Ir para o Conteúdo

Mural Niten Rio


A disciplina aplicada aos alunos do Niten.

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 22-dez-2004

Por Fernando JF Alves

“Perto de completar dois anos no Caminho, muitas foram as vezes que senti vontade de mandar um e-mail para o Niten.

Quase sempre o motivo era uma vitória pessoal, uma superação ou simplesmente para falar de minha satisfação por fazer parte desse grupo.

No entanto, diante dos relatos que lia no E-gan, acabava achando que meus comentários teriam pouco a acrescentar aos belos, e às vezes emocionantes, depoimentos que ali estavam.

Porém, após o evento de lançamento do livro SHINHAGAKURE, no Rio de Janeiro, senti que deveria externar o que estou sentindo.

Sou oficial da Força Aérea Brasileira e estou acostumado a organizar e participar de muitos eventos. Sei das dificuldades e responsabilidades que os envolvem, da quantidade de recursos mobilizados e do número de coisas que podem dar errado. Tudo isso, mesmo quando os responsáveis são profissionais experientes e tarimbados.

Os coordenadores do Rio, todos jovens de menos de vinte anos, conseguiram realizar o evento com sucesso. Como verdadeiros samurais que são, receberam a missão e a cumpriram. Foi uma demonstração de que o Niten forja espíritos fortes, prontos para qualquer combate, seja com uma espada nas mãos , seja na realização de um vento como este.

Após a noite de autógrafos o Sensei convidou Coordenadores, Monitores e alguns alunos para comermos uma pizza. Ver naquela mesa os jovens Coordenadores e Monitores diante do Sensei me fez recordar meu tempo de cadete, em que compartilhar uma refeição com nosso comandante era honra para poucos. Senti-me jovem como eles, com vontade de aprender, sem medo de errar, sabendo que quando se dá o melhor de si não é necessário temer o resultado de qualquer batalha.

Fiquei orgulhoso de ver tanta responsabilidade e comprometimento com um ideal em pessoas tão jovens. Este é o motivo de escrever este e-mail. Dizer da minha alegria de constatar que o Instituto Niten é uma verdadeira escola de formação de caráter e espírito, onde se forjam jovens que, empunhando a espada que dá a vida, em abundância, certamente terão muito a contribuir para fazer de nosso país uma nação melhor para todos.”

Visita do Sensei a unidade Barra

por NIten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 13-dez-2004

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2004 o Sensei esteve no Rio de Janeiro para fazer treinos.
Alunos e Coordenadores de outras localidades compareceram para adquirir e prestigiar os ensinamentos do Mestre Jorge Kishikawa na unidade Barra. Veja algumas fotos:

A recompensa vem no filnal

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 11-dez-2004

Por Ricardo Silva

Os domingos, como sempre nublados, deram aquela preguiça matinal, mas eu levantei e fui treinar. Para minha surpresa só fomos eu, Dumont e Musacchio. Começamos a treinar iai na PUC umas 8h30. e 8h50 o Sardinha chegou, eu parei meu iai e peguei minhas shinais e kodachi e meu bogu. Eu ainda estava cansado do dia anterior e da noite, pois não havia dormido bem.
Começamos a aquecer com 50 Jogeburi, 50 Nanameburi, 50 Suburi e 50 Shomen Uchi. Após isso ainda era 9 hs e pomos os bogus. Musacchio e Dumont treinavam iai. começamos com Men Uchi, Kote Uchi, Do Uchi de Jodan e fizemos 3 vezes 6 de cada. Depois treinamos o os exercícios de kamaes variados do dia anterior, pois Sardinha não pôde participar. Nove e meia começamos a lutar, sendo um de nós só podendo usar um kamae, como no treino. Então quando deu 9h50 eu peguei a nitto e fizemos uma luta com kamae livre, no final, fizemos ippon e paramos o treino 10 hs.
O interessante é que eu acordei cansado, fui pro treino cansado, treinei cansado e passei a entender um pouco mais como com o espírito forte e determinado os coordenadores conseguem treinar mais firme que todos, mesmo após uma longa semana de trabalho.  

Arigatou Gozaimassu senpai Wenzel por não deixar meu espírito baixar em treinos pesados;
Arigatou Gozaimassu Sardinha por ter me proporcionado essa experiência; 

Sayounara, Silva



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio de Janeiro
    (021) 97194-8100
    riodejaneiro@niten.org.br