Mural - Instituto Niten Rio Grande do Sul Ir para o Conteúdo

Mural Niten Gaúcho


O Corte Perfeito

por Brenda-Adm - 20-jun-2016

Tags: Egan2016_Ago,

Vencer o Frio

por Luciana - 13-jun-2016



Narabê à - 1ºC

Antes de tudo, domo arigato gozaimashitá Sensei pelo grande ensinamento.
"As mulheres são melhores que os homens"

Quando eu era militar e fui servir em um pelotão de fronteira, eu era a única mulher dentre 81 homens. Sempre ouvia a seguinte frase: “militar é militar, aqui não existe esse negócio de homem ou mulher!" Porém eram as mulheres que tinham as melhores colocações nos testes de tiro. Claro que levei a diante essa frase para continuar em frente, diante de tantas missões e dificuldades.
Após conhecer o Niten ouvi em um Momento de Ouro a frase: “As mulheres são melhores que os homens”. No Shinhagakure, o Sensei explica o porquê. Vi com mais clareza no que somos melhores e como superamos a diferença da força e do tamanho. “Melhor postura” e “Menos vícios” e “Melhor pegada na espada”, assim uma desvantagem em um golpe se torna vantagem noutro e com esse ensinamento fiz o treino de hoje. Momento de Ouro relembrado no início do treino, pois só havia mulher.
Nessa quarta na cidade de Ponta Grossa tivemos temperaturas negativas, o treino foi firme! Chegamos no dojo, Silvia e eu, colocamos nossos kimonos, limpamos o dojo montamos os equipamentos e seguimos. Fizemos um aquecimento bem puxado pois estava frio demais acredito que por volta de 0ºC, treinamos firme o Dai Ni Kihon, e na hora do bogu já estávamos com menos frio, tremendo ainda, fizemos piloto do kyu com bastante kiai, kiai de estremecer o dojo, apareceram alguns curiosos para ver o que estava acontecendo lá, continuamos e, sem parar, fomos direto para o keiko,
-Mas já?!
E lá foi o primeiro men.
-Hai
O keiko bem puxado, com golpes limpos e bem definidos, o bom de estar com energia é estar com vontade de gastá-la, parávamos apenas para trocar de armas, o kiai não baixava, uma querendo dar o melhor golpe melhor que a outra, o kiai mais alto que a outra, ter a melhor postura que a outra, ser mais agressiva que a outra. Estava empolgada com o trecho do Shinhagakure, o keiko estava tão agressivo e tão bom que quase perdemos a hora do fim do treino. Ainda bem que temos a vantagem de não sentir tanta dor quanto os homens, amanhã estarei toda dolorida, mas acumulando energia para gastar no próximo treino, dessa vez com todos do Niten Ponta Grossa, e nós mulheres que treinamos hoje, estaremos mais fortes no kiai e na luta!.

Arigato Gozaimashitá
Sayounará




Silvia e Luciana da unidade Ponta Grossa 





Em São Paulo - Narabê à 5ºC




Alunos Vencendo o Frio

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Konbawa,

Estive recentemente em Ponta Grossa e posso afirmar que encarar essas temperaturas não é tarefa fácil.
Omedetou gozaimasu e ganbatte kudasai!

Sayonara,
Caran (Continua)

GASHUKU COM SEMPAI DANILO II

por Alessandro - 07-jun-2016

"Na volta à Caxias, pensei: bah, amanhã eu vou estar realmente morto, não sei nem se vou ouvir o despertador. O que me surpreendeu foi que acordei antes do despertador e tão energizado e descansado, como se tivesse dormido 8 horas e não tivesse feito nada de mais no dia anterior, me sentindo muito mais vivo do que quando acordei sábado. E apesar de mais um treino puxado, passei o resto do domingo com um sentimento que não tinha a muito tempo: o de ter realmente aproveitado o final de semana.
Arigato gozaimashita Senpai Danilo pelas experiencias e a todos os organizadores deste Gashuku!"


Stela - Caxias do Sul


20160520224133-62d0c80e-me.jpg (792×526)

 
"Aprender. Treinar e treinar e treinar, com a acolhida em Caxias do Sul transformando um dia frio e chuvoso em momento propicio para reflexão . Aprender novo kata e vivenciar o Caminho com os irmãos de espada e os Katas do Bushidô em um final de semana cheio de energia foi mais que especial."

Mára - Porto Alegre

 


 
"Esse gashuku foi o que consegui viver com mais intensidade.
A minha memória desse Gashuku é o KI. Tudo foi muito intenso e eu me senti motivado a dar todo meu esforço e intensidade em todas as etapas. A energia foi tremendamente alta e senti uma grande alegria ao treinar com tanta dedicação com todos os companheiros de caminho que reencontrei nos dois dias.
A vontade de limpar o espírito e motivar os companheiros que treinaram comigo (arigatou gozaimashita a todos) era muito maior que o cansaço e não parava de aumentar."


Petersen-Porto Alegre

 




 
"Esse gashuku me trouxe um grande sentimento de alegria, desde o seu início ao ver o dojo lotado de colegas e sentindo a energia de todos buscando dar o melhor de si. Mas o melhor para mim foram os momentos de confraternização após os treinos, pois neles o Senpai Danilo pode nos relatar sobre como é a convivência mais próxima ao Sensei. Esses foram verdadeiros Momentos de Ouro, onde pude enxergar um pouco melhor o que é o verdadeiro Bushido."


Almeida - Porto Alegre




GASHUKU COM SEMPAI DANILO I

por Alessandro - 18-mai-2016

  


"A energia no Dojo neste dia esteve mais intensa, os companheiros de espada buscando o aperfeiçoamento, lutando como eu com as dificuldades tanto técnicas, físicas e psicológicas, mas ao final notei uma alegria que nos leva a pensar que a superação nos conforta e alegra, pois estamos com diz o gaúcho Peleando (luta), não passíveis sem ação diante dos problemas. 
Confesso que comentei ao início que estava preocupado, inclusive não tinha dormido bem aquela noite, mas como num passe de mágica com o começo do treino houve uma mudança e mesmo no cansaço do final do dia me senti mais em paz. Maracci - Porto Alegre"


"Intensidade no dojo"

"Se fosse pra comentar puramente sobre a parte técnica, eu teria que escrever um relato de uns 10 parágrafos e ainda assim ia ter só arranhado por cima tudo que foi passado pelo Senpai Danilo. Seja no Kenjutsu combate, nos Katas do Niten Ichi Ryu, no Iaijutsu se a pessoa piscasse teria perdido algum detalhe essencial, se não chegou em casa e escreveu tudo que o Senpai lhe passou, tem que correr pra fazer já, caso contrário vai  ter uma perda irreparável porque cada correção, cada demonstração valeu ouro...



"Sem piscar nos detalhes"

Mas se eu puder humildemente dizer o que me marcou mais foi a sensação de superação e o sentimento de gratidão que eu tive ao sair desse Gashuku. Foi pelo Senpai Danilo, tão atencioso, tão sereno e sério, passando correções, demonstrações, realmente polindo a técnica e o espírito de todos os que foram ao Gashuku. Cada vez que o Senpai Danilo veio me corrigir em algo, a minha vontade de continuar aumentava, e eu via isso acontecendo com os outros participantes. Juliana - Caxias do Sul "


"Sentimento de paz e gratidão"




Arigato gozaimashita Sempai Danilo!

 

Sábados Matinais em Caxias do Sul 2

por Niten - Caxias do sul - 10-mai-2016










Sábados Matinais em Caxias do Sul

por Niten - Caxias do sul - 10-mai-2016






Treinamento de Kenjutsu Combate

Tags: Egan2016_Ago,

Primeiro treino frio do ano em Caxias do Sul

por Mendes-Cax - 27-abr-2016

Nesta terça-feira os samurais de Caxias vieram treinar sob o frio de 4º graus.

Um dia chuvoso e gelado. 

Ótimo para apertar o nó do espiríto!


 Apesar do frio, o treino pegou fogo!


comentários   1 de 1

Mára Núbia da Silva - GuaíbaOmedetou aos irmãos de espada.
Que possamos estar juntos em breve e compartilharmos experiências. (Continua)

24 DE ABRIL - DIA DO SAMURAI

por - 24-abr-2016

Em homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa
na data de seu aniversário, 24 de Abril,
comemoramos o Dia do Samurai
OMEDETOU A TODOS OS SAMURAIS!





Shinnenkai Caxias do Sul

por Mendes-Cax - 16-mar-2016

Saudações Mina San!
Domingo dia 13 de março realizamos o Shinnenkai de Caxias do Sul.
Fomos presenteados com um domingo ensolarado!

(...)

Banzai Niten!!

Arigatou Gozaimashita a todos que participaram e até o próximo evento!
Mendes
Niten Caxias do Sul


Continua (post completo)

comentários   3 de 3

Matsuda - Caxias do SulOhayou gozaimasu
Yoroshiku Onegai Shimasu
Shitsurei Shimasu

Foi um ótimo dia, não só pelo convívio com irmãos da espada, mas também com os familiares.

Arigatou gozaimashita

Matsuda (Continua)

RODRIGO DOS SANTOS - Caxias do SulKonnichiwa,
Shitsurei shimasu,

Esses momentos de convivência são bons para reforçarmos os laços de amizade.

Arigato gozaimashita,
Rodrigo (Continua)

Gabrielle - Caxias do SulKonnichiwa,
Shitsurei shimasu,

Foi muito especial compartilhar esse momento com os irmãos de espada!

Arigato gozaimashita,
Gabrielle (Continua)

Shugyo do Mendes

por Niten - Caxias do Sul - 09-mar-2016


Cuidar do Dojo e do grupo, ser um exemplo; isso é ser Senpai

"De fato esse meu terceiro Shugyo foi bem diferente! Logo no início Sempai Wenzel me delegou a função de coordenar os outros shugyos e o estagiário​.
A cobrança direta e pressão psicológica foi bem mais leve do que nos outros dois Shugyos que realizei, porém a responsabilidade foi deveras maior!

(...)


Mendes foi o Campeão do 13º TBIK (Torneio Brasileiro Individual de Kobudo) na categoria máxima (Kobudo), na foto está usando Naginata

Continua (post completo)

Tags: Shugyo,


Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio Grande do Sul
    (011) 94294-8956
    rs@niten.org.br