Ir para o Conteúdo

Mural Niten São Paulo


Hokkaido Matsuri

por Ana Lúcia - 14-jun-2016



Domingo, dia 12 de junho, nos reunimos para prestigiar a 21ª edição do Hokkaido Matsuri.O festival é organizado pela Associação Hokkaido, casa onde ocorrem os treinos Unidade Ana Rosa em São Paulo.


O publico lotou o evento para degustar os pratos típicos yaki nishin e yaki ika. 

  
 
Tivemos a honra de apresentar o Instituto Cultural Niten com demonstrações de iaijutsu, Hyoho Niten Ichi Ryu e kenjutsu combate com bastante ki e kiai.
 
Nós também provamos e aprovamos os deliciosos arenque e lula na brasa recomendados pelo Sensei e cortamos o frio com amazake sake bem quentinho.
 
Ana Lúcia 
Unidade Ana Rosa

Vencer o Frio

por Luciana - 13-jun-2016



Narabê à - 1ºC

Antes de tudo, domo arigato gozaimashitá Sensei pelo grande ensinamento.
"As mulheres são melhores que os homens"

Quando eu era militar e fui servir em um pelotão de fronteira, eu era a única mulher dentre 81 homens. Sempre ouvia a seguinte frase: “militar é militar, aqui não existe esse negócio de homem ou mulher!" Porém eram as mulheres que tinham as melhores colocações nos testes de tiro. Claro que levei a diante essa frase para continuar em frente, diante de tantas missões e dificuldades.
Após conhecer o Niten ouvi em um Momento de Ouro a frase: “As mulheres são melhores que os homens”. No Shinhagakure, o Sensei explica o porquê. Vi com mais clareza no que somos melhores e como superamos a diferença da força e do tamanho. “Melhor postura” e “Menos vícios” e “Melhor pegada na espada”, assim uma desvantagem em um golpe se torna vantagem noutro e com esse ensinamento fiz o treino de hoje. Momento de Ouro relembrado no início do treino, pois só havia mulher.
Nessa quarta na cidade de Ponta Grossa tivemos temperaturas negativas, o treino foi firme! Chegamos no dojo, Silvia e eu, colocamos nossos kimonos, limpamos o dojo montamos os equipamentos e seguimos. Fizemos um aquecimento bem puxado pois estava frio demais acredito que por volta de 0ºC, treinamos firme o Dai Ni Kihon, e na hora do bogu já estávamos com menos frio, tremendo ainda, fizemos piloto do kyu com bastante kiai, kiai de estremecer o dojo, apareceram alguns curiosos para ver o que estava acontecendo lá, continuamos e, sem parar, fomos direto para o keiko,
-Mas já?!
E lá foi o primeiro men.
-Hai
O keiko bem puxado, com golpes limpos e bem definidos, o bom de estar com energia é estar com vontade de gastá-la, parávamos apenas para trocar de armas, o kiai não baixava, uma querendo dar o melhor golpe melhor que a outra, o kiai mais alto que a outra, ter a melhor postura que a outra, ser mais agressiva que a outra. Estava empolgada com o trecho do Shinhagakure, o keiko estava tão agressivo e tão bom que quase perdemos a hora do fim do treino. Ainda bem que temos a vantagem de não sentir tanta dor quanto os homens, amanhã estarei toda dolorida, mas acumulando energia para gastar no próximo treino, dessa vez com todos do Niten Ponta Grossa, e nós mulheres que treinamos hoje, estaremos mais fortes no kiai e na luta!.

Arigato Gozaimashitá
Sayounará




Silvia e Luciana da unidade Ponta Grossa 





Em São Paulo - Narabê à 5ºC




Alunos Vencendo o Frio

Tags: Egan2016_Ago,
comentários   1 de 1

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,
Konbawa,

Estive recentemente em Ponta Grossa e posso afirmar que encarar essas temperaturas não é tarefa fácil.
Omedetou gozaimasu e ganbatte kudasai!

Sayonara,
Caran (Continua)

Rafael e o livro

por Niten - 06-jun-2016

Neste Sábado recebemos uma bela notícia no treino da Unidade Vila Mariana.
O Aluno Rafael (conhecido no Dojo como Ferreira) está lançando um livro infantil.
Conversas da Menina com o mundo



Ferreira nos contou que o livro veio a partir de contos ilustrados que eram publicados Semanalmente no Blog e Facebook.

Os contos são a trajetória dessa Menina, que caminha pelo mundo conversando com as coisas que fazem a existência – animais, plantas, objetos. Dessas conversas a Menina tira os aprendizados que orientam sua caminhada.
As Conversas da Menina com o Mundo são contos que pretendem um resgate da fábula, mas pensando uma fábula para as leitoras e leitores dos dias de hoje

O Lançamento será no dia 18 de Junho
Mais informações 




Exposição e Cinema: O Espírito do Budô

por Niten - São Paulo - 30-mai-2016



De 26 de maio até 23 de junho a exposição "O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão" estará sendo exibida na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, com entrada franca.
(...)

Algumas das obras em exibição

Informações Adicionais:

Exposição: O Espírito do Budô – A história das artes marciais no Japão Data: 26 de maio a 21 de junho de 2016 Horário de funcionamento: de segunda a quarta-feira, das 9h às 18h, e de quinta a domingo, das 9h às 20h Local: Cinemateca Brasileira Endereço: Largo Senador Raul Cardoso 207, Vila Clementino, São Paulo – SP Tel: (11) 3512-6111 / contato@cinemateca.org.br

Sugestão da Ana Lúcia Pieri
Fonte:
http://www.cinemateca.gov.br/programacao.php?id=402

Continua (post completo)

24 DE ABRIL - DIA DO SAMURAI

por - 24-abr-2016

Em homenagem ao Sensei Jorge Kishikawa
na data de seu aniversário, 24 de Abril,
comemoramos o Dia do Samurai
OMEDETOU A TODOS OS SAMURAIS!





Treino Após Torneio

por Marques - Niten Sumaré - 21-abr-2016



Neste domingo, 17 de abril, um dia após o TBIK tivemos o prazer de receber a visita de diversos alunos de todo o Brasil! Treinamos Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu com bastante kiai, fazendo amigos através da espada!

(...)




Continua (post completo)

comentários   1 de 1

Rodolfo - BrasíliaKonnichiwa mina-san,

Não há como não agradecer pela hospitalidade dos Senpais na unidade Sumaré. Arigatou gozaimashita!!

Treino com bastante kiai, e a recordação para guardar em nossas almas de conhecer outros samurais através da espada.
Foi mais u (Continua)

Tatuapé em Novo Endereço

por Niten - Tatuapé - 13-abr-2016



A Unidade Tatuapé agora está em novo Dojo, e começou com tudo, fazendo um treino inaugural cheio de energia e Kiai

(...)




Continua (post completo)

comentários   5 de 8

Samy Almeida - São PauloA mudança de local definitivamente trouxe uma nova energia para os treinos e a dedicação dos alunos para aperfeiçoar cada movimento continua a me impressionar. Ganbatte Tatuapé! (Continua)

Gustavo Scarcella - São PauloOhayo gozaimassu mina-san!

Após anos de treino no antigo endereço, a unidade mudou para um lugar maior e melhor.

O novo local do Dojo aumentou ainda mais a energia nos treinos. Os Kiais estão mais fortes e os ânimos reforçados.

Domo arigatogozaim (Continua)

Dalla Pria - São Paulo Dojo nota 10! Ganbatte Tatuapé!
(Continua)

Esteves - São PauloOmedetou-gozaimassu pelo novo espaço do Dojo Tatuapé! Ainda mais sob os cuidados de Senpais tão dedicados, sem dúvida um espaço especial para seguir o Caminho através dos treinos.

Gambate, Tatuapé! (Continua)

Couto - São PauloNovo Dojo muito bem localizado, mais amplo e iluminado. Tatuapé com mais energia. KIAI! (Continua)

Mais comentários

A Liga - Thaide faz Shugyo no Niten

por Niten - 28-mar-2016

"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.

Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."

Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido


Parte 1





Parte 2




Extras


Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários

Visita Hayabusa à Casa do Coração

por Niten - 16-mar-2016

"Em momentos como esse, onde o isolamento, o egoísmo e a violência imperam e são uma constante na mídia, eventos como este são importantes para resgatar o que, no mundo, está sendo perdido: a nobre virtude herdada dos samurais, a Compaixão.

E isto deve começar desde cedo, enquanto jovem, principalmente para aqueles que têm descendência oriental, onde a ênfase na educação de seus filhos está em passar no vestibular, ser bem sucedido ou ser melhor que os outros.
Ao meu ver, esta busca desenfreada por competição e títulos nos distancia do mais nobre sentimento, a compaixão, e é por isto mesmo que o nosso grupo de jovens do Niten, o Hayabusa, tem levado, ao longo dos anos, a esperança para aqueles que mais precisam. Esses meus jovens já levaram o calor humano e a esperança a entidades como o Ikoi no Sono, Cruz Vermelha, Casa Hope e outras que aqui não caberia enumerar. São atividades como essas que mostram aos jovens que a vida não se limita ao vazio de ter um diploma e ser melhor que os outros.
Não é promovendo a competição, mas sim a compaixão é que nos tornaremos completos"



"Levar a Espada que dá a vida à todos" e "retirar o sofrimento de todos os seres vivos" são duas coisas que o Sensei nos ensina.

Sempre com essas palavras no kokoro (coração) o Hayabusa foi fazer uma vista na Casa do Coração - ACTC- em São Paulo. A Casa promove um belo trabalho ajudando famílias que vem de todo o Brasil buscando tratamento cardíaco para suas crianças.

Além de assistirem apresentações de Jojutsu e Iaijutsu, as crianças tiveram a oportunidade de pegar o Shinai (espada de bambu) e sentir o que é ser um Samurai! Foi um dia emocionante, como sentimos nas palavras da Coordenadora Pedagógica da Casa do Coração, Raquel Duarte:

"A ACTC-Casa do Coração agradece imensamente a apresentação de artes da Espada Samurai, realizada por integrantes do Instituto Niten . Foi uma tarde muito agradável e cheia de emoção para as nossas crianças e jovens que puderam pela primeira vez apreciar essa luta. Voltem sempre!"



Venha você também ser parte do Hayabusa! Converse com o Coordenador da sua unidade ou mande um e-mail para
hayabusa@niten.org.br

Arigatou gozaimashitá.
Paiva















Tags: Hayabusa,

ENCONTRO KIR JOVEM EM GUARUJÁ

por Pierin-Flp - 03-mar-2016



Kenjutsu para todas as idades!
(...)

“É um oportunidade única treinar e trilhar o mesmo Caminho (Do) da espada ao lado de seu filho, cresce o diálogo e o companheirismo “. Pierin
 
“Gostei muito de brincar na praia e na piscina,  também o treino, que foi puxado. Voltei querendo treinar mais.” Massaru


(...)


Continua (post completo)

Últimas postagens:


topo

Niten São Paulo
(011) 5539-3587 (9h às 18h, dias úteis)
(011) 99734-6497 (18h às 23h, dias úteis e sábados)

contato@niten.org.br