Shugyo - EDIFICAÇÃO PESSOAL Ir para o Conteúdo
imgcentral

Shugyo - EDIFICAÇÃO PESSOAL


Pedro Jorge

O shugyo para mim era algo de muita importância e de grande seriedade,pelo que tive a oportunidade de realizar do dia 04/08 a 12/08/2009. Foi uma grande guerra formada por diversas batalhas. A primeira delas começou antes mesmo da minha viagem a São Paulo, quando tive que deixarem casa minha esposa grávida dos meus primeiros filhos que são gêmeos.Foi necessário muita concentração para não me deixar derrotar pela preocupação e pelos pensamentos outros que invadiam minha mente.

No Shinhagakure, o Sensei Jorge Kishikawa alerta que o shugyo não é um piquenique nem uma excursão, mas sim um árduo treinamento. Eu pude compreender um pouco do que o Sensei queria dizer com isso. Acredito que a sistemática do treinamento é baseada no pensamento que se encontra afixado na cozinha da ADM . Assim, através de atividades que vão desde limpar e regar diariamente o jardim, limpeza em geral e outras tarefas manuais até treinamentos intensos com bogu, katas de Niten Ichi Ryu, Iaijutsu, etc. De fato, durante todo o dia o shugyo não pára de fazer atividades e treinamentos, ao mesmo tempo que os pensamentos e reflexões sobre os ensinamentos passados pelos Senpais afloravam em minha mente. Eram detalhes que faziam toda a diferença na execução dos katas e no momento dos eletrizantes combates com bogu. Por isso,escrevi tudo o que foi possível no meu diário para não esquecer de nada.

Ainda, é importante enfatizar que no shugyo tive oportunidade de conviver e de apreender mais sobre o bushido e sobre a etiqueta japonesa, foram lições inesquecíveis e até mesmo pessoais de grande valia. Nos momentos de ouro eu pude aprender sobre o dar importância às pequenas coisas para se obter as grandes virtudes como respeito, lealdade, compaixão, gratidão,sabedoria, honra e coragem. Aprendi que devemos ser sérios para que nas pequenas ações não manchemos nossa grande virtude.

Jamais poderia imaginar que o shugyo seria um treinamento tão intenso e com tão indescritível oportunidade de crescimento interior e de fortalecimento do corpo. Certamente foi uma experiência marcante e sem precedentes para mim.

Domo arigatô gozaimashitá aos Senpais Wenzel, Adeval, Akira, Gilberto e Sidharta, a todos os integrantes da ADM, ao Senpai Vaz do Rio de Janeiro que também estava em shugyo e a todos os alunos do Niten de São Paulo, que muito contribuíram para meu treinamento.

Uma coisa é certa para mim, eu voltei do shugyo bem diferente de quando lá cheguei, com mais energia para lutar nos combates da vida, dando muito mais valor aos pequenos detalhes que muitas vezes sequer percebemos.
CERTAMENTE O SHUGYO É UMA EXPERIÊNCIA DE EDIFICAÇÃO PESSOAL INESQUECÍVEL!!!


topo

Instituto Niten Pernambuco
(011) 94294-8956
recife@niten.org.br