Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-mai-2007

    A Química do espírito

    É certo que todos os samurais modernos são pressionados a lutar no dia-a-dia.
    Também é certo que com o avanço tecnológico e da internet, precisam dar o dobro ou talvez o triplo de si para estarem atualizados com a sua técnica e serem recrutados pelo mercado de trabalho. Não estamos falando de Japão, não. Estamos falando de Brasil, São Paulo e qualquer cidade que tenha mais que seus 100.000 habitantes. Quem não for guerreiro, morre.
    Fiquei sabendo que um de meus alunos se encontra no término da faculdade, se não me engano engenharia ou algo assim, e procurando estágios precisaria dar um tempo e deixar o Niten e os "katas do bushido para depois" segundo suas palavras, apesar de saber que o Método KIR* era o grande alicerce nas suas conquistas até então e como samurai moderno. Que os Momentos de Ouro* é que faziam a diferença no seu modo de agir, pensar e tomar as decisões. Enfim, que estava muito satisfeito e esperava, enquanto ausente do Niten, suprir a energia da guerra com o que tinha aprendido até então aqui no Niten.
    Não adianta.
    O Método KIR é para o espírito assim como o exercício é para o corpo. Não é possivel emagrecer só lendo livros ou fazendo mentalização se não estiver queimando as calorias. Quero dizer, o samurai moderno existente em cada um de nós só se mantém vivo se estivermos no Niten, vivendo os katas do bushido. Enfim, respirando o Método KIR.
    Você não sente aquela letargia, preguiça e moleza quando para de fazer os exercícios? Então. É a mesma coisa. Só que aqui, no caso, ocorre por inteiro: no seu corpo, na sua mente e, obviamente, no seu espírito.
    E a falta do KIR começa pelo espírito: preguiça. Preguiça para levantar, desculpas para não fazer, mentiras começam a aparecer.
    Depois vêm as consequências a nível mental: dificuldade para se concentrar, tomar decisões importantes e por aí vai.
    E como que denunciando esta falta de vergonha deste seu lado perdedor, fica visível a lerdeza no seu andar, a dificuldade no levantar, no correr. É você virando um "porquinho", uma "vaquinha".
    Repito:
    -Não adianta. Não basta se sentir um samurai moderno.
    A "química" não acontece!

     
    será você?




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br