Mural - Instituto Niten Ir para o Conteúdo

Mural Niten Vitória


A guerra continua e seguimos unidos! - Mundial 2020

por Niten - 25-jun-2020

"Shitsurei shimasu Senpai, vou deixar o meu relato sobre o mundial, mas pra explicar bem meu sentimento, preciso comentar também um pouco do que passei no período de quarentena.

Participar do mundial em si já foi uma grande vitória, pois os meses recentes foram muito difíceis, cada semana uma batalha mais desafiadora que a anterior. Tive a sorte de ter a Isaelle ao meu lado neste período, juntos na mesma casa desde um pouco antes do começo do isolamento, pois precisamos cuidar da minha avó que é paciente de quimioterapia e está com a mobilidade reduzida, e também de meus pais, que no fim de maio começaram a apresentar sintomas de gripe bem forte e posteriormente foram diagnosticados com Covid. Nós também tivemos o vírus, mas fomos casos assintomáticos. Minha irmã é médica, também mora conosco e estava nos passando orientações. Ficamos nós três revezando tarefas de casa e cuidados.

O treino me ajudou demais, foi fundamental: contribuiu bastante para minha saúde física, me ajudou a fortalecer o espírito e a manter a mente no lugar. Guiados pelos momentos de ouro, conseguimos manter a energia em casa enquanto cuidávamos dos nossos entes. Havia muito medo do que poderia acontecer, mas não podíamos nos render ou nos entregarmos ao desespero, era preciso enfrentar um dia de cada vez e fazer o que era preciso.

No dia do Mundial a situação já havia melhorado significativamente, meus pais e minha avó se recuperaram bem da doença, e pudemos participar do evento. Eu estava muito feliz no dia por estar na companhia de minha família, sã, e termos sobrevivido a esse período. Especialmente minha avó, ela estava numa situação de risco enorme, foi bem inacreditável que ela tenha passado isso. Mantive sempre em mente algo que ouvimos num dos momentos de ouro recentes, de aproveitar a companhia de nossos familiares, fizemos bastante companhia pra ela e acreditamos que isso tenha ajudado ela a manter a força de vontade pra continuar lutando.

O torneio foi incrível, poder ouvir palavras dos coordenadores de todo o mundo, cada um falando sobre sua visão. Me identifiquei muito com o que disse o Senpai Vaz, sobre "Joy" além do "gambatte". Era muita alegria por estar ali naquele momento. Pude acompanhar junto com os colegas de Vitória comentando os acontecimentos do torneio pelo Whatsapp. A disputa por vídeos mostrou o quanto de energia o samurai coloca naquilo que faz... vídeos muito impressionantes em técnica e criativos, especialmente os do kir jovem. Efeitos especiais e formas de filmar muito surpreendentes!

Nas disputas ao vivo por zoom pude colocar à prova tudo que treinei durante esse tempo, foram disputas bem intensas, mas a melhor parte foi torcer pelos colegas e receber sua torcida e incentivo. Cada vez que um de nós avançava numa etapa eram áudios com gritos de alegria e cheios de entusiasmos, com Senpai Simonassi também nos acompanhando e nos dando muitas dicas e incentivos. No chat da live do youtube torcidas de colegas de outras unidades que conheci em eventos e viagens... muito bacana!

Durante minhas disputas também pude sentir que naquele momento que um erro tinha um peso muito forte, um erro significava morte, tudo teria que ser feito com muita técnica e energia, senão éramos eliminados, como na guerra, e exatamente como o que passamos nessa quarentena.

O mais incrível foi ver o quão longe nosso Senpai Arthur chegou, vencendo a disputa de Jo com um cabo de vassoura e se destacando nas outras, nos dando o exemplo de espírito samurai enquanto fazíamos uma torcida mandando toda nossa energia na forma de uma "genki dama". Começou como uma brincadeira, mas estávamos realmente empenhados na torcida e os colegas foram se juntando... e até o Senpai se juntou quando terminou sua modalidade. O sentimento de pertencimento foi realmente forte!

Outros colegas não puderam participar pois tinham outras batalhas para lutar, mas também estavam acompanhando dentro do possível e mandando sua energia!

No fundo
não enxerguei o torneio como uma disputa entre nós, mas uma disputa entre o Niten e as adversidades do mundo... fomos capazes de nos unir ali para realizar esse evento, dar o melhor de nós, mostrar que não estamos parados e que nossa luta continua diariamente. Que estamos isolados, mas não estamos sozinhos. Que estamos firmes e cheios de energia para enfrentar o que vier. Que não podemos esperar a pandemia passar para viver, precisamos ser criativos e nos adaptar, encontrar novas formas para realizarmos nossos objetivos dentro dessa situação.

Omedetou Gozaimasu a todos!!! A guerra continua, e seguimos unidos! Arigatou Gozaimashita!!!

Sayonara,
Couto"
Vitória/ES


Aluno Couto do dojo Vitória, Espírito Santo

comentários  

Christopher Thomas - VitóriaShitsurei Shimasu

Com a espada fora da rocha sagrada, seguimos em frente.

Para que ouçam nosso rugido, pois somos leões.

TUUURYAAAAAAAAAAAASEIYA. TUUURYAAAAAAAAAAAAAAAA.

Formentini - VitóriaOmedetou gozaimasu Couto e Isaelle.

Acho que o segredo é esse mesmo: florescer intensamente como as Sakuras, mesmo que, às vezes, o clima fique tempestuoso.

Gambate!!!!

Samuel - BrasíliaOmedetou pra você e a Isaelle também, Couto!
Espírito de samurai!
Muito bom!

Lucas Ledo - VitóriaOmedetou Couto!

Que você e a Isaelle continuem com esse espírito e que, mais importante ainda, espalhem esse espírito para seus familiares nesse momento tão delicado!



Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Vitória
    (011) 94294-8956
    vitoria@niten.org.br