Niten Rio de Janeiro - Mural Ir para o Conteúdo

Mural NitenRio


Palestra da Monja Coen no Niten Rio

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 24-dez-2002

O ZEN E AS ARTES MARCIAIS

A Undiade Rio de Janeiro do Instituto Cultural NIten promoveu neste dia 18 de janeiro, sábado, pela primeira vez a Palestra da Monja Coen Murayama sobre o Zen e as artes Marciais na sua Cidade.

A Monja Coen, maior autoridade do Zen na América Latina, há quatro anos promove a palestra em São Paulo relacionando os estudos dos alunos do Instituto NIten com o Zen. A palestra se incorporou ao currículo do curso e do método KIR que o Sensei Jorge Kishikawa oferece aos seus alunos de KENJUTSU, JOJUTSU e IAIJUTSU. Através do Método KIR, as aulas práticas são complementadas de eventos culturais, aulas audiovisuais sobre cultura japonesa e palestras, dentre as quais esta é uma das mais importantes, e ocorre no mímino uma vez por ano.

Este ano, a Palestra foi levada para uma das 18 cidades fora de São Paulo que também possuem unidades do Instituto. Os mais de 70 alunos da Unidade do Rio de Janeiro, sob coordenação do Monitor Wenzel Bohm, que conheciam as palavras da monja somente através dos vídeos de palestras anteriores, puderam conhecer a forte presença e a amabiliadde dos gestos e olhares da Monja, que estuda o Zen há décadas, já passou longos períodos em treinamento no Japão e hoje é a Mestra mais importante na difusão do Zen no Brasil.

Na palestra Sensei Coen seguiu a história de Sidharta Guatama, o BUDA, na antiga Índia e a de Bodhidharama, o patriarca das artes marciais. Ao lado dos fatos históricos e das lendas, a narrativa da Mestra do ZEN esteve repleta de observações que mostravam a forma própria do ZEN de ver a realidade e a vida, conseguindo com sua voz ritmada e suave aguçar a percepção dos ouvintes.

Na ocasião a Monja Coen também veio apresentar aos alunos e interessados presentes o livro de sua prórpia Mestra, Shundo Aoyama Rôshi, abadessa do Mosteiro Zen-budista onde a MOnja treinou no Japão. O Livro "Para uma Pessoa Bonita" contém contos e a experiência de vida da abadessa, e está sendo lançado no Brasil com prefácio da Monja Coen. "Para uma Pessoa Bonita" inicia lembrando que após os quarenta anos de idade, somos responsáveis por nosso rosto e aparência, tendo formado eles ao longo da vida através de todos nossos atos, gestos e decisões. Os alunos de Kenjutsu indentificaram em seus treinamentos uma forma de aprimorar o coração para esta jornada, e entenderam as artes marciais serem também uma importnate ferramenta neste objetivo em comum com o Zen.

A palestra e o contato com o ZEN são fundamentais buscar este objetivo de recuperação do potencial humano através da espada, formando guerreiros no dia-a-dia que tragam vida às suas realizações e harmonia com os seres. O Método KIR, aplicado no Instituto visa principalmente este objetivo. "Encontramos nas palavras da MOnja Coen sempre um eco muito grande de nossos objetivos no treinamento de todo o grupo. É uma forma de compreendermos melhor aquilo que buscamos sob orientação do Sensei Jorge Kishikawa", conta Wenzel.

"Pareceu-nos que o objetivo da Monja Coen e do Zen-Budismo é quase o mesmo daquele que buscamos no nosso treino de KENJUTSU, só que eles praticam fazendo ZAZEN e nós praticamos treinando a espada." Afirma Alexandre Ormond, aluno da UNidade do Rio de Janeiro e completa que deseja agora também experimentar períodos maiores de ZAZEN, além dos minutos que são meditados antes e ao final de cada treino do NITEN.

"Ouvir as palavras da Monja Coen é como se colocar sob uma forte cachoeira, há uma enorme força e energia nelas, que quase te derrubam se não se esforçar para ficar em pé, mas são como água: não machucam"

A palestra também esteve aberta a alunos de outras artes marciais e a interessados em geral, todos surpreendidos como os temas de Sidharta Guatama e as histórias do ZEN se tornaram formas diretas de discutir as grandes questões que envolvem as artes marciais: o desenvolvimento espiritual.

DOMO ARIGATÔ GOZAIMACHITÁ

MONJA COEN
COEN SENSEI!

LINK: SITE DA SENSEI COEN

 



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio de Janeiro
    (021) 97256-9797
    riodejaneiro@niten.org.br