula:

110 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

190 reais
Acréscimo para 2ª modalidade: +60 reais

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2017:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Em Juiz de Fora crianças a partir de 12 anos podem participar dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as modalidades: KENDO-KENJUTSU e IAIJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A arte da espada samurai continua viva e pode ser praticada ainda hoje, com o máximo de aproximação às experiências pelas quais esses guerreiros viveram há séculos. São centenas de posturas e técnicas de luta, que são praticadas durante os treinos com o uso de equipamentos apropriados para proteção e segurança.
O Hyoho Niten Ichi Ryu, um dos estilos treinados no Kenjutsu, famoso por suas técnicas com duas espadas, é o legado vivo das técnicas, estratégias e filosofia de Miyamoto Musashi. A prática do estilo é indispensável para aqueles que buscam compreender os pensamentos de um dos Samurais mais conhecidos da História, Miyamoto Musashi Sensei.

Iaijutsu:

É a Arte de desembainhar a espada samurai de forma eficiente, permitindo técnicas de ataque, defesa ou contra-golpe. É praticado contra um oponente imaginário e exige profunda presença de espírito, alcançada através de muita concentração, serenidade e controle da respiração.
YOKOSO! SEJA BEM-VINDO!
À UNIDADE JUIZ DE FORA DO
INSTITUTO NITEN!


Nos nossos treinamentos transmitimos as tradições guerreiras da espada samurai, com o:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Junto é ensinado também a CULTURA e FILOSOFIA do BUSHIDÔ a partir dos ensinamentos de nosso Sensei Jorge Kishikawa pelo Método KIR.


Video da Unidade Juiz de Fora, 15 meses após o início dos treinos.

+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

Biru após a Missão

por Ivan - 28-set-2017



Momentos de Ouro - MELODIA

por Niten - 29-ago-2017



Momentos de Ouro - Sensei Jorge Kishikawa
A filosofia do Bushido aplicada para a vida.

Tags: MomentosdeOuro,

Guardião da Tradição JF 2017

por IvanSantos - 26-ago-2017

O Coordenador Lucas Calzolari foi agraciado com o título de Guardião da Tradição de 2017, na unidade de Juiz de Fora, pelo Instituto Niten. Na ocasião, Calzolari participava do Torneio Regional de Kobudô, e ficou emocionado com a homenagem prestada.

"(...) Me sinto honrado em poder colaborar no desenvolvimento de todas essas pessoas e em poder partilhar destes momentos de felicidade. (...) Fiquei muito mais feliz e orgulhoso de presenciar o crescimento de meus colegas e o quanto eles vêm superando seus desafios, superando suas próprias batalhas. Esse amadurecimento foi visto tanto nas técnicas quanto em coisas mais sutis, como a forma com que lidaram com as outras tarefas do torneio e em atender os convidados. Continuaremos lutando então, por mais momentos assim!
Arigato gozaimashitá!" - Calzolari


Coordenador Calzolari (à esquerda) recebe o título de Guardião da Tradição, JF 2017.

Torneio Regional de Kobudô - JF 2017

por IvanSantos - 26-ago-2017

No último sábado de agosto de 2017 foi realizado em Juiz de Fora o Torneio Regional de Kobudô.
Com muita concentração, energia e felicidade, os atletas cruzaram espadas e viveram momentos especiais no dojô.



IAIJUTSU 0 KYU
- Vilhena
- Portilho
- Ruan

IAIJUTSU 7º KYU
- Tosetti
- Freitas
- Frade

IAIJUTSU 6º KYU
- Durval
- Vasconcellos
- Zimerer

GOSHINJUTSU
- Durval
- Alfredo
- Tosetti

KENJUTSU SEM BOGU
- Vilhena
- Freitas
- Ruan

KENJUTSU 0 KYU
- Zimerer
- Tosetti


KENJUTSU 7º KYU
- Zimerer
- Nogueira
- Fernanda

KENJUTSU 6º KYU
- Alfredo
- Zimerer
- Durval

Momentos de Ouro - OUSADIA

por Niten - 08-ago-2017



Momentos de Ouro - Sensei Jorge Kishikawa
A filosofia do Bushido aplicada para a vida.

Tags: MomentosdeOuro,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,

Hai Sensei! Devemos arriscar para vencer, sempre.

Arigatou gozaimashita,
Caran (Continua)

Kamae - Mojigamae

por Niten - 18-jul-2017





comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaSem dúvida é uma guarda com muitos segredos e bem eficaz. (Continua)

Entrenamiento Intensivo con Senpai Vaz

por Niten Chile - 14-jul-2017



Éramos siete inscritos, el ser pocos sería un privilegio.
El entrenamiento comenzó con Niten Ichi Ryuno sabíamos si la barrera del idioma nos permitiría entender lo que Senpai Vaz nos diría, pero ¡ahí fue donde nos llegó el primer men ipon! Senpai Vaz es un profesor excepcional, con pocas palabras, mucho lenguaje corporal y firmeza en su instrucción daba a entender conceptos tremendamente complejos. A medida que avanzaba la clase, nos enseñaba aún más conceptos, luces que no habíamos visto antes, claridad en aspectos donde antes no la había. Cuando ya llevábamos una hora y media no lo podíamos creer, pensábamos que quedaba mucho tiempo de katas.

Llegó el momento de Kenjutsu. Fue todo tan didáctico, el segundo men ipon de Senpai Vaz, el ser capaz de explicarnos estas cosas con pocas palabras y mucha energía, ayudándonos a entender que las palabras son secundarias en el kenjutsu, el entrenamiento es lo principal. Nuestro nivel de felicidad no había bajado en lo más mínimo, seguíamos siendo niños en la nieve, disfrutando al máximo de este privilegio.
Luego, comenzó el Keiko, todos pudimos combatir un buen tiempo contra Senpai Vaz, su kiai, energía y alegría se apoderaron del dojo. Movimientos con propósito, muy controlados, un gran guerrero, tercer men ipon.
Pude ver en la mirada de todos mis compañeros alegría e incredulidad, por todo lo aprendido, estábamos todos impresionados, teníamos altas expectativas con el entrenamiento, y fue tanto más de lo que esperábamos, que manera de aprender.

Arigato Gozaimashita Senpai Vaz, esperamos volver a verlo en Chile.


(...)



Continua (post completo)

Tags: Egan2017_Ago,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaA visita de Senpais a outras unidades é sempre uma grande oportunidade. O espírito se renova e nos impele para frente. (Continua)

Momentos de Ouro - SEGREDO

por Niten - 10-jul-2017



Momentos de Ouro - Sensei Jorge Kishikawa
A filosofia do Bushido aplicada para a vida.

Tags: MomentosdeOuro,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Hai Sensei. As maiores lições são aprendidas com a espada na mão.
Arigatou gozaimashita, (Continua)

Intercâmbio com a unidade Juiz de Fora

por Bernardo-MG - 10-jul-2017

No fim de semana do dia 08 de julho de 2017, os samurais de Belo Horizonte trocaram as montanhas da capital mineira pelas montanhas de Juiz de Fora. O objetivo era cruzar armas e trocar energia para fortalecer nosso empenho em buscar trilhar o Caminho.


A comitiva de 15 alunos partiu da capital no meio da madrugada para treinar na unidade irmã, vencendo o sono e frio. Com uma programação de treino no dojo sábado de manhã, katas ao ar livre na bela paisagem do parque da Lajinha à tarde e treino livre no campus da UFJF no domingo, logo no início da manhã. Ficaram todos extremamente satisfeitos e a vontade de poder treinar "algumas horas a mais" se tornou lugar comum para todos os presentes.
Com uma comitiva que continha iniciantes e graduados, o coordenador Ivan contribui com novos detalhes técnicos e ao mesmo tempo pode voltar sua atenção ao treino, sendo ajudado pelos antigos colegas de treino.





Muitos dos alunos ainda não se conheciam, e também nunca treinaram ao ar livre, com piso irregular.O ar de novidade enriqueceu a experiência, somado às paisagens.



"Este fim de semana pude ver mais uma vez que no Do caminho que trilhamos dentro do Niten sempre temos algumas mudanças nas formas de ver o treino. Desta vez vi mais uma vez o meu olhar, o sentimento mudar do "eu vim pra treinar e focar no meu treino" e passar para "o treino não é só meu, eu posso passar meu conhecimento para os meus colegas de treino". E acredito que com isso começo a entender um pouco que o que aprendo no Niten não é só para ficar comigo é para passar adiante."- Gabriella, kaikei da unidade Estoril BH


 

"Logo que descarregamos a van, já trocamos rapidamente de roupa para iniciar os treinos. No Niten não se perde tempo!
...então escutamos narabe! Significava que estávamos no momento final, mas tenho certeza que todos poderiam ficar ali por horas e horas continuando com a troca de experiências!"
- Biscotto, unidade Savassi BH


"...mesmo encontrando muitos de nós pela primeira vez, nem parecia que eram unidades distintas a quilômetros de distancia uma da outra, o espírito samurai é o mesmo por onde passamos." Paradizi, aluno da unidade Estoril BH

 

 

"Arigatou Gozaimashita a cada um dos alunos de BH que foram na viagem, pois foi ótimo poder doar toda a energia e treinar com firmeza e afinco em ambientes novos e pessoas novas.

E Arigatou Gozaimashita a todos os alunos de Juiz de Fora que nos receberam tão bem e nos fizeram sentir em casa, já estou com vontade de voltar, e lutar mais!"  - Victor, coordenador da unidade Estoril BH

 

 


"Sair de casa às duas da manhã no frio que tem feito em Belo Horizonte não é uma tarefa fácil, nem algo que qualquer um faz, mas foi assim que o intercâmbio para a unidade Juiz de Fora começou, nossos colegas de espada de Belo Horizonte saíram do conforto da suas casas e do dojo para uma experiência única, pois ao meu ver cada viagem com o Niten é sempre uma experiência única e muito, mas muito rica em oportunidades e conhecimento.

Chegamos em Juiz de Fora e fomos direto para o dojo treinar, revi os colegas que há muito não via, e certamente não há forma melhor de selar um reencontro do que com um Keiko com bastante energia." Nathalya, unidade Savassi BH



 

"Ao me inscrever para a viajem à Juiz de Fora, imaginei que passaríamos por uma série de treinos cansativos [...] , porém, o mesmo acabou sendo uma das experiências mais gratificantes e únicas que já vivi.

Percebi a humanidade em meus companheiros de treino, e seus potenciais para serem pessoas maravilhosas.
Vivi momentos de confraternização muito calorosos e tive a oportunidade de conhecer novos espaços e jeitos de se treinar.
Os momentos de treino em si não foram exaustivos, porém foram os que trouxeram mais resultados até o momento, pois percebi um grande salto no modo como eu aplicava as técnicas, se comparado com o momento anterior à viajem, visto que tive diversas oportunidades de aplicá-las e aprender com meus erros.

 
Tive meu primeiro contato com o ShinHagakure e aprender as lições e motivações atreladas ao caminho do guerreiro, que, pela primeira vez desde que entrei no Niten, sinto estar realmente seguindo.
 
Sei que dei o meu primeiro passo na subida da montanha " -Carvalho, unidade Savassi BH
 

Tags: Egan2017_Ago,
comentários   1 de 1

Fonseca - Belo HorizonteOmedetou gozaimasu a todos que se dispuseram a dedicar uma final de semana ao treino e ao Niten! Tenho certeza que todos saíram enriquecidos do investimento! Ganbate kudasai! (Continua)

Momentos de Ouro - TREINO

por Niten - 09-jun-2017



Momentos de Ouro - Sensei Jorge Kishikawa
A filosofia do Bushido aplicada para a vida.

Tags: MomentosdeOuro,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,

Hai Sensei, com meia polegada se vai mais longe!

Arigatou gozaimashita. (Continua)

Coordenação

Ivan
Santos
Lucas
Calzolari

Programação

  • 21 e 22 out - Sáb e dom

    16ºTBEK em São Paulo

    16º Torneio Brasileiro por Equipes de Kobudô em São Paulo
  • 3, 4 e 5 de nov - Sex, Sáb e Dom

    20 Anos Porto Alegre

    Aniversário de 20 anos da Unidade Porto Alegre
Graduados Juiz de Fora

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Juiz de Fora
(032) 99995-5515
juizdefora@niten.org.br