Ir para o Conteúdo

Mural Niten Rio


Escudeiro dia 1,2,3,4 e 5

por NITEN - RJ/Rio de Janeiro - 19-set-2013

Escudeiro dia 1
Segunda feira - 09 de setembro de 2013

Às onze horas da manhã encontro com Senpai Costa na rodoviária rumo a Cidade do Aço. Minha expectativa era grande. Já tive uma noção do que é o “Samurais do Aço” do treinamento que tivemos em maio deste ano. Já no ônibus, lendo o Shinhagakure, me dei conta do tamanho do desafio que me esperava e que em algum momento poderia não aguentar acompanhar o ritmo e ser derrotado. Aceitei este fato como os Samurais se resignam diante da morte. Decidi também que lutaria este bom combate e não seria vencido no Bushido.
Chegamos em cima da hora, almoço rápido e partimos para o primeiro treino. Treino forte de aproximadamente duas horas pequeno intervalo e mais Keiko até a luminosidade ficar fraca, pois anoitecia. Foi um sentimento muito bom de ter aproveitado bem a luz do dia e no momento que ela nos deixava nosso combate mudava de forma diante da penumbra que se iniciava.
Desequipamos e partimos para o Espaço A novo local de treino “Civil”. Foi muito bom ver que a unidade de Volta Redonda esta crescendo, com vários alunos novos. Gambate Kudasai Senpai Costa e Senpai Kalawatis nesta missão de levar a Espada que dá a Vida à esta cidade.
Às dez e pouca era hora do ônibus da volta. Às uma e meia estou em casa. Enviei SMS para o Senpai Costa avisando que cheguei bem e sabendo que ele acordaria às cinco da manhã para ter aula na faculdade às sete e meia, fui dormir me sentindo um fanfarrão.
Domo Arigatou Gozaimashita ao Senpai Costa e a todos com quem tive a oportunidade de treinar hoje.





Escudeiro dia 2
Terça feira – 10 de setembro de 2013

 
Na tarde de hoje ficou programado de ir com Senpai Costa ao depósito para arrumação e manutenção dos equipamentos. Foi um exercício do segundo voto do Bushido (Ser de utilidade ao seu Mestre). Aprendi a realizar manutenção de Shinais e montamos uma Shinai.
Lanche rápido com frutas da mercearia de nossa Kaikei. Era hora de carregar o equipamento para Doblô e treinar em Botafogo. O treino foi muito bom, Senpai Kenzo passou estratégias para “entrar no kamae” do oponente e pudemos aplicar no Keiko.
Após o treino, aquela conversa rápida, mas sempre produtiva que faz do Niten uma família.
Às onze e meia chego em casa e envio SMS para o Senpai Costa que ainda estava a caminho de casa pois mora mais longe. Eu acho que o dia dele tem mais de 24 horas! Ainda chego lá.
 
Sayounará
Bettencourt


Escudeiro dia 3
Quarta feira – 11 de setembro de 2013

 Estes dias que tenho passado com Senpai Costa tem sido tão ricos, é difícil descrever tudo que aprendi, vivi e senti. Só posso começar agradecendo: Domo Arigatou Gozaimashita Senpai.
 No trajeto de hoje rumo ao Dojo da CSN em Volta Redonda estava estudando que existem quatro fatores determinantes para se vencer uma guerra: o Ki (energia em combate), Ken (técnica), Tai (condição física) e o Un (graça do destino).
  O treino de hoje a tarde começou voltado para o Tai, principalmente membros inferiores, deficiência percebida pelo Senpai. Foi no legítimo estilo Samurais do Aço.
 O planejamento do Senpai para noite era treinar no Dojo de Nova Iguaçu, e lá fomos nós. Que experiência legal de sentir a energia de Dojos diferentes em intervalo de tempo tão curto. Alegrei-me com todos ao ver que três alunos se matricularam e iniciaram o treinamento na unidade. Gambate Kudasai Senpai Gouvea e Senpai Merigueti.
Desde quando tomei ciência da programação previa dificuldade no retorno para casa, ai entra o Un que me favoreceu. O Senpai Impierre também treinou lá e me agraciou com carona e um bate papo fora de série.
 Consolidando meu dia para escrever este relato, percebo como cada minuto foi muito bem aproveitado. Quero conseguir aproveitar assim o meu dia a dia quando retomar minhas atividades cotidianas.
 
Sayounará
Bettencourt






Escudeiro dia 4
Quinta feira – 12 de setembro de 2013
 
 Hoje a tarde começou no depósito preparando os Bogus para o treino da noite. O Senpai Costa recuperou alguns Dos reciclando tiras de couro. Nestes dias de convivência com Senpai Costa fica clara a maleabilidade do Senpai em resolver problemas diante da adversidade. percebi que a habilidade de esquiva e corte numa luta com Bogu ou na vida se confundem. Se diante do problema tá difícil ir no men ele não perde tempo em cortar o utigote e vencer.
 
No fim da tarde pegamos ônibus para encontrar o Senpai Wenzel. E receber o material que ele trazia de São Paulo. Conversa rápida ou seria rápida reunião, pois não se desperdiça tempo. Senpai Costa recebeu algumas missões e com os equipamentos nos dirigimos ao Monte Sinai.
 
O Senpai Vaz puxa o treino de quinta. Ele é sensivel à energia do Dojo e trabalha ela durante o treino. E realmente como ele disse no momento de ouro: Não importa como você vem treinar (venha!), o importante é como você sai do Dojo. E é verdade, toda vez que me despeço do Dojo saio me sentindo melhor, “energizado”.

Domo Arigatou Gozaimashita Niten, Sensei e Senpais
Sayounará
Bettencourt






Escudeiro dia 5
Sexta feira, 13 de setembro de 2013
 
Hoje foi o dia para fechar a jornada. Ao fim da tarde fizemos um Birudo de encerramento. Foi ótimo, tive oportunidade de externar gratidão ao Senpai pela atenção e dedicação e aprender mais do caminho.
 Praticamente não necessito escrever no meu dia a dia. A missão do diário do escudeiro foi sem dúvida a mais difícil. Mas me ajudou a estar atento e sensível a tudo o que se passava.

Domo Arigatou Gozaimashita Senpai Wenzel por ter pago a missão e ter permitido esta semana de treinamento.
          
Sayounará Arigatou Gozaimashita!!





 

 


comentários  

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaMomentos como esse são unicos e ficam marcados para sempre! Omedetou Bettencourt, pela escolha acertada. Não importa que caminho sua vida trilhe, esses passos que foram dados fazem parte dele. Continue firme em seu caminho!
Sayounara!

Impieri - Rio de JaneiroDe vez em quando somos surpreendidos com boa novidades no Niten. Esta é mais uma!

Bettencourt e eu tivemos oportunidade de cruzar espadas e pude perceber a transformação resultante desse intensivo e diferente treinamento a que se submeteu.

Percebi também, que ele viveu intensa e seriamente estes momentos.

Omedetou Bettencourt, pela sua dedicação e determinação em evoluir no Caminho.



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Rio de Janeiro
    (021) 97194-8100
    riodejaneiro@niten.org.br