Mural - Instituto Niten Ir para o Conteúdo

Mural Niten Vitória


Intercâmbio São Paulo - Vitória / Treinando com Sensei

por Formentini - 07-fev-2019

Shitsurei shimasu,

Janeiro é mês de férias no trabalho (mas não no Caminho). Então decidi aproveitar a ocasião e ir treinar com o Sensei em São Paulo.

Sendo mais exato, essa viagem-treino já estava sendo planejada desde o mês de julho, quando, também aproveitando o recesso escolar, viajei para SP e ali fiz um "intensivão" nas unidades do Niten. Como a experiência foi muito positiva, ao voltar pensei: "Em janeiro quero repetir a dose". A experiência do Torneio em outubro só reforçou essa decisão.

Fiquei uma semana em SP (dos dias 13 a 20/01). Claro, aproveitei também para turistar, visitar amigos, matar as saudades dessa cidade que aprendi a gostar muito. Mas o objetivo primordial era o Caminho.

Dessa ocasião, participei de três treinos, sendo que em dois deles pude treinar com o Sensei! (em julho, Sensei estava no Japão).

O primeiro treino foi de Iaijutsu, terça-feira, no dojo Ana Rosa. Foi uma sensação muito boa voltar lá 6 meses depois: a mesma acolhida calorosa dos colegas, o cuidado e o zelo demonstrados por eles... o ajudar a limpar e arrumar o dojo para o treino, tudo isso já prepara bem o espírito para o treino.

E esse treino foi muito diferente para mim, pois foi a primeira vez que meu treino foi supervisionado pelo Sensei. Sensei conversou comigo, perguntou de onde eu era, qual minha profissão, se eu iria treinar outros dias também... me senti muito acolhido. Nesse treino tive uma clara percepção das minhas limitações, especialmente no quesito da abertura da base, que é muito fechada. Foram 2 horas muito intensas, e de muito aprendizado.

Na quinta-feira, treinei no Dojo Itaim, que eu ainda não conhecia. Sensei não estava nesse dia, mas fui muito bem recebido e supervisionado pelo Senpai Kimura e pelo Senpai Silva. Como os treinos de Iai e Ken acontecem ao mesmo tempo, optei por treinar Iai mais uma vez, já que na terça percebi que preciso me empenhar mais nessa modalidade. Além dos katas, o treino foi muito focado na abertura da base: Senpai Kimura me passou uns exercícios para aumentar a base, inclusive estou fazendo eles todos os dias em casa. Arigatou gozaimashita Senpai.

Após o treino, Senpai Silva me chamou para um "mini-birudo" num barzinho nas proximidades: ele, Senpai Brenda, Tsuyama e eu. Conversamos muito, tomamos boas cervejas e comemos muito torresmo. Ao final, Senpai Silva pediu ao Tsuyama para me levar até a estação de metrô mais próxima para eu voltar tranquilamente para o hostel. Uma das coisas que acho mais incríveis no Niten é essa acolhida e essa camaradagem: são coisas que procuro levar para minha vida. Espero poder um dia retribuir essa acolhida, quando Senpai Silva e os colegas vierem nos visitar aqui em Vitória. Arigatou Gozaimashita!

No sábado, treinei Kenjutsu no Templo. Sensei corrigiu muito minha postura, especialmente no Tchudan-no-Kamai, então é algo que estou me policiando muito. Senpai Gilberto puxou a maior parte do treino: fizemos muitos men-men-mens e do-do-dos. Foi muito exaustivo, pensei: "será que vou aguentar?", já que vários colegas tinham parado por causa da exaustão. Mas duas coisas me motivaram a ir até o fim: as palavras do Sensei: "Mina-san, calma. Ninguém vai morrer nesse treino", e lembrei também do novo grito de guerra da unidade de Vitória "Nóis morre mais num arrega!". E eu fui, até o final. Quando acabou foi meio curioso: eu estava me sentindo quase morto de tão cansado, mas por dentro eu estava cheio de uma nova energia, e com uma satisfação muito grande, pois venci o maior inimigo: eu mesmo.

Por fim, gostaria de deixar algo para os colegas de São Paulo, principalmente os que iniciaram agora o Caminho: valorizem muito a proximidade do Sensei no meio de vocês. Eu estou completando um ano e meio de Caminho, mas só agora pude ter esse privilégio de treinar com o Sensei. Aprendo muito, mas muito mesmo com os Senpais e os colegas daqui de Vitória, mas aprender diretamente com o Sensei é algo diferente... é beber água pura direto da fonte. Onegai shimasu, valorizem esse privilégio e essa oportunidade.

Arigatou gozaimasu ao Sensei pela acolhida, por todo o aprendizado e correções, e por ter trazido o Caminho para nós!

Arigatou gozaimasu aos colegas de São Paulo! Onegai shimasu, visitem-nos aqui em Vitória!

Sayounara!
Formentini - Niten Vitória - ES


comentários  

Guilherme Caran - VitóriaShitsurei shimasu,

É muito bom ver a evolução quando superamos nós mesmos!
Gambate!

Caran

Thomas - VILA VELHAShitsurei shimasu,
Hai Formentini.
Omedetou pelo intercâmbio ena sede do Niten em São Paulo.
Ganbate Ikunda wo. PRA CIMA.
Thomas - Niten Vitoria -ES



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Vitória
    (011) 94294-8956
    vitoria@niten.org.br