Mural - Instituto Niten Pará Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural Niten Belém


Estadia em SP

por Maurício - 04-fev-2014





"Konbanwa Sensei, Shitsurei Shimasu.

Domo Arigato Gozaimashita. Tive excelente estadia em SP, frequentando os Dojos de Ana Rosa e Vila Mariana.

A execução das atividades que desenvolvo junto ao Instituto Niten, neste 2014, foram planejadas por mim em 2013, durante os períodos do 12º TBEK de Guarulhos e do GASHUKU de FINAL DE ANO Na APM da Serra da Cantareira.

Naquelas ocasiões estava com 05 meses e quase 07 meses de Niten, respectivamente.

Já tinha ido no Evento dos 20 ANOS DO NITEN, quando tinha menos de 03 meses de treino e me empolguei bastante. Sabia que devia pensar bem acerca de 2014, para que não perdesse tempo e oportunidades únicas e preciosas.

Dessa maneira elaborei um plano de ações, o qual estou tentando executar a risca.

Maurício em São Paulo com Sensei

Este consiste basicamente de ir a SP, em vários períodos de 2014, para conviver um pouco de tempo com Sensei e aprender diretamente da "fonte". Me determinei realmente a conhecer o "espírito do Niten" e me tornar um Samurai parecido com o mestre, nem que seja por um pouquinho.

Sou partidário daqueles que acreditam que quando se deseja aprender, se deve fazer o possível e o impossível para se alcançar este objetivo, desde que os métodos sejam lícitos, morais e éticos.

Assim, o meu objetivo é aprender bastante com o meu mestre e me melhorar nesta terra, tanto como pessoa, quanto como bushi.

Claro que a operacionalização desse plano exige tempo extra. Trabalho antecipadamente para compensar os horários futuros e o absenteísmo. Pois procedendo assim, terei a tranquilidade necessária para me dedicar aos meus estágios de treino e aprofundamento físico, técnico e espiritual.

Neste período de Janeiro, em que estive em SP, tive a oportunidade de participar dos treinos de Iaijutsu, e fui muito bem instruído e corrigido pelos Senpais , os quais me tem sido muito bons e acolhedores. São todos excelentes professores. Os muitos erros que tenho são frutos das imperfeições do meu espírito, pois os professores são de conduta técnica e moral irreprováveis.

Tive a honra incomensurável de participar dos Hatsugeiko bem como do Shin Nem Kai do Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu. Como sempre os aprendizados foram gigantescos.

Neste particular tive o privilégio de participar da Cerimônia de Culto Budista do Templo Nikkyoji, sendo instruído diretamente por Sensei, tendo a honra de sentar-me ao seu lado. O templo é extremamente belo e me causou profunda impressão positiva. O ensinamento pregado pelo Monge foi muito oportuno e calou fundo na alma.

Os Katas do Katori são exigentes e minuciosos, necessitando de concentração e atenção para com os mesmos. Senti que melhorei no desempenho do primeiro kata e agradeço muito a Sensei pelos ensinamentos e correções. Queria agradecer também a todos os Senpais que gentilmente me ajudaram.

O Shin Nem Kai na ADM, foi muito emocionante e igualmente marcante. Tive a oportunidade novamente de aprender sobremaneira, em ambiente extremamente descontraído, mas não menos respeitoso. Obrigado a Sensei pelo privilégio de me oportunizar o convívio consigo e com os outros Senpais.

Os treinos de Kenjutsu também foram muito especiais. Tive a oportunidade de aprender outros tantos milhões de informações. Nunca tinha entrado no Círculo de Disputa do Shiai. Aprendi a ingressar no Círculo, cumprimentar o oponente, portar a espada, me aproximar da linha e iniciar o combate.

Foi incrível.

Eu estava muito entusiasmado. Dei tudo de mim. Cansei bastante. Mas, percebi naquele momento, que tinha ido mais longe do que jamais imaginara para mim mesmo. Me superei naqueles instantes. Muito obrigado aos Bushis que pelejaram comigo. Domo Arigato Gozaimashita, foi uma honra.

Após o treino de Kunjutsu tive muita satisfação em me apresentar formalmente aos Irmãos do Niten e proferir-lhes algumas palavras. Fiquei bastante comovido com as manifestações de apreço, de Sensei e dos Bushis, bem como com as seções de fotos. A fotografia que estou ao lado de Sensei foi um presente inesquecível. Domo Arigato Gozaimashita Sensei.

O dia 28.01 foi muito especial. Tive a oportunidade de ser ensinado e corrigido diretamente por Senpai Wenzel em treino cedo por volta das 7:30 h da manha (6:30 em Belém). Foi especial. Aprendi tantas técnicas que minha cabeça ainda esta processando, de pouco em pouco. Recebi firmes orientações, da empunhadura da espada, a postura das pernas, até o men, kote e do. Um ponto forte foi a honra que me concedeu para um shiai. Não tenho palavras para agradecer a Sensei e a Senpai Wenzel.

Tive a oportunidade de praticar o Jojutsu, o qual entrei em contato durante o Gashuku da APM. Foi excepcional. Agradeço imensamente as correções de Sensei, que despendeu tempo comigo, me ensinando os kihons e os katas, bem como me concedeu auxílio constante mediante a atuação do persistente e paciente do Senpai, sob os alhares atentos de Sensei.

Nossa última conversa na ADM, no dia 29.01, pela manhã, com o táxi me esperando a porta e eu tendo o privilégio do “literal” e autêntico "CAFÉ COM SENSEI" foram mágicos. Na ocasião, quando Sensei me delegou uma importante missão me deixou bem emocionado. Senti ali a grande oportunidade de cumprir o Segundo Voto do Shin Hagakure. Vim pensando nisso a viagem inteira até Belém. O orei também foi marcante. Domo Arigato Gozaimashita Sensei.

Esse é um relato superficial de todo o bem que Sensei me proporcionou nessa Estadia em São Paulo, privando da atenção e hospitalidade de Sensei.

Muito obrigado por tudo Sensei, de coração.

Por favor continue me instruindo, corrigindo e aceitando como aluno.

Onegai Shimasu.

Sayounara Arigato Gozaimashita.

Com protestos das mais elevadas estima e alta consideração."

Maurício (Dojo de Belém - PA)




Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belém
    (011) 94294-8956
    belem@niten.org.br