Niten Rio de Janeiro - Mural Ir para o Conteúdo

Mural NitenRio


Caminhada Estratégica no ZooRio

por NitenRio - RJ/Rio de Janeiro - 27-fev-2011



No domingo de 27/2/2011 tivemos a oportunidade de sermos guiados pelo Senpai Brandalise em uma "caminhada estratégica" no zoológico do Rio de Janeiro, considerado o mais antigo do Brasil. O evento visa demonstrar como os animais se defendem e atacam na natureza fazendo paralelos com nosso treinamento no dojo.
 
A caminhada estratégica teve início há 10 anos com uma tese sobre o kiai dos animais que o Senpai Brandalise na época professor de biologia fez para o evento das teses do Niten, e agora como Doutor em paleontologia, continua nos brindando com esse evento especial. É impressionante percebermos o quanto podemos aprender com a observação da natureza e melhorar nossas técnicas no dojo.    
 
Tenho certeza que cada um de nós levou consigo alguma estratégia para ser utilizada no dojo da Vida e no dojo do Niten. Cada animal possui uma característica própria adotando determinada postura dependendo da ocasião. No nosso treinamento também adotamos posturas diferentes visando sobepujar a estratégia do oponente. Agradecemos ao profissionalismo, humor e simpatia do Senpai Brandalise por nos transmitir informações tão valiosas para nossas vidas.
 
Domo arigato gozaimashita Senpai Brandalise.
Niten Rio






comentários  

Amanda - Rio de JaneiroQuero agradecer imensamente pela caminhada no Zoo. Foi um dia muito interessante, pois pude conhecer melhor as características de cada animal e também tive a oportunidade de conversar com as pessoas da equipe Niten Rio.
Muito obrigada!

Yasmin - Rio de JaneiroAchei o passeio muito interesante, e acho que deveria ter outros passeios DIVERTIDOS iguais a este. Adorei os jacarés e os pinguins.
Arigato por este passeio senpai Brandalise e senpai Wenzel

Pinheiro - Rio de JaneiroFoi uma experiência sensacional conhecer mais sobre os animais e suas estratégias de batalha e sobrevivência.
Achei muito interessante saber que cada animal permite a aproximação até uma determinada distância segura para eles, o que pôde ser comprovado com o babuíno que ficou agitado por estarmos tão próximos.
Domo arigato Sempai Brandalise e Sempai Wenzel pelo passeio e por toda a orientação que nos deram!

Ricardo Saraiva - Rio de JaneiroFoi uma manhã muito interessante que passamos com a nossa família do Niten. Aprendemos com o Senpai Brandalise como a observação da natureza pode nos proporcionar inúmeras estratégias para o nosso treinamento no dojo.
Domo arigato Senpai Brandalise!
Domo arigato Senpai Wenzel!

Alice - Rio de Janeirokonitiua sempai
eu adorei o passeio no zoo, achei que a gente podia fazer mais passeios.
Eu adorei a parte dos macacos e as estorias
beijos da alice

Julia - Rio de JaneiroKonitiwa sempai,
eu gostei muito do passeio ao zoológico.
Eu adorei as histórias que o sempai Brandalise contou, (mesmo que elas sempre acabassem com mortes
de pessoas). Também gostei da parte do Tigre! Eu percebi que ele estava meio estressado, pois ele estava andando de um lado para o outro,
(o Brandalise é que falou isso).

Espero mais passeios desses!!
Arigatou gozaimashita sempai Wenzel e Sempai Brandalise!

beijos da Ju

Isabelly - Rio de JaneiroKonnitchiwa Senpai
Foi um dia muito divertido,conheci diversos animais,não foi um dia apenas de visita ao Zoológico,mas sim de conhecimento
o Senpai Brandalise passou diversas informações sobre cada animal
Adorei ter conhecido de pertinho o Tigre e achei muito engraçado o Macaco Babuíno
Domo Arigato ao Senpai Wenzel e ao Senpai Brandalise por nos proporcionar diversos conhecimentos
Isabelly Kir Jovem

Gabrielly - Rio de JaneiroKonnitchiwa Senpai
Foi mais um domingo divertido que passei,adorei ter ido ao Zoológico e poder conhecer um pouco sobre os animais,eu adoro bichos
achei a posição do Leão dormindo muito engraçado,estava lá todo largado nem ai para a vida
Domo Arigato ao Senpai Wenzel e ao Senpai Brandalise por nos proporcionar diversos conhecimentos
Gabrielly Kir Jovem

Teixeira - Rio de JaneiroComo aluno do Niten tive a oportunidade de participar de mais um evento que agrega valor a nossa vida.
Além da agradável manhã de domingo que pude compatilhar com meus irmãos de espada tivemos o privilégio de ter como guia, na visita ao Jardim Zoológico do Rio, o Senpai Brandalise, pessoa extremamente culta e atenciosa, que demonstrou profundo conhecimento de todos os animais que tinham, e até que não tinham no Zoo, não se furtando, em tempo a algum, a responder qualquer tipo de pergunta que lhe fosse dirigida.
Das estratégias apresentadas o que mais me chamou a atenção foi a importância do grupo na sobrevivência de cada um. Quer sejam leões, zebras, aves, peixes ou até insetos a importância do grupo é fator primordial para a existência.
Fazendo uma analogia a nossa vida, fica mais uma vez patente a importância de cuidarmos de nosso grupo, pois se nosso grupo for forte seremos fortes também.
Domo Arigatô Sensei por ter criado nosso Instituto,
Domo Arigatô Senpai Wenzel pela orientação e pelo exemplo.
Domo Arigatô Senpai Brandalise pela generosidade com que distribuiu o seu conhecimento.

Sandra Helena - Rio de Janeiro Eu gostei muito, inclusive cheguei aqui no trabalho contando tudo que aprendi no Zoo, gostei muito quanto ele falou ``NÃO SOBREVIVE NECESSARIAMENTE O MAIS FORTE OU O MAIOR, E SIM O MAIS APTO`` serviu muito aqui p/ meu trabalho. E quando ele falou também que o bom é que cada profissional não se especialize em um só assunto, e sim que a cada cinco anos se renove para ter uma grande variedade de conhecimento. Muito legal tentei aproveitar o máximo que pude...........

Folly - Rio de JaneiroSobre o zoológico, bom, a tática que mais admiriei foi a da jibóia, pois assimilei diretamente com o combate de espadas. Em keikos precisamos achar o momento certo para atacar e fazer aquele ataque valer, comparando com a tática da Jibóia como cobra constritora, ela não só se enrosca na presa e a sufoca, ela a faz no momento certo. Depois de enroscada o foco é a respiração da presa e a cada momento que o prisioneiro solta o ar ela da uma espremidinha a mais, e a cada respiração a presa esta mais perto da derrota. Assimilei diretamente com a atenção que devemos prestar na respiração do oponente, e atacá-lo no momento em que este solta o ar, quando esta mais vulnerável e se for resiliente, dificil de pegar com uma ``espremida`` só, pouco à pouco estara mais perto da derrota.

Julia - Rio de JaneiroEu so a Julia filha da Sandra , olha eu achei o passeio nota 10 , gostei de verdade.
Eu adoro bicho e achei super interessante tudo o que foi falado .



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio de Janeiro
    (021) 97256-9797
    riodejaneiro@niten.org.br