Mural - Instituto Niten São Paulo Ir para o Conteúdo

Mural Niten São Paulo


Apresentação Ikoi no Sono

por Midori-Adm - 21-set-2014


Dia 21 de setembro, o Hayabusa fez uma apresentação na casa de repouso Ikoi no sono, em Guarulhos.


Muitos deles tinham familiaridade com a shinai e bogu, já que treinaram durante a fase escolar, no Japão.

Sensei nos pediu para que praticássemos o 4o. voto, "tirar todo o sofrimento de todos os seres vivos", e temos a alegria de dizer que foi executada de coração, de forma profunda.
 

 
Domo arigatou gozaimashita à todos os participantes. 

Tags: Social,

Apresentação no Anime Friends

por Silva - 29-jul-2014



No domingo dia 27/07,  fizemos uma apresentação no Anime Friends à convite da editora Nova Sampa que relançou a coleção Vagabond - A Lenda de Musashi neste ano.

Marcelo del Grecco, editor-chefe da Nova Sampa, providenciou um local exclusivo para a nossa apresentação, anunciada na rádio local.


Marcelo Del Greco ao centro

As pessoas estavam curiosas para saber o que iríamos fazer! Ficaram impressionados com as demonstrações de katas Niten Ichi Ryu e Dai ichi Kihon, e vibraram com os golpes básicos (Kote, Do e Men).


E antes de anunciarmos a oficina, já queriam participar! Foi um sucesso!


Arigatou pela disposição de todos, foi um dia especial!

Tags: Hayabusa,

Hayabusa no Boliche

por Silva - 21-jul-2014



Domingo, dia 20/07 após um treino puxadíssimo na unidade Sumaré, o Hayabusa foi jogar boliche. E  não falou energia para  bastante diversão.

Arigatou gozaimashita

Toshi

(...)



Continua (post completo)

Tags: Hayabusa,

Campanha do Agasalho Cruz Vermelha- Hayabusa

por Silva - 16-jul-2014



“ No final do ano de 2013, o Hayabusa se reuniu e listou várias metas para este ano de 2014, sendo uma delas a doação de roupas, com isso, durante os meses de junho e julho, o Hayabusa organizou uma Campanha do Agasalho para ser doada a Cruz Vermelha de São Paulo, com isso conseguimos arrecadar cerca de 22 sacos de roupas.

Primeiramente, queria agradecer aos alunos e Kir Jovens que tiraram um tempo preciso do seu dia-a-dia para separar, organizar e doar as roupas, pois isso mostra que estão colocando em prática o quarto voto do Hagakure, “O Livro do Samurai” de Yamamoto Tsunetomo, que fala em “tirar o sofrimento de todos os seres vivos”, e também, mostrando nesses pequenos atos o que significa uma das nossas 7 virtudes: a compaixão, assim, conseguimos tirar o frio de pessoas que realmente precisam.

(...)







Continua (post completo)

Tags: Hayabusa, Social,

TRK São Paulo

por Niten - 10-jul-2014

"Logo pela manhã as pessoas começam a chegar na Unidade Vila Mariana/templo Nikkyoji
Percebe-se logo que todos ajudam com a montagem e preparação da quadra de esportes da Unidade, que será palco do Torneio Regional de Kobudo - São Paulo.
O clima de confraternização da familia Niten está no ar.  Alunos das Unidades Ana Rosa, Sumaré, Santana, Brooklin , Tatuapé , Guarulhos, Campinas, Sorocaba e até Salvador também se fizeram presentes, tornado o evento mais rico.



Yumi - A mais nova Samurai da Família Niten


NARABÊ!

 É com esse chamada que se dá início ao treino e torneio, com todos perfilando e fazendo as reverências inciais.
Os primeiros combatentes são os pequenos samurais do KIR Jovem.  E como lutam! Todos bastante empenhados em dar o melhor de si, mostrando que realmente treinam sério. Pelo olhar determinado de cada um, temos a certeza de que serão bem sucedidos.
Surpreendentemente, o menor deles vence o Torneio: um Mozart Infantil. Omedeto Hiro!
Após as acirradas lutas, é feita a cerimônia de entrega de medalhas para os pequenos grandes guerreiros!



Lutas acirradas entre os pequenos


Amigos para sempre


Delicia de canudinho nem o Sensei  perdeu

Dá-se início às categorias dos adultos, com o Iaijutsu (arte de desembainhar a espada rápida e precisamente).  Como tem sido nos torneios anteriores, aqueles que se consagram campeões de sua categoria, sobem para a próxima.  Aqui, podemos destacar a aluna Toshi, da Vila Mariana, como a Mozart do dia do Iaijustsu, pois não apenas ganhou na sua categoria, 0 a 7º
kyu, como na categoria superior, a de 6º kyu, chegando até a categoria dos mais graduados. Omedetou gozaimasu Toshi!



Japoneses do Niten (todos os que estão na foto)


Afro samurai 1


Afro samurai 2 


Olhar devastador


O grito a todos os pulmões


" Sasaki Kojiro"?

Sensei Jorge Kishikawa interrompe um combate de Iaijutsu, solicitando que os combatentes executem o kata de outra forma, por motivos de segurança.  Aqui presenciamos o inesperado, e alguns dos combatentes se confundem e executam a técnica de forma incorreta.  Os combatentes têm que estar preparados para tudo a qualquer momento!

Após o Iaijutsu, o torneio segue com os embates do Jojutsu (arte do bastão contra espada), onde o nível técnico apresentado foi exemplar, tornando a tarefa dos juízes mais difícil ainda.



Jojutsu é combate!


O bastão da harmonia: jojutsu

No Kenjutsu Combate, os adultos são divididos em iniciantes sem bogu (armadura de proteção para o combate), 0-7º kyu masculino, 6º kyu masculino, e 5º a 4º kyu.

O destaque no Kenjutsu Combate ficou o aluno Kiryu, de Campinas, o Mozart que com garra e determinação conseguiu superar adversários com maior tempo de treino, mostrando que não basta técnica, e sim ir para frente e não retroceder jamais! Omedetou Gozaimasu,Kiryu!



Em busca das origens 


Atacar sem medo


Segura a onda

Digno de nota, foi a demonstracao realizada pelo coordenador Edio de Salvador, com o seu filho Katsuo, que arrancaram muitos aplausos de todos pela união entre pai e filho no mesmo Caminho, fatos raros hoje em dia.
 


Pai e filho no NIten: sugestão para quem quer ser feliz


Niten família: Coordendor Edio, Sensei e Katsuo

Terminadas assim as etapas de competição, a confraternização pós torneio e a cerimônia de entrega de medalhas das categorias adultas foi realizada, seguida da foto oficial do evento.



Idade não é documento


Soy mexicano, sou brasileiro, nihon jin desu


Futuros feras


Donzelas 


Rodeado de mulheres

Para saciar a sede de todos presentes, Sensei Jorge Kishikawa puxa três ikkis (virar o copo da cerveja) parabenizando a todos presentes. 


Sensei: "Ganhamos o dia!" 

O almoço foi um delicioso Kare-raisu curry) preparado pelas senhoras do templo Nikkyoji, que fechou com chave de Ouro este dia de integração, pois no fundo, a energia que estava no local era justamente essa: Integração!

 Ao final, o Sensei deixou as seguintes palavras:
"É preciso esporadicamente entrar no campo de batalha para não afrouxar o nó do espirito e do elmo.
Hoje posso dizer que todos saíram vencedores, pois trabalharam sentimentos que somente um evento como este seria capaz de aflorar.
Se não ir para campo de batalha, o seu Kenjusu se torna meramente um condicionamento físico, o Iaijutsu uma coreografia e o Jojutsu uma dança.
Omedetou a todos."


O evento se encerrou com o Sensei entregando Shinai (espada de bambu) autografada para a aluna Nuria, que ganhou durante um bingo ocorrido no Arraiá do Niten.  Sensei explica também que, o que foi escrito é o próximo assunto a ser discutido no Gashuku (treinamento intensivo) em Agosto, imperdível!
 
 
A espada Excalibur

Arigatou gozaimashita!"   - 
Delfino ( Unidade Ana Rosa) 

Arraiá do Niten e Jogo da Seleção

por Niten - 30-jun-2014

No sábado, dia 28/06 tivemos o Arraial Niten com o jogo do Brasil! Sofremos juntos pela seleção canarinho e como é divertido comemorar a vitória com a família Niten. Samurais gritando gol, imaginem a força desse kiai, é muito emocionante.

A festa animada contou com churrasco, músicas de quadrilha, comidas deliciosas e claro, cerveja!  Não poderia ter sido melhor! E a nossa grande vencedora do Bingo foi a Nuria! Omedetou!

Conversar e dar risada com companheiros de guerra fez com que o dia fosse memorável. Temos certeza de que todos saíram com um pouco mais de conhecimento sobre o Caminho e com elos mais fortalecidos.

Arigatou gozaimashita pela presença de todos,

Hayabusa


Tags: Hayabusa,

Encontro do Hayabusa no Burdog

por Niten - 09-jun-2014

Após um belo treino na unidade Sumaré no domingo (08/jun), o Hayabusa (grupo de jovens do Niten) se reuniu no Burdog para unir forças na organização dos próximo eventos e conhecermos os novos integrantes também. Nossos jovens guerreiros enfrentaram a preguiça do domingo, a greve do metrô e foram recompensados com um delicioso hamburguer recheado de boas conversas, risadas e troca de experiências. Estamos nos organizando para a Festa Junina e a Campanha do Agasalho para Cruz Vermelha, temos bastante trabalho pela frente!

Foi muito bom esse reencontro, entre os mais experientes e os que chegaram ao Niten recentemente, todos estavam com uma energia excelente, essas trocas são muito enriquecedoras. Essa é a força Hayabusa, despontando para o alto! Sempre!

Ganbatte, mina-san!

Arigatou pelo esforço de cada um para concretizar momentos tão especiais,

Toshi (Ana Rosa)




Tags: Hayabusa,

Sessão Pipoca - Filme Coração Sujos

por Niten - 29-abr-2014

 

No dia 26/Abril alguns de nossos  Hayabusas se juntaram para  uma "Sessão da tarde"  onde  assistiram o filme  Corações Sujos . Um detalhe curioso são pequenas pontas do Kishikawa-sensei no filme (pai de nosso Sensei) que participou como coadjuvante.

Abaixo deixamos as fotos do dia, e relato de uma de nossas alunas :



"No dia 26/04, reunimos o Hayabusa para assistir o filme 'Corações Sujos'. O filme retrata uma parte polêmica da história da imigração japonesa no Brasil. Um grupo de radicais japoneses não aceitam a derrota na 2a. Guerra Mundial, e a partir disso, com a criação da Shindo Renmei desenvolvem uma série de ações para perpetuar a informação da falsa vitória, e promovem ações violentas para aqueles considerados 'makegumi' -corações sujos- os que aceitavam a derrota.

(...)




Cena do Filme: Kishikawa Sensei

Continua (post completo)

Tags: Hayabusa,

Cinema Samurai

por Midori-Adm - 29-abr-2014


Hayabusa com Sensei em Santos.

por Niten - 21-mar-2014

Os alunos de São Paulo e os jovens Hayabusas se reuniram e desceram em caravana para Santos  com o Sensei.







Tags: Hayabusa,


Tag  todos        Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten São Paulo
    (011) 94294-8956
    contato@niten.org.br