Mural - Instituto Niten Ribeirão Preto Ir para o Conteúdo

Mural Niten Ribeirão


Um treino igual, só que diferente!

por Niten - 15-abr-2020

"Neste sábado (21/03) mantive a rotina de treinos. Mesma hora, mesmos companheiros, mesmo ritmo. Tudo igual? Não, nada igual. Treinamos juntos, graças às tecnologias que estão a nossa disposição, mas separados fisicamente, cada um em sua casa cumprindo o isolamento social imposto pela COVID-19.

Tudo diferente, um mundo diferente. E o local improvisado? Poderia responder rapidamente: sim. Mas, responder "sim" seria um erro pois para um "Samurai", ou seja,
para alguém que se prepara para a guerra diária, todo lugar deve ser adequado. Se a técnica é praticada com afinco e o espírito está forte, o piso um pouco desnivelado do quintal não pode ser desculpa para deixar de fazer o treino.

Mais um aprendizado trazido pelo NIten. As condições adversas não podem ser desculpa para deixar de cumprir com uma obrigação.

Evidentemente, não estou falando aqui de correr riscos desnecessários e nem de cometer desatinos para cumprir uma obrigação. Mas, como o treino de hoje me ensinou, não dê desculpas, se adapte, mantenha o espirito altivo, coloque energia e seriedade na realização da tarefa, avance com cuidado e siga em frente. A guerra só pode ser vencida com desta forma.

Ecoam na minha mente as palavras do Sensei no ShinHagakure: "A VIDA É GUERRA" (Vol. 01 pag. 43)

Arigatô Gosaimashitá Sensei

Ariagatô Gosaimashitá Senpais

Gambatte Niten!

Gambatte Brasil!


Paiva
"


Aluno Paiva do dojo Nova Friburgo realizando os exercícios em casa



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Ribeirão Preto
    (011) 94294-8956
    ribeirao@niten.org.br