Ir para o Conteúdo

Mural Niten Rio



SÓ CASCA !

por NITEN - RJ/Rio de Janeiro - 30-out-2013

Recebemos a visita do repórter fotográfico Nilson Soares do blog Só Casca!
O blog é voltado para o mundo das artes-marcias, e conta história de mestre que escreveram e escrevem a história da arte-marcial no Brasil .


http://www.socasca.blogspot.com.br/



"Você tem que chegar no dojo e cumprir o protocolo, essa obrigação torna você uma pessoa mais sociável e respeitosa" prof. de Kenjutsu do Instituto Niten Vaz Alexandre





Amigos,

A arte marcial de hoje é uma modalidade pouco conhecida do grande público, confesso que eu mesmo tinha uma vaga noção do que fosse o Kenjutsu, na verdade eu confundia com o Kendo, como verão não é a mesma coisa. O Kenjutsu, a "arte da espada", talvez seja uma das mais antigas artes marciais orientais e onde a disciplina e o auto-controle são visivelmente considerados e praticados. O Kenjutsu é ensinado por professores do Instituto Niten, possuem sedes em diversos estados brasileiros e no exterior, e em todas elas pelo que pude ouvir é mantido o padrão de ensino estabelecido pelo sensei Jorge Kishikawa. Mestre Kishikawa resgatou do esquecimento o estilo do famoso Miyamoto Musashi, samurai que viveu no Japão do século XVI. Essas e outras informações obtive conversando com o professor Vaz e assistindo a um dos treinos que a galera da Niten realiza no Clube Monte Sinai na Tijuca. Fiquei bastante impressionado com a disciplina e como fazem do dojo um verdadeiro altar e acho que nesse aspecto muitas outras artes marciais têm a aprender. Sou grato aos professores Wenzel, Vaz, ao sensei Kishikawa, a secretária Patrícia e a todos os disciplinadíssimos e educados alunos do Instituo Niten que permitiram que esta edição do Só Casca! fosse realizada.





1. Só Casca ! – Professor, queria antes de tudo agradecer a senhor e ao mestre Wenzel que prontamente aceitaram o convite de conversar com o Só Casca !. Bom eu queria que o senhor me dissesse como chegou ao Kenjutsu.
2. Vaz Alexandre – Bem, pratico Kenjutsu no Instituto Niten já há 9 anos.

(...)
47. Só Casca ! – o que quer dizer essa “animação” que o senhor mencionou?
48. Vaz Alexandre – Sempre motivado, disposto a ajudar o grupo e por aí vai conforme a faixa. O faixa laranja, que já é a terceira graduação, e pode usar o kimono azul ele tem que cuidar dos senpais (veteranos), auxiliá-los, por exemplo.





49. Só Casca ! quem é a pessoa que é considerada um expoente nessa arte marcial? E por que? É o casca do Kenjutsu.
50. Vaz Alexandre – Ah eu tenho que dar o braço a torcer é pro Sensei mesmo. Passar 40 anos lutando dentro de uma armadura, aprender vários estilos antigos, vários, e se doar para ensinar o Bushido aos ocidentais é longe de ser fácil, muito longe. Sensei criou algo novo, que nem no Japão se faz. E ainda somos aceitos, bem vistos pelos grandes mestres do Japão. Outra coisa é que temos muito mais praticantes da do estilo do Niten Ichi Ryu por exemplo no Brasil que no Japão. Isso é muito gradioso.
51. Vaz Alexandre – Convido a todos que tiverem ou quiserem despertar um guerreiro dentro de si a treinar conosco. Estamos em praticamente todo o Brasil, e aqui no Rio temos Dojos na Tijuca, Botafogo, Nova Iguaçu, Niterói, Nova Friburgo, Volta Redonda... Temos muitos lugares, horários e notícias em niten.org.br - Até o treino!







Continua (post completo)

Tags: Imprensa, Revista,

NIten Nova Friburgo na Imprensa da Serra

por NitenRio - RJ/Nova Friburgo - 18-mai-2011

Matéria publicada 18 de Maio de 2011 no Jornal Nova Imprensa!
Omedetou Niten Nova Friburgo que já conta com 5 alunos!




Toda a beleza da arte milenar de manuseio de espadas samurais pode ser conferida de perto em Nova Friburgo. O Instituto Niten, sob coordenação do Mestre Jorge Kishikawa, abriu inscrições para o projeto “Niten-Virtudes” no ginásio do Friburguense, em Olaria, cujo instrutor designado é o Sempai Israel Carbone.

Este projeto prevê oferecer todos os subsídios para o treinamento pleno, com todos os materiais necessários para até 12 alunos. Podem se matricular jovens, meninos e meninas, que sejam alunos da rede pública de ensino (qualquer nível), entre 12 e 17 anos. Para isso estão sendo elaboradas parcerias com a rede pública de ensino.

(...)



Continua (post completo)

Tags: Imprensa, Jornal, Virtudes, Jihi,
comentários   2 de 2

Saraiva - Rio de JaneiroParabéns Sensei, Senpai Wenzel e todos que contribuem com este projeto Niten-Virtudes que leva esperança e energia para todos enfrentarem os desafios da vida com muita coragem.
Sayounara Arigato Gozaimashita
Saraiva (Continua)

Guimarães - Rio de JaneiroGostaria de parabenizar o Niten por esta atitude, em especial ao Sensei e
ao Senpai Wenzel. Esta é mais uma ação que dignifica e honra o sentido do
caminho, ser samurai é ir além do combate físico, é ter compaixão e empatia
com o outro, ou seja "omoiya (Continua)



Tag  imprensa        Retornar para últimas postagens


topo

Instituto Niten Rio de Janeiro
TEL: (021) 98737-5414 / (021) 97194-8100
riodejaneiro@niten.org.br