Home Niten

Instituto Cultural Niten

imgcentral
TRK (Torneio Regional de Kobudo) Juiz de Fora 2015

kakejiku Dojo BH

Onde Treinar

localização: clique para ver o mapa

ABRIL:
DIA 08: excursão RJ, não haverá treino na Casa D'itália;
DIAS 15 e 22: treinos acontecem normalmente;



NITEN - Juiz de Fora
CENTRO
CASA D´ITÁLIA
Av. Barão do Rio Branco, 2585
2ºAndar em frente ao prédio da Unimed
Google Maps
SABADOS
8h30 IAIJUTSU
10h30 KENDO-KENJUTSU


Todos os treinos e horários abertos para interessados e aula experimental.
Coordenador: Ivan Santos

+Informações

Matrícula:

110 reais. (Matrículas abertas em todos os treinos do ano)

Mensalidade:

190 reais
Acréscimo para 2ª modalidade: +60 reais

Planos:

Confira pessoalmente no Dojo as opções de plano trimestral, semestral e anual com redução do valor final da mensalidade entre 16% e 25% .

PROMOÇÃO HAJIME 2017:

na matrícula ganhe a sua primeira espada de treino para a modalidade que mais lhe interessar: para o Kenjutsu uma espada de bambu (SHINAI), para o Iaijutsu ou Jojutsu uma espada de madeira (BOKUTO). A espada básica de treino é o material essencial necessário para o novato se dedicar aos primeiros meses de treino.

Materiais:

O iniciante pode nos primeiros meses treinar de camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).
O uniforme definitivo é o Kimono e Hakama e assim como demais materiais de treino podem ser adquiridos com o tempo e de acordo com a evolução e a disponibilidade de cada aluno. Para a armadura de combate há também a possibilidade de aluguel.
Mais detalhes sobre materiais, aluguel, aquisição e possibilidades de parcelamento consulte o responsável nos próprios locais de treino durante as aulas.

Como Iniciar

Visite o Treino:

Seja Bem-vindo e visite um treino em qualquer um dos endereços e horários listados acima. Não é preciso marcar com antecedência. Todos os treinos são abertos aos interessados.

Aula Experimental:

Se desejar participe fazendo uma aula experimental já na primeira visita. Nós emprestamos o material. A vestimenta ideal para participar é camiseta e calça moletom (ou tactel, de judô ou similar).

Adultos:

Adultos de todas as idades, homens e mulheres podem treinar. Não há pré-requisitos específicos nem a necessidade de previamente ter preparo físico ou experiência em artes marciais. O treinamento traz progresso técnico, físico e interior para todas as idades e fases da vida.

Crianças:

Em Juiz de Fora crianças a partir de 12 anos podem participar dos treinos.

Modalidades:

Cada aluno pode escolher, de acordo com seu interesse e disponibilidade entre treinar apenas uma ou ambas as modalidades: KENDO-KENJUTSU e IAIJUTSU.

Treinos:

Os treinos tem duração média de 2 horas. Entre as várias partes dos treinos estão aquecimento, fundamentos de golpes e técnicas, treino de sequências e combate, estes últimos normalmente divididos em grupos de iniciantes, intermediários e graduados, outras vezes com os mais antigos orientando os mais novatos. A frequência aos treinos depende da possibilidade de cada aluno. Com treinos uma vez por semana já é possível garantir um progresso técnico, benefícios físicos e na saúde e a assimilação dos princípios e valores da filosofia. Para alunos sem disponibilidade mesmo frequências menores são válidas e trarão resultado,

Filosofia:

Na visita ao Dojo procure ficar até o final da aula e participar dos momentos de ouro, quando o treinamento é complementado com elementos da cultura Japonesa e a Filosofia samurai do BUSHIDO.

Método KIR:

O KIR é um método de treinamento voltado para o desenvolvimento físico, mental e emocional do aluno, dando pouca ênfase à competitividade e desestimulando o uso da força. Com esta energia positiva, o aluno se sente confiante para desenvolver plenamente seu potencial.

O que Treinamos

Kenjutsu:

A arte da espada samurai continua viva e pode ser praticada ainda hoje, com o máximo de aproximação às experiências pelas quais esses guerreiros viveram há séculos. São centenas de posturas e técnicas de luta, que são praticadas durante os treinos com o uso de equipamentos apropriados para proteção e segurança.
O Hyoho Niten Ichi Ryu, um dos estilos treinados no Kenjutsu, famoso por suas técnicas com duas espadas, é o legado vivo das técnicas, estratégias e filosofia de Miyamoto Musashi. A prática do estilo é indispensável para aqueles que buscam compreender os pensamentos de um dos Samurais mais conhecidos da História, Miyamoto Musashi Sensei.

Iaijutsu:

É a Arte de desembainhar a espada samurai de forma eficiente, permitindo técnicas de ataque, defesa ou contra-golpe. É praticado contra um oponente imaginário e exige profunda presença de espírito, alcançada através de muita concentração, serenidade e controle da respiração.
YOKOSO! SEJA BEM-VINDO!
À UNIDADE JUIZ DE FORA DO
INSTITUTO NITEN!


Nos nossos treinamentos transmitimos as tradições guerreiras da espada samurai, com o:

- KENDO-KENJUTSU, a arte do combate samurai, com espadas de bambu e armadura.
- IAIJUTSU, a arte de desembainhar a KATANA.
Desde o início a escolha de quais modalidades praticar é livre e em todas as modalidades os treinos são complementados com o
- GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais.
Junto é ensinado também a CULTURA e FILOSOFIA do BUSHIDÔ a partir dos ensinamentos de nosso Sensei Jorge Kishikawa pelo Método KIR.


Video da Unidade Juiz de Fora, 15 meses após o início dos treinos.

+ Mostrar Vídeos
× Ocultar Vídeos

Mural

15 TBIK

por - 21-mar-2017



Hatsugeiko 2017 - Niten JF

por IvanSantos - 17-jan-2017

No dia 07 de Janeiro de 2017, realizamos o primeiro treino do ano. Caprichamos na limpeza do dojô (ossoji), janelas, portas, escada, palco. Preparamos o espaço para a atmosfera do treino: reflexiva, capaz de captar os aprendizados de 2016 e planejar as estratégias para 2017. Caminhar a passos largos e continuar no caminho, receber 2017 com kiai e disciplina!

"Este é meu segundo Hatsugeiko e, comparando com o anterior, tive uma percepção bem diferente.
Para mim, a experiência do Hatsugeiko deste ano foi muito mais para o lado espiritual. Arigatou gozaimashitá. Ainda que eu tenha que concluir este osouji em minha vida e em meu espírito, o primeiro treino do ano conseguiu me indicar uma direção.
Sayonará."

Almeida



"(...) Desde o início já ficou evidente que o caminho é longo e ainda tenho muito que melhorar, mas mantenho a certeza de que a única forma de avançar é permanecer firme na decisão de crescer e me tornar mais forte.(...) Por isso tomei como uma de minhas metas falar menos durante os treinos e exercitar minha capacidade de observação. Acredito que terei treinos mais produtivos dessa forma."
Nogueira



Que 2017 seja um ano de aprendizado para toda a unidade Niten JF!!!

comentários   1 de 1

Vasconcellos - Juiz de ForaKonnichiwa mina-san!

Shitsurei itashimasu!

Shinnen akemashite omedetou gozaimasu! Kotoshi mo yoroshiku onegai itashimasu!

Otsukaresama deshita! Que este seja um ano de aprimoramento para todos nós, e que possamos todos nos fortalecer e avançar ai (Continua)

#2017vamosparacima

por - 27-dez-2016




Em 2017 vamos para cima dos nossos desafios!
Treinar forte para enfrentá-los com energia!
Nos vemos em 2017 nas unidades do Instituto Niten

Tags: Egan2016_Dez,

Kenjutsu em Slow Motion - A Magia da Espada

por Café com o Sensei - 26-dez-2016



Tags: Egan2016_Dez,

3 anos de Niten Juiz de Fora

por IvanSantos - 02-dez-2016



"No último treino (26/11) comemoramos 3 anos da Unidade do Niten Juiz de Fora, unidade que tenho a honra de fazer parte e o prazer de chamar de segundo lar. Após o treino, que para mim foi um dos melhores treinos que participei, não sei se foi pela celebração, mas a energia estava muito diferente, o Kiai estava alto e como diriam alguns estava com sangue nos olhos. Não senti cansaço, não senti dores, enfim não senti nada que me fizesse diminuir a minha intenção nesse treino, após o treino fomos comemorar e a energia que compartilhamos com os nosso irmãos de espada é daquelas que são difíceis de descrever, tivemos a oportunidade de nos conhecermos melhor, rimos juntos e afiarmos o nosso espírito. Omedetou gozaimasu pelos 3 anos, Unidade Juiz de Fora, que venham muito mais por ai e que esse caminho estejamos todos juntos e com cada vez mais Kiai. Arigatou gozaimasu pela acolhida no colo dessa família de guerreiros da espada que dá vida, pois para mim ela literalmente me deu vida. Sayounara! Shistusereishimasu!" - PIRES



"(...) quando o destino nos reserva uma segunda oportunidade para seguir o caminho verdadeiro, a pessoa não pode deixar de atender. No dia em que encontrei o Senpai Ivan na rodoviária de Juiz de Fora, tive a convicção que o universo estava conspirando a meu favor, ocasião que descobria o inicio das atividades do Instituto Niten - unidade de Juiz de Fora - MG.
A partir deste dia, minha busca tornou-se uma realidade chamada Instituto Niten, hoje são aproximadamente 1095 dias de existência de nossa unidade, onde cada minuto me fez evoluir, buscando sempre o melhor de mim. Agradeço ao Sensei Jorge Kishikawa pela inspiração e exemplo para todos nos, um  especial abraço a todos do Instituto Niten  que estão ajudando na construção da historia de nossa unidade de Juiz de Fora - MG. Arigatou Gozaimashita
" – ALFREDO



"Percebi que, aonde há um samurai a energia nunca cessará. Imagine então, uma confraternização rodeado de guerreiros em que se comemora os 3 anos de existência de nossa unidade? A vitalidade é tal como nos treinos!
O ato de ouvir o que o outro tem a dizer, com sinceridade, torna a pessoa digna de respeito!
Para mim, fazer parte desta energia é uma grande honra!"
- WATSON



"Sábado quando estava me preparando pra ir pro aniversário do meu irmão logo após nossa confraternização, estava pensando como eu sou uma pessoa que gosta de festas e comemorações. Saio energizado e animado de todas as elas, especialmente as do dojo! Seguir o caminho me surpreende a cada dia com o que sou capaz de realizar, solucionar ou suportar. Me faz mais forte, o que ao mesmo tempo me faz mais livre. Consegui no Niten numerosos motivos para seguir sempre celebrando e agradecendo. Arigatou a todos os companheiros de unidade por compartilharem essa energia comigo." - NOGUEIRA







Estágio na ADM - Experiência Transformadora

por Almeida - 13-nov-2016



"O estágio na ADM é uma daquelas oportunidades na vida que não se pode deixar passar.
É uma vivência diferente da que se está acostumado no dojo, aprende-se muito (e rápido) com diversas pessoas e irmãos de espada que fazem diferença na sua vida e possuem uma energia realmente especial. Passa-se a entender melhor o porquê do zelo, do fazer correto e de forma ágil e a importância disso em nossas guerras pessoais e nos treinos.
Com o passar dos dias já possível notar mudanças sutis em suas atitudes e, agora de volta à minha terra, consigo mensurar melhor o quão transformadora foi esta experiência!
Como diz o Sensei, "é a evolução do Shingan". Mas só pegando a espada e vindo, convivendo e aprendendo para realmente entender!

Arigatou gozaimashitá ao Sensei, todos os senpais e colegas de treino por me tornar uma pessoa melhor e mais forte ao fim desta parte da jornada!" - ALMEIDA

Tags: Estagio,

Força do Niten

por Fernada - 04-nov-2016



"Konnichiwá Sensei,

Shitsureishimassu,

Estou escrevendo para agradecer ao Sensei pela oportunidade de aprender sobre o Bushido. Este último mês tenho vivenciado desafios familiares e o espírito do combate tem me ajudado a manter a força necessária para seguir em frente e apoiar quem está comigo.

(...)



Continua (post completo)

Crucial no Dia-a-dia

por IvanSantos - 03-nov-2016

Após um ano de intercâmbio no Japão, estudando física em Universidade de Nagoya, o aluno Vasconcellos do Niten JF retorna para treinar com os colegas e divide um pouco de sua experiência:

"Nesse um ano em que estive no Japão, pude vivenciar muito da cultura japonesa e vivenciar muitos momentos indescritíveis, e em todos eles o Niten estava presente. De fato, muito do que aprendi no Japão, e muitas das experiências que vivi por lá são todas graças ao Niten, aos ensinamentos do Sensei, e da ótima energia que recebi de todos da família Niten.
    Todos os aspectos do que aprendemos nos treinos eram parte constante, e crucial do dia-a-dia. O omoiyari (sentimento de compaixão) estava sempre presente, o se preocupar e fazer pelo outro, sem pedir algo em troca. A cada movimento, a cada afazer, a preocupação com o sentimento, e o respeito para com as pessoas ao redor, o fazer o melhor para a convivência em sociedade. O respeito para com o próximo, os cumprimentos, o sumimasen, o shitsurei shimasu, o gomennasai, o arigatou gozaimasu, sem dúvida as palavras mais utilizadas no vocabulário nipônico. Mas não palavras vazias, mais cheias de um profundo sentimento, de energia, os kiais do cotidiano.
   
    Neste último final de semana pude, enfim, reencontrar com meus irmãos de espada e compartilhar novamente da ótima energia com todos. Fiquei muito contente com o crescimento e o fortalecimento de todos no Caminho, e em conhecer os novos companheiros no Caminho. Poder novamente estar com a família Niten, poder pegar em armas e compartilhar da mesma energia de todos foi incomparável. Doumo arigatou gozaimashita mina sama!
    Sou muito grato ao Sensei Jorge Kishikawa por todos os ensinamentos no Caminho, sem os quais eu não teria tido as oportunidades, e as experiências que tive nesta batalha. E ainda a todos da família Niten pela energia e por todo o apoio que recebi, e ainda recebo de todos. Makoto ni arigatou gozaimasu!

Makoto ni arigatou gozaimashita Sensei!
Makoto ni arigatou gozaimashita ao Senpais e aos irmãos de espada!

Shitsurei itashimashita!"
-  Vasconcellos



Vasconcellos presenteia o dojo com um Mamori:

"Tive bastante contato com o xintoísmo e com o budismo, podendo visitar vários templos por todo o Japão. Locais sagrados, em que uma força maior se faz sentir no ar, locais em que o respeito e a gratidão são as palavras mais fortes. Com esses sentimentos em mente, quis trazer como um orei e como proteção para o dojo um mamori(守り). Chamado sachihoko(幸鉾), literalmente alabarda da felicidade, representa uma réplica de uma alabarda divina, guardada no templo da deusa Sol Amaterasu Oomikami-Sama(天照大御神様), usada para proteger o local de más intenções e de energias negativas. Espero que possa trazer um pouco da energia que senti para nosso dojo e possa protegê-lo nestes tempos conturbados."

Goshinjutsu

por Niten - 01-nov-2016



Sequencia de GOSHINJUTSU, a defesa pessoal dos samurais 

Treino na Praça - Intenso Aprendizado

por IvanSantos - 23-out-2016



"Uma experiência bastante diferente para tornar o momento uma fonte mais intensa de aprendizado.
(..) Reconhecer as dificuldades próprias e dos colegas nos torna mais compassivos, enquanto integrados a um ambiente natural e social aprofunda o sentido mais necessário e belo de sermos livres para tentar desvelar estes segredos subjacentes no caminho.
Arigato gozaimashita!"
- DURVAL



"... no decorrer do treino tivemos obstáculos novos, pois o terreno não era o piso reto do Dojo, mas o solo, com grama, raízes e irregularidades, o que nos forçava a afiar ainda mais o espírito e aumentar o Kiai. A energia em volta foi muito boa também, o contato com a natureza e com os animais em volta, dava um incentivo a mais no coração, motivando ainda mais o nosso Ki. (...)Arigatô gozaimasu pela energia maravilhosa que levo comigo quando termino cada treino e que me direciona no dia-a-dia.
Arigato gozaimasu!"
- PIRES


comentários   1 de 1

Fernanda - JUIZ DE FORAKonbanwa,
Shitsurei Shimasu.

Omedetou Gozaimassu a todos que participaram do treino! Nossa sinergia e integração ficou clara com os depoimentos. Todos tem alguma coisa em comum sobre os desafios e oportunidades do contato com a natureza. Este treino f (Continua)


Coordenação


Ivan
Santos

Professor
e Designer


Programação

  • 8 abr - Sábado

    Excursão para o Rio de Janeiro

    Excursão da unidade Juiz de Fora para o treino de sábado no Rio de Janeiro.
    Treino das 10h às 19h na Tijuca.
  • 6 maio - Sábado

    15°TBIK Torneio Individual de Kobudô

    Em São Paulo - APCD
Graduados Juiz de Fora

niten kobudo kenkyusho topo
Instituto Niten Juiz de Fora
(032) 99995-5515
juizdefora@niten.org.br