Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
TRK (Torneio Regional de Kobudo) Juiz de Fora 2015

kakejiku Dojo BH

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa
2019 treinos retomados!
NITEN - Juiz de Fora
JUIZ DE FORA
CLUBE JARDIM GLÓRIA
Rua Marcílio Dias, 45
Jardim Glória
Google Maps
QUARTAS
18h00 IAIJUTSU
19h30 KENDO-KENJUTSU
SÁBADOS MANHÃ
8h30 IAIJUTSU
9h30 KENDO-KENJUTSU

UFJF
PRAÇA CÍVICA UFJF
Treinos no parque, treinos regulares ao lado da reitoria. Em caso de chuva não há treino. Para confirmação contacte pelo whatsApp: (32) 99145-1371
Google Maps
DOMINGOS MANHÃ
9h00 JOJUTSU

Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenador: Ivan Santos e Lucas Calzolari
Telefone: (032) 99995-5515
Whatsapp:(011) 99734-6497
juizdefora@niten.org.br
www.niten.org.br/juizdefora

+Informações

Matrícula:

160 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

250 reais
Acréscimo para 2ª modalidade: +125 reais

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2018:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e qualquer um dos horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Em Juiz de Fora crianças a partir de 12 anos podem participar dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as modalidades: KENDO-KENJUTSU e IAIJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A arte da espada samurai continua viva e pode ser praticada ainda hoje, com o máximo de aproximação às experiências pelas quais esses guerreiros viveram há séculos. São centenas de posturas e técnicas de luta, que são praticadas durante os treinos com o uso de equipamentos apropriados para proteção e segurança.
O Hyoho Niten Ichi Ryu, um dos estilos treinados no Kenjutsu, famoso por suas técnicas com duas espadas, é o legado vivo das técnicas, estratégias e filosofia de Miyamoto Musashi. A prática do estilo é indispensável para aqueles que buscam compreender os pensamentos de um dos Samurais mais conhecidos da História, Miyamoto Musashi Sensei.

Iaijutsu:

É a Arte de desembainhar a espada samurai de forma eficiente, permitindo técnicas de ataque, defesa ou contra-golpe. É praticado contra um oponente imaginário e exige profunda presença de espírito, alcançada através de muita concentração, serenidade e controle da respiração.
YOKOSO! SEJA BEM-VINDO!
À UNIDADE JUIZ DE FORA DO
INSTITUTO NITEN!


Nos nossos treinamentos transmitimos as tradições guerreiras da espada samurai, com o:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
- JOJUTSU, a arte do bastão de madeira.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Junto é ensinado também a CULTURA e FILOSOFIA do BUSHIDÔ a partir dos ensinamentos de nosso Sensei Jorge Kishikawa pelo Método KIR.


Video da Unidade Juiz de Fora, 15 meses após o início dos treinos.

+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

Instituto Niten 2018

por Niten - 30-dez-2018




comentários   2 de 2

Thomas - VitoriaShitsurei Shimasu,

PRA CIMAA.
(Continua)

Formentini - VitóriaShitsurei shimasu,

Estive presente no Torneio, e pude sentir pessoalmente a energia e a força das palavras do Sensei. Enquanto ouvia o discurso eu pensava. `Que responsabilidade estar aqui, mas também que alegria!`.

Sou um homem agraciado por poder (Continua)

Niten JF 2018, 5 anos de vida.

por IvanSantos - 21-dez-2018

O ano de 2018 marca o quinto ano da unidade de Juiz de Fora. Um ano cheio de batalhas e desafios, que se apresentou para não só coroar os samurais da unidade com muito aprendizado, mas também com muita alegria e companheirismo. Além das mudanças e progresso dos alunos e da unidade JF, vimos o primeiro mundial de kenjutsu, os 25 nos do Instituto Niten e a implantação dos treinos de Jojutsu.


(Treino de Jojutsu no Parque aos Domingos)

"Todos os anos que passam em nossas vidas são especiais e acrescentam algo em nossa história. Alguns deles possuem marcos que causam ainda mais impacto e ficam guardados em nossas memórias. O ano de 2018 foi assim. Os treinos mudaram muito minha forma de agir em relação aos outros, minha forma de pensar e de encarar os desafios." - Calzolari


(Apresentação Iaijutsu, Hapyokay 2018)

"2018 foi um ano extremamente pedagógico para mim. Longe de ser o mais tranquilo, ou o mais feliz, foi na verdade um ano de guerra constante. Contra meus oponentes e contra mim mesmo também. (...) foi um aprendizado sem tamanho conseguir convencer-me de que há momentos em que é necessário se posicionar, seja para cumprir uma missão, seja para proteger alguém indefeso, seja para garantir a própria harmonia que tanto prezo. E isso só foi possível graças às lições que aprendi treinando no Niten." - Nogueira


(Apresentação de Kenjutsu, Hapyokay 2018)

"Terminamos o ano com muitas vitórias, com 3 dias de treinos semanais, e o jojutsu, o qual tanto buscávamos! Os sobreviventes da tempestade estão mais fortes, mais firmes no Caminho, e os iniciantes com boa energia e com sede dos ensinamentos. Mas o mais importante de tudo, como o Sensei sempre nos ensina, e como podia ser visto no sorriso no rosto de cada um em nosso bonenkai, todos felizes!" - Vasconcellos




Jojutsu aos Domingos

por IvanSantos - 10-dez-2018



Com o objetivo de promover a saúde e qualidade de vida dos praticantes, através de uma atividade centenária, a Unidade Niten Juiz de Fora inicia os treinos de Jojutsu aos domingos. A modalidade exercita o corpo e a mente, trazendo equilíbrio, foco e energia.

O Treinamento desenvolve o espírito de combate, aguça a percepção, melhora a coordenação motora e a qualidade de vida.
Cada praticante pode imprimir seu próprio ritmo à prática, colhendo melhorias físicas e autoconhecimento espiritual.

O Jojutsu surgiu como uma alternativa para os Samurais vencerem oponentes com espadas e outras armas sem precisar matá-los. Hoje, o Jojutsu, a arte de lutar com o Jô é praticada amplamente, trazendo saúde, boa forma e a disposição de um guerreiro para pessoas de todas as idades.

Interessados podem comparecer à Praça Cívica da UFJF, preferencialmente utilizando calça de moleton e camiseta, nos domingos às 9hrs da manhã, e realizar aula experimental.



(Alunos e interessados no primeiro treino de Jojutsu no domingo, 9 de dezembro)

"Todos estavam animados e com muita energia e kiai, nesse primeiro treino de Jo no parque. Nosso desafio é manter essa energia!" - Nogueira.

Mundial - Privilégio

por Tosetti - 31-out-2018



Konbanwá Sensei!

Shitsureishimassu,

Escrevo este relato para contar um pouco sobre minha experiênica no Mundial de Kenjutsu.

Desde o momento em que cheguei percebi que nunca havia sentido tanta energia, tanta força em apenas um lugar.
Durante o evento algo que foi novo para mim foi o treino de Katori. O que foi incrível. Ter o privilégio de poder treinar um estilo tão antigo foi algo que me deixou extremamente feliz.

Sobre a comemoração dos vinte e cinco anos do Instituto Niten, ter participado deste acontecimento tão importante foi muito bom.

Estar lá, ver tantos guerreiros determinados e com tanto kiai foi uma ótima experiência. Aprendi muito.

Arigato gozaimashitá!

Tosetti, Juiz de Fora.


Tags: Mundial,

Mundial - Coragem

por Nogueira - 31-out-2018



Konnichiwa,

Shitsurei shimasu.

Retornei hoje do mundial e a minha experiência foi tão positiva que permanece um gostinho de quero mais.

Acredito que, com a participação em um torneio dessas proporções, pude finalmente compreender como a virtude da coragem pode nos levar onde normalmente não acreditaríamos poder chegar.

(...)




Continua (post completo)

Tags: Mundial,

1º MUNDIAL KENJUTSU - RESULTADOS

por MundialKenjutsu - 27-out-2018




Resultados do 1º MUNDIAL KENJUTSU realizado nos dias 20 e 21 Outubro de 2018 em São Paulo com participação de delegações de:
Portugal, Inglaterra, Estados Unidos, México, Colômbia, Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.





(...)



Kenjutsu Categoria Máxima - Masculino
Alexandre Vaz (3º, RJ), Gilberto Vieira (1º, SP) e Ronaldo Costa (2º, RJ)



Kenjutsu Categoria Máxima - Feminino
Melissa (Fighting Spirit Feminino) recebendo premiação de 3º lugar em nome de Saieva (3º, ARG), Ana Lúcia (2º, SP) e Daiana recebendo premiaçao de 1º lugar em nome de Paula (1º, ARG)



Thomas Spanos (USA, Denver) recebendo prêmio Fighting Spirit Masculino






Continua (post completo)

Tags: Mundial,
comentários   1 de 1

CRISTIANE BARBOSA GOMES - Campo GrandeOmedetou Gozaimassu!!! Somos todos vencedores, pois no NITEN somos um único Clan, uma única família. Muito bem representada por todos os participantes, todos os veteranos e todos os iniciantes, durante este mundial. Sinto profundo e verdadeiro orgulho por (Continua)

Mundial - A Árvore do Mundial

por Cavalheiro - 25-out-2018



Konbanwa Youroshiku Onegaishimasu Sensei, Shitsureishimasu,

Fiquei devendo ao Sensei o significado por trás da árvore que dei de Orei.

Ano passado fiz meu primeiro shugyo e levei ao Sensei 1000 tsurus como Orei. Fiz pensando no desejo de Paz a todos do Niten, paz que conseguimos ao treinar, ao avançar no caminho e enfrentar os desafios do dia a dia. Foram 1000 tsurus para o desejo de realizar e multi coloridos porque somos nós, alunos, de múltiplas cores, múltiplas origens e mesmo assim únicos cada um.

Logo depois, eu pensei na ideia da árvore com folhagens de tsurus, e embora num primeiro momento fosse algo artístico, melhor apresentado, de um ano para cá ela foi fazendo sentido cada vez mais.

A árvore é uma ideia que foi plantada, uma semente que foi se desenvolvendo e que para sair da terra ela começou humildemente a crescer, e claro, teve que enfrentar fatores externos para se desenvolver forte e firme para se manter ao chão até ela se encher de vida através de suas flores. Mas essas flores não vierem da árvore e sim pousaram na árvore. E a cada tsuru que posou nesta árvore, mais cheia, volumosa e com vida ela ficou.

Os alunos do Niten são os tsurus da ideia, as flores que tornam a árvore uma árvore e, com base no discurso do Sensei, são as pessoas que tornaram o sonho em realidade.

Sensei pode conferir, os tsurus não são perfeitos, não são iguais, alguns estão aglomerados, outros alinhados, e isso é porque não somos perfeitos unicamente, mas juntos formamos algo tão belo que pode ser considerado perfeito.

E os frutos: o fruto dessa árvore é quando o tsuru voa dela e nesse momento a ideia vai com ele, crescendo mais outras árvores em novos lugares.

Domo Arigatou Gozaimashita ao Sensei e à Sensei por serem guerreiros de tornar o sonho em realidade e servir de exemplo a todos nós que compomos este sonho.

Shitsureishimasu,
Sayounara Arigatou Gozaimashita,
Cavalheiro - Unidade Porto Alegre-RS




Tags: Mundial,

Mundial - Dias maravilhosos

por Toshi - 25-out-2018



Shitsurei Shimasu,

Konnichiwa Sensei,

Que dias maravilhosos!
Hoje parece que o Sol estava mais brilhante, que as pessoas eram mais bonitas, que a vida é muito melhor! A minha noção de tempo se alterou, foi tão intenso, que tenho a sensação de que a festa durou um mês. Os gritos da torcida ecoam na minha cabeça, a imagem da mesinha foi gravada no meu coração.
O ambiente que Senpai Wenzel criou foi perfeito para dar a atmosfera de comemoração, a egrégora se formou a partir das cores das bandeiras e eu vi brasileiros, argentinos, mexicanos, portugueses, chilenos e americanos conversando como se fossem velhos companheiros, verdadeiros Irmãos de Espada!

Arigatou Gozaimashita Sensei, por abrir esse caminho aonde muitos passam e muitos passarão! Tive a oportunidade de conversar com Mika Sensei e como ela me emociona e inspira!
Ter a oportunidade de ajudar na montagem e documentar me deu outra perspectiva da festa, tive contato com pessoas diferentes e reconectar os elos. Soube um pouco da história de cada um deles e vi o impacto do Sensei e do Niten na vida de todas elas, todas são muito gratas pela existência do Sensei e de seu trabalho. Sensei tem a força de mudar destinos!

A vitória do Senpai Gilberto me deu a alegria de saber que treinamos com os melhores Senpais do mundo! As meninas da Argentina me motivaram para treinar mais também! E foi a torcida mais animada!

Domo Arigatou Gozaimashita por me permitir ajudar e participar um pouco nessa festa inesquecível.

Vida longa ao Niten!

Arigatou Gozaimashita,

Shitsurei Shimasu,
Toshi - Unidade Sumaré-SP










Tags: Mundial,

Mundial - Fortalecendo o espírito

por Fernanda - 25-out-2018



Konichiwa,
Shitsurei shimassu Sensei,

Esse final de semana vivi uma experiência muito especial com o Niten! Fui para o Mundial com a certeza de que estaria confraternizando com os irmãos de espada e saí com o espírito muito mais forte. Cada vitória e cada derrota me ajudou a entender que é possível avançar e superar desafios dentro e fora do dojo. Estou buscando novos desafios na minha vida pessoal e profissional e o Mundial ampliou minha energia para buscá-los com mais garra.

Arigato Gozamashita por mais essa oportunidade de aprendizado no caminho! Que venham os próximos 25 anos de espada samurai!

Sayonará
Fernanda - Juiz de Fora

Tags: Mundial,

Mundial - O Maior

por Calzolari - 21-out-2018



Konbanwá Sensei!

Shitsurei shimasu!

O Mundial de Ken cumpriu majestosamente a tarefa de ser o maior evento do Niten. A organização foi ótima, com um evento lindo de se ver e acontecendo sem maiores empecilhos. O grande entusiasmo e energia de todos os participantes juntamente com o apoio de suas torcidas foi contagiante, ainda mais quando eram os companheiros que vieram de muito longe, estava enorme.

Toda a técnica mostrada nos combates deixou claro que o Sensei conseguiu fazer com que o Niten tenha crescido muito, principalmente em qualidade, nunca perdendo suas raízes. As apresentações tornaram ainda mais especial todo o evento. Pude conversar com os colegas de outros países e percebi que, apesar da distância, eram como pessoas próximas a mim, por toda simpatia e alegria que mostravam, características gerais de quem passa pelo Niten.

(...)




Continua (post completo)

Tags: Mundial,

Coordenação

Ivan
Santos
Lucas
Calzolari

Calendário

  • 30 e 31 março - sáb e dom

    GASHUKU KEN, IAI e JO

    em SP, local a definir
Graduados Juiz de Fora

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Juiz de Fora
(032) 99995-5515
juizdefora@niten.org.br