Niten Rio de Janeiro - Mural Ir para o Conteúdo

Mural NitenRio


Sensei na Urca

por Niten Rio de Janeiro - RJ/Rio de Janeiro - 26-fev-2005

    No último dia 26 (sábado) os alunos da unidade Rio de Janeiro tiveram a oportunidade de cruzar suas espadas com o sensei Jorge Kishikawa. Estiveram presentes cerca de 50 alunos, todos com o mesmo fim: Treinar e aprender com os ensinamentos do sensei.

    O sensei lutou com a maioria dos alunos, inclusive com as crianças, e puxou treino com os alunos de 6º kyu, cobrando deles rigorosamente postura, kiai e perseverança na seqüência de exercícios.

    Após, os alunos treinaram entre si men-utshi, men-men-men e kirikaeshi, com muito Kiai e mantendo a postura.

    Depois teve apresentação de Katas do estilo Niten Itchi Ryu, pelo sensei e pelo coordenador responsável pela unidade Rio de Janeiro, sempai Wenzel, em que foi demonstrada a exteriorização do Ki, através de seus golpes sinceros e rápidos.

    No final, o sensei falou sobre o Kakejiku, mostrando o kanji “Tchu Bun Do Yo Shi Ka Fu”, que traduzido para os alunos quer dizer “no amanhecer, se a verdade for entendida, ao entardecer poderei morrer feliz”.

    Durante sua exposição, o sensei traçou um paralelo entre a escrita e a espada, afirmando que em ambas, no momento da execução, não podem ocorrer erros. Na escrita, um traço mal feito não pode ser reparado, pois o tempo no qual foi realizado já passou e sua marca não poderá ser apagada. Em relação à espada, o erro é pago com sangue. O corpo é que sofre com o erro. Portanto, no momento da verdade não podem ocorrer erros.

    O sensei Jorge Kishikawa asseverou ainda que tanto na escrita quanto na espada há formas básicas que devem ser aprendidas para que haja a evolução técnica. Não adianta aprender técnicas mais avançadas se o básico não foi compreendido, pois não serão executadas de forma satisfatória. As técnicas básicas influenciam inclusive no desempenho da luta, que além de ficar prejudicada, terá essa carência notada pelo oponente. Como disse o sensei, “para ganhar a luta, é preciso saber atacar”.

    Foi dito também que como no cominho da espada, na vida cotidiana de cada um, os atos praticados na busca do objetivo devem ser violentos (definidos), sérios, urgentes e sinceros. Após, terminado o treino, o sensei viajou com os monitores para Petrópolis para o treino intensivo no domingo.

    O treino realizado com o sensei Jorge Kishikawa na unidade Rio de Janeiro foi de grande importância, pois os alunos puderam aprimorar e entender ainda mais sobre a técnica da espada e seu caminho árduo. Domo arigatô sensei e sempai Wenzel.

Ricardo Minner



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio de Janeiro
    (021) 97256-9797
    riodejaneiro@niten.org.br