Mural - Instituto Niten Pará Ir para o Conteúdo
imgcentral

Mural Niten Belém


O INSTITUTO CULTURAL NITEN CHEGA A CASTANHAL

por Hallison - 23-jan-2017




Neste dia 17 de Janeiro de 2017, o Instituto Cultural Niten inaugurou suas atividades, de ensino da Filosofia e Prática Artes Marciais Antigas Japonesas, na Cidade de Castanhal, na Região Nordeste do Estado do Pará.

Os treinos de Kenjutsu e de Iaijutsu do Niten, em Castanhal, acontecerão na Academia Askatra e estão sob a responsabilidade do Coordenador Hallison Ferreira, natural do município e aluno antigo da unidade do Niten em Belém.

Aula inaugural e experimental, iniciou às 18:15h e contou com a presença de Bushis da unidade Belém, irmã da unidade Castanhal, além de a participação de quatro alunos experimentais que estavam presentes no local, sendo que um deles era de uma cidade vizinha chamada Santa Isabel do Pará (aprox. 30 Km de distância).

Tudo foi muito dinâmico. Começamos a aula com o Iaijutsu, onde foram apresentadas as Técnicas de Saque de Espada, através do Suio Ryu Iai Kenpo, do Kishikawa Ryu e do Kumi Iai. Todos treinaram com muita energia e tiveram a sensação real de sacar uma espada pela primeira vez.

No Kenjutsu, não poderia ser diferente, foram demonstradas aos alunos experimentais e treinadas as técnicas de combate com espada, com aplicação dos Kamaes Chudan, Hasso, Gedan, Jodan, Waki e Jodan Nitô. Todos eles usaram bogu (a armadura de combate), fizeram Keiko com bastante kiai e a cada kamae realizado, a cada golpe acertado, só aumentava a disposição e a empolgação para o treino. Ao final desta etapa, ao retirarem o bogu, dava para ver a satisfação estampada nos rostos destes alunos, que foram convidados ainda para assistir a um Shiai (Luta Arbitrada) entre os “alunos mais velhos”, do Niten-Pará, com combate de Espadas Tachi, Kodachi, Nitô e, também, de Naguinata (Alabarda) contra Kodachi e de Naguinata contra Naguinata.

O Evento Inaugural foi finalizado com Os Momentos de Ouro, que também chamou muito a atenção de todos os presentes, inclusive de quem estava só olhando o treino, podendo assim perceberem que não só o treino é importante, mas como também o comportamento fora do Dojô, na vida pessoal e no trabalho, por exemplo. Características essas que somente um guerreiro samurai tem: “A Pena e a Espada”.

Pessoalmente fiquei muito feliz com o primeiro dia de treino, além de o local (o Dojô) que também oferece uma energia muito boa. Vamos rumo a novas conquistas!

Meus Sinceros agradecimentos a todos que vieram e participaram deste treino Inaugural: A unidade Belém composta por Senpai Vianez, Maurício, Samuel e Guedes. Aos alunos experimentais, ao Sr. Suda (Dono da Academia Askatra), sua esposa e seus alunos do Karatê que também se fizeram presentes na inauguração.

Domo Arigatou Gozaimashitá!

Sayounará!

Hallison, Unidade Castanhal-PA












Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Belém
    (011) 94294-8956
    belem@niten.org.br