Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    20-ago-2008

    Mais que ouro

    O monitor de Curitiba escreveu:

    "No sábado último, dia 23 de Agosto, a Unidade Curitiba teve pela segunda vez este ano a visita do Sensei. Visita desta vez complementada pela presença do Coordenador Leo Kem, de Florianópolis, que ficou responsável por coordenar quase duas horas de Niten Ichi Ryu na unidade, sob a supervisão do Sensei.

    Reforçando a importância de se agir com espírito guerreiro no cotidiano, o treino foi com certeza uma oportunidade muito especial para que todos, principalmente os monitores, pudessem prestar mais atenção nos detalhes que geralmente se deixam passar... Não por serem pequenos, e sim por serem fatos corriqueiros, que já passam despercebidos pelo espírito acomodado.

    No treino de Niten Ichi Ryu, todos os alunos puderam aprimorar em muito sua parte técnica nos katas do Itto-Seiho (katas com a espada longa), além de poderem observar, através do senpai Kem e da orientação do Sensei, as dificuldades existentes, bem como a atenção e a energia necessária para coordenar o treino, além de ter de transmitir os conhecimentos de forma clara e objetiva.

    Para os monitores, o treino ainda se estendeu ao longo da tarde, tempo dedicado especialmente ao aprimoramento técnico de cada modalidade. Dentre o Iaijutsu, o Jojutsu e mais katas do Niten Ichi Ryu, cobrados em seus mínimos detalhes, houve ainda a oportunidade de aprender e reforçar os katas do Jitte, até então uma novidade para alguns alunos, e observar de perto a eficiência dessa pequena arma contra uma longa e afiada espada de metal, bem como relembrar e aprimorar os katas do kumiai. Para coroar as longas e proveitosas horas de treinamento, houve o shiai de confraternização, arbitrado pelo Sensei, entre os alunos monitores de Curitiba e senpai Kem de Florianópolis!

    Nos Momentos de Ouro, é passada a importância de se agir com espírito samurai na nossa batalha do dia-a-dia, também ficando para todos as lembranças do Sensei sobre sua busca, no outro lado do mundo, dos conhecimentos antigos sobre a Arte da Guerra. Conhecimentos e experiências que hoje formam um dos 'Pilares do Método KIR', e que são passados a todos os alunos nestes momentos que 'valem mais do que ouro'."

    Somente os que estão sedentos em filosofia vão entender que os Momentos de Ouro valem mais que ouro...


    Sensei treinando Jitte com os alunos de Curitiba




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br