Mural - Instituto Niten Brasília Ir para o Conteúdo

Mural Niten Brasília


Dia do Samurai e 9° Aniversário da Unidade Brasília

por Silvana-bsb - 09-mai-2012



No dia 28 de abril, em comemoração ao Dia do Samurai e aniversário da unidade Brasília, realizamos o II Torneio Centro- Oeste de Kobudô!
Os Samurais das unidades do DF e de Goiânia mostraram suas habilidades técnicas e muita energia.
Omedetou gozaimassu ao Sensei, aos Samurais do Niten e a todos que, de alguma forma, estão presentes nesses 9 anos de existência da unidade Brasília.




Vejam mais fotos do torneio e do almoço de confraternização na galeria! (clique aqui)



Resultados:

Iaijutsu 0/7 ° kyu
1° - Furtado – Taguatinga
2° - Léa – Taguatinga
3° - Tassiane – Brasília

Iaijutsu 6° kyu
1° - Derek – Brasília
2° Kuhn – Brasília
3° Cicatelli – Goiânia

Iaijutsu 5° kyu
1° - Otávio – Taguatinga
2° - Araújo – Brasília
3° Clóvis – Goiânia

Jojutsu 0/7° kyu
1° - Tairã – Taguatinga/Kuhn – Brasília
2° - Jobe – Brasília/Viviane – Brasília
3° - Igor – Brasília/Léa – Taguatinga

Jojutsu 6° kyu
1° - Pedro – Taguatinga/Furtado – Taguatinga
2° - Erik – Brasília/Derek – Brasília
3° - Camila – Brasília/Tairã – Taguatinga

Kenjutsu Kir Jovem
1° - Gabriel Lima – Brasília
2° - Débora – Brasília
3° - Camila Peter – Brasília
4° - Lucas – Brasília
5° - Isabela - Brasília

Kenjutsu 0° kyu sem bogu
1° - Magalhães – Brasília
2° - Tassiane – Brasília
3° - Caio – Kir jovem/Brasília
 
Kenjutsu 0/7° kyu
1° - Rodrigues – Goiânia
2° - Varella – Brasília
3° - Cicatelli – Goiânia

Kenjutsu 6° kyu
1° - Derek – Brasília
2° - Erik – Brasília
3° - Clóvis – Goiânia

Kenjutsu 5° kyu acima
1° - Tairã – Taguatinga
2° - Mauricio - Brasília
3° - Oliveira – Taguatinga

Honra ao Mérito
*Brito – Brasília
*Viviane - Brasília

Tags: Dia_do_Samurai,
comentários   3 de 3

Ferreira - Taguatinga DFÉ impressionante ver como todos estao evoluindo e as lutas estão ficando cada vez mais intensas mas sem perder a técnica! Infelizmente nao pude, novamente, participar desse torneio mas estou ansioso pelo próximo e ate lá não vamos deixar o nó dos nossos h (Continua)

Igor - BrasíliaRealmente, foi uma ótima experiência. Fica difícil por em palavras, mas espero que nos próximos, a foto oficial esteja cada vez mais cheia.
Cruzar espadas e fazer amigos. Arigatou gozaimashita a todos que estiveram presentes. (Continua)

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaHi mina san!!!

O II Torneio do Centro-Oeste foi maravilhoso! Tivemos a grata oportunidade de conhecer nossos colegas de espada de Goiânia, e cruzar espadas, tanto nas competições como no treinamento, ao final do torneio.

Tivemos uma energia (ki) mui (Continua)

I Festival do Japão de Brasília

por Silvana-bsb - 20-abr-2012



"Chegando próximo ao horário da apresentação o nervosismo começou a crescer, mas reparei que muito menos do que eu imaginava, me senti prestes a entrar em um shiai, e apesar daquele friozinho na barriga, estava muito confiante, principalmente porque repassamos toda a apresentação várias vezes com os senpai e os outros alunos."
(Mauro - Unidade Brasília)





"O festival foi uma ótima oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura japonesa, trocar conhecimentos com os outros caminhos e presenciar um encontro entre o tradicional e o moderno."
(Furtado - Unidade Taguatinga)





"Aprendi bastante,  principalmente na hora da apresentação. Lá na frente é um verdadeiro duelo contra si mesmo."
(Aguiar - Unidade Asa norte)



Veja mais fotos na galeria! (clique aqui)

Tags: Apresentacao,
comentários   1 de 1

Laís - BrasíliaKonnbanwa Minna-san.

Participar do Festival do Japão foi uma experiência incrível para min. Tenho certa dificuldade em lidar com a timidez, mas tive que deixar meus bloqueios de lado para atender os visitantes da sala do Niten e explicar-lhes sobre o (Continua)

Páscoa Kir Jovem DF

por Silvana-bsb - 09-abr-2012

O treino de Páscoa foi muito animado! Participação dos pais e alunos no origami e durante o treino.

Colegas novos.





Muito Kiai!





Arigato pela participação de todos!!



Tags: KirJovem,
comentários   5 de 5

Everaldo Valenga Alves - BrasiliaOs treinos do KIR JOVEM têm sido muito proveitosos para o Gabriel e Isabela. Parabéns aos Senpais e ao Sensei Kishikawa pela condução em Brasília, em especial a Senpai Patrick e a dupla dinâmica Dereck e Erick! Sou muito grato à todos. Domo arigatô. (Continua)

Otávio - BrasíliaPena que estava em São Paulo!! Acho que a Bebel iria adorara este treino! Gokurosama! Arigato Gozaimashita! (Continua)

Derek - BrasíliaComecei a auxiliar o Senpai Patrick no kir jovem há alguns meses atrás, e neste tempo venho aprendendo muito. Domo arigatô gozaimashita a todos por esta oportunidade! (Continua)

Caio Navajas - BrasiliaObrigado pelo coelho de origami. Depois do treino ganhei três ovos de pascoa. No proximo treino vou gritar o kiai mais forte. Domo arigato gozaimashita. (Continua)

Furtado - Taguatinga-DFValeu criançada.
Domo arigato gozaimashita. (Continua)

5 anos de Niten Taguatinga!

por Silvana-bsb - 16-mar-2012

"Gostaria de deixar registrado a minha impressão sobre o evento do dia 10, aniversário de Taguatinga.


O dia começou com iaijutsu e jojutsu e logo em seguida treinamento de armas (kusarigama/jitte). Muito a aprender e observar. Entender os “porquês” do caminho.


Os momentos de ouro foram sobre ser sincero, estar aberto ao caminho. Ser Majime. Depois colocamos bogus, revisamos técnicas e fizemos keiko. Um aquecimento para tarde.   


Almoçamos juntos, todos sentados no chão. Convivendo e aprendendo uns com os outros. Após o almoço a chuva apareceu para o bem ou para o mal e seguimos para a quadra onde seriam realizados os shiais de todas as modalidades. Mais uma oportunidade para conhecer os detalhes e absorver os erros.


Ao final colocamos bogu e pudemos lutar com o senpai Patrick em meio à chuva que caía lá fora. As dores já estavam constantes e fizemos kihon light e kakarigeiko.


À noite tomamos nossa merecida cerveja, tivemos até aula de uísque com o senpai Bhering e eu me lamentei de não estar com o meu caderninho por perto. Conversamos muito, rimos e aprimoramos os katas do bushido.

Agradeço ao Sensei e a família Lopes por quererem compartilhar seu tempo e ensinamento com a gente. Aos alunos que estão chegando e aos que já estão há muito tempo no caminho, do guerreiro ou não, mas que sempre têm algo a acrescentar em nossas vidas.  

Arigato gozaimashita,
Furtado."

comentários   4 de 4

Ferreira - TaguatingaUma comemoração de uma data importante bem ao estilo Niten com muito treino e no final um birudo para fechar com chave de ouro!!
Que a unidade continue a crescer e que esses 5 anos virem 10 e depois 20, mas sem nunca perder a energia que esse dojo carreg (Continua)

Lea - TaguatingaNesses 1 ano e meio de convivência no Niten, e sempre em Taguatinga, é inevitável não destacar a energia harmoniosa presente nos treinos e nos momentos de descontração, como foi nessa comemoração de 5 anos. Outro destaque é a personalidade marcante de no (Continua)

Gonçalves - TaguatingaFará um ano, em Abril, que estou aprendendo as técnicas e caminhando por esta longa estrada no Niten. Só tenho muito o que agradecer ao Senpai Patrick por tudo o que eu aprendi, e a todos os meus companheiros que me ajudam a crescer em todos os treinos.
(Continua)

Oliveira - Taguatinga Parece que foi ontem em que eu, na época com 10 anos, cheguei na Unidade de Taguatinga. Apenas 3 pessoas treinavam, e para minha sorte um deles era o Senpai Patrick que com todo seu carisma recebeu de coração mais um Kir Jovem. No primeiro (Continua)

Hatsugeiko 2012

por Silvana-bsb - 06-jan-2012

Primeiro treino do ano, alunos de Taguatinga, SMU, Asa Norte, Curitiba e interessados. O ano do dragão começou forte no DF.
Shinnen Akemashite Omedetou Gozaimassu !

                       

 

"Se na virada do ano costumamos dizer: "Entrar com o pé direito", no Hatsugeiko entramos com o corpo inteiro, para aguçar os sentidos e preparar o espírito para o ano que se inicia.

 

Ontem foi um dia assim, reencontrando amigos e até caras novas, colegas de outras unidades e mesmo interessados. Desejar um Feliz Ano Novo e já ter um gostinho dessa felicidade ao lado de todos, com bastante energia nos katas de Niten Ichi Ryu, para receber o Ano do Dragão.

  
 
É um momento de reflexão, em que renovamos e fazemos novos votos para seguir no Caminho..
Shinnen Akemashite Omedetou Gozaimasu! "


Igor - Unidade SMU

Tags: Hatsugeiko,
comentários   5 de 5

Aguiar - BrasíliaShinen Akemashite Omedetou Gozaimasu! Kotoshi mo yoroshiku onegai itashimasu!

Mina-san,

As fotos ficaram muito bonitas. Deve ter sido um treino e tanto!

Treinei no shinenkai do rio. Foi muito bom e treinamos com muita fúria!

Sinto falta da en (Continua)

Camila - BrasíliaShinnen Akemashite Omedetou Gozaimasu!
Com o espírito do ano do dragão, reiniciamos os treinos com muita ação e energia. Que para todos nós seja um ano muito forte e intenso!
Kotoshi mo yoroshiku onegai shimasu!
Sayonara,
Camila. (Continua)

Otavio - DF - BrasíliaKonbanwa Mina San!
Kotoshi mo yoroshiku onegaishimasu!!
Akemashite Omedeto Gozaimasu!!
O ano em Brasília já começou acelerado, com mais de 4 interessados já no primeiro treino do ano! Também tivemos alunos de Goiânia e de Curitiba. O ano começou sereno (Continua)

Derek - BrasíliaShinen Akemashite Omedetou Gozaimassu! Começamos os treinos no ano do dragão, que com certeza promete muito! Gambatê a todos para enfrentarmos mais este ano. (Continua)

Tairã de Castro Rabelo - BrasíliaShinen Akemashite Omedetou Gozaimassu!!! Sinto por ter perdido, mas acendi meu incenso e que tenhamos um Ano do Dragão a Ferro e Fogo! (e madeira) (Continua)

Relato

por Tassiane - 18-dez-2011



Gostaria de relatar algo que guardo comigo, mas, não sei realmente se devo ou não relatar, primeiro, agradeço a enorme oportunidade de fazer parte do Niten, realmente, muito me identifiquei com o Instituto, comecei em julho deste ano e como tem sido importante os treinos e o contato com o bushido
 
Bem, o que gostaria de relatar é o modo como conheci o Niten, foi muito curioso, pois ocorreu por meio de um sonho. E assim foi o sonho: Eu estava em um lugar muito verde e as franças das árvores eram os sons do silêncio, havia montanhas no horizonte e eu estava próxima de uma nascente, então, de repente, escutei o som de um cavalo galopando a distância, quando me virei para ver o que era, vinha um samurai montado em um cavalo com a armadura e a Kataná em punho, fora do sayá e erguida, brilhava com a luz do sol, não dava para identificar o rosto dele, pois tinha uma máscara que o cobria, o galope aumentou em minha direção, ainda posso me lembrar da respiração do animal e o momento em que paralisada vi o samurai apontar a kataná em minha direção, quando estava bem próximo de mim eu acordei.
 
Naquele dia em diante decidi procurar algo mais a fundo sobre a cultura japonesa e sobre os samurais e nunca imaginei que pudesse encontrar no Brasil um instituto tão vinculado às raízes samurais e a cultura japonesa. Quando descobri o Niten fui ao treino com o coração palpitando tamanha a vontade de conhecer o Instituto. E confesso que neste ano de 2011 foi uma das melhores coisas que me aconteceu. Muito Obrigada a todos! Obrigada Niten!
 
Arigato Gozaimashitá Sensei
Senpai Ricardo e Senpai Silvana. 
Tassiane N. Garcia

Tags: Relatos,
comentários   2 de 2

Camila - BrasíliaKonnichiwa Tassiane,
fico feliz que tenha tido garra para buscar seu sonho, e mais feliz ainda que tenha encontrado o niten na sua busca.
É sempre uma honra poder treinar junto a pessoas que verdadeiramente admiram essa arte.
Como disse o Sensei, fina (Continua)

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaKonnichiwa Tassiane,
Omedeto pela coragem em transformar um sonho em realidade, de treinar forte o Iaijutsu! Espero que esteja se realizando, e conhecendo mais do caminho do guerreiro, e que continue por muitos anos ainda!
Sayonara,
Otavio
Taguatinga (Continua)

Happyokai 2011

por Silvana-bsb - 18-dez-2011

Fechando o ano de 2011, tivemos a apresentação de fim-de-ano dos alunos, onde os samurais  das unidades Taguatinga, SMU  e Asa Norte  mostraram o que foi praticado em 2011, tanto na técnica  como no katas do bushido.


 
No evento, havia cerca de 100 pessoas, entre alunos, familiares e convidados.


 
Arigato gozaimassu a todos os presentes  e participantes!

Veja mais fotos na Galeria!  (clique aqui)

Tags: Happyiokai,
comentários   3 de 3

Furtado - TaguatingaOhayo gozaimassu,
Realmente o evento foi muito bom e fiquei impressionado com quantidade de pessoas que vieram assistir às apresentações.
Omedetou gozaimassu aos organizadores, aos pais e familiares e colegas de treinamento. (Continua)

Amaro - TaguatingaFoi realmente um momento muito bom, onde se demonstrou, com muito kiai, a gratidão aqueles que nos suportam das mais diversas formas.
Domo arigato! (Continua)

Otávio - Taguatinga - DFPrimeiramente, gostaria de agradecer a oportunidade de poder ter colaborado com o Happyokai da unidade de Brasília. Foi uma honra ter sido escolhido pelo Sempai para co-coordenar o Happyokai! Agradeço, e muito, pela orientação do Sempai com a programação! (Continua)

10º TBEK - Guarulhos

por Silvana-bsb - 11-nov-2011

Unidades do DF estiveram presentes no 10º TBEK



       

 
Arigato gozaimashita Sensei, Senpai Adeval, Unidade Guarulhos e todos os colegas do Niten!

Omedeto gozaimassu em nome dos alunos das unidades do DF!

Tags: Torneio,
comentários   5 de 5

Luiz Otávio de Lima Rodrigues - BrasíliaOhayo Mina San! É sempre um prazer participar dos eventos do Niten! Muito conhecimento, muita informação condensada! Quem não foi deveria! Arigato Gozaimashita! Sayounara!! (Continua)

Camila - BrasíliaCertamente a experiência de torneio em equipes é única! Trabalhar em grupo, trançando estratégias e oferecendo apoio e incentivo são lições muito valiosas! Omedetou gozaimasu a todos pela garra e coragem, Brasília foi muito bem representada! (Continua)

Furtado - TaguatingaOmedetou gozaimassu a todos que foram ao torneio. Tenho certeza que tiveram ótimas experiências. (Continua)

BRITO - BrasíliaFui praticante de judô e como tal já participei de vários campeonatos, inclusive, já fiquei no Centro de preparação da confederção brasileira de judô treinando para o brasileiro. Mas, apesar disso fiquei nervoso, ansioso e focado. Claro, ensinamentos dife (Continua)

Igor - BrasiliaOmedetou gozaimasu por terem participado do TBEK e representado tão bem o DF. Arigatou gozaimasu (Continua)

Superação de limites e espírito renovado!

por Niten - 08-nov-2011

"...Não é possível expressar em palavras como o vento que sopra no rosto ao abrir a porta do Hokkaido se torna o mais refrescante após um treino forte ! ..."

"No final do mês de outubro estive em SP para treinamento; foram 8 dias de treinos fortes pela manhã e administrativo a tarde... e mais treinos à noite !

Para mim, aos 38 anos de idade, mãe de 3 filhos e com algumas limitações físicas, foram dias de vencer esses obstáculos, tirar força de onde parece não existir mais e estar atenta a tudo que o Sensei e os senpai passam em cada treino, conversa, reunião e até mesmo durante os momentos de descontração.

Não é possível expressar em palavras como o vento que sopra no rosto ao abrir a porta do Hokkaido se torna o mais refrescante após um treino forte ! Como água é tão valorizada após cada treino e como o silêncio do zazen e do shodo trazem tanta paz e renovam o espírito ! O silêncio tem um sentido diferente quando estamos em treinamento !

Momentos marcantes foram vários; um que jamais vou me esquecer foi acompanhar uma aluna colocando o hakama pela primeira vez e ver as lágrimas de satisfação descerem em seu rosto e pensar, para mim: "manter o espírito de iniciante", o quanto isso é importante; e cuidar dos iniciantes, eles são o futuro do Niten.

Falar sobre esses dias é dificíl, pois são dias únicos ! Só quem vive vai saber, sentir e aproveitar a oportunidade."

Arigato gozaimashita, Sensei, pela oportunidade, paciência e pelos ensinamentos.
Arigato gozaimashita senpai Ricardo, senpai Wenzel e Patrick pela oportunidade e por acreditarem em mim.
Arigato gozaimashita senpai Fugita pelo apoio e ensinamentos.
Arigato gozaimashita a todos os senpais e funcionários da adm por me fazer sentir em família e pelas palavras de apoio.

Tags: Shugyo,

A Liga - Thaide faz Shugyo no Niten

por - 04-nov-2011

"Neste ano, vi muitas pessoas passarem por esta casa para fazer um shugyo. Como este ano também estou de shugyo, acho que entendo o que as pessoas sentem nos vários estágios de cansaço, alegria, tristeza, satisfação... Ver e fazer um shugyo com o Thaíde foi excepcional. Nunca vi, em dois dias, alguém fazer o que ele fez. Uma pessoa sem experiência nenhuma com espada, em dois dias despertou o espírito guerreiro. Como uma revolução, Thaíde chegou com algumas expectativas, que logo de início foram quebradas. Ninguém pensava que ele chegaria onde chegou, mas conforme passavam-se as 36 horas de shugyo, ele foi “despertando”. Viamos em seu semblante o cansaço, mas também uma expressão de satisfação por ter encontrado um caminho que lhe faria bem para o espírito.

Foi uma lição de perseverança. Ele não desistiu. Foi receptivo aos ensinamentos de todos e abraçou a cultura samurai. Fico feliz em ter conhecido uma pessoa determinada e disposta como o Thaíde."

Fugita - unidade Ana rosa Hokkaido


Parte 1





Parte 2




Extras


Mais relatos dos companheiros de Shugyo do Thaide nos comentários

comentários   5 de 5

Zilda Araujo - Rio de JaneiroGrande Amigo Wenzel - Senpai
Meu nome é Zilda, fui funcionário da Academia
de Dança Jaime Aroxa-Botafogo onde conheci
seu belissímo trabalho e dedicação.
Assisti ao programa A LIGA, e fiquei muito
emocionada ao vê-lo, seu desempenho como instrutor,
(Continua)

Vaz - Rio de JaneiroShitsurei shimasu!
Konnichiwa Sensei!

É sobre minhas considerações do shugyo com o Thaíde. Na quarta de noite, quando comemos a pizza, fizemos o fechamento, mas acabei não falando tudo.

Logo no início, na terça feira, eu estava pagando pra ver... P (Continua)

Meloni - São PauloKombawá Sensei,
shitsurrei shimassu,
segue o meu relato sobre os dois dias de Shugyo.

Antes de iniciar o treinamento intensivo, lembro que o Sensei me disse para entrar de corpo e mente, para entrar firme no Shugyo, que então tudo ficaria bem. Foram (Continua)

Costa - Rio de JaneiroShitsurei shimasu
Konnichiwa yoroshiku onegaishimasu

Esses dias de shugyo são sempre muito intensos, foi muito bom ver todos os shugyochas com muita energia aguentando o treinamento em especial o Thaide que é marinheiro de primeira viagem e que nem é (Continua)

Fugimura - FlorianopolisDois Dias de Shugyo.
Tive uma honra de fazer um Shugyo para gravação do programa A Liga. O apresentador era o Thaide, que veio pedir para fazer dois dias de Shugyo.
Ao se apresentar na ADM, tive a impressão que ele ia desistir no meio, após soltar um `h (Continua)



Tag  todos        Retornar para últimas postagens


    topo

    Instituto Niten Brasília
    (011) 94294-8956
    brasilia@niten.org.br