Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    27-jul-2009

    KendoNippon e mestre Baba3

    "O que Sr.Jorge Kishikawa está buscando é a espiritualidade demonstrada no Bushido do Japão. Por exemplo, explica que, por mais que haja “Chi(conhecimento)” com alta escolaridade, se não possuir “Yuuki(coragem)” não poderá ter sucesso na vida social, e assim, para suprir a parte mental do treinamento ele desenvolveu o chamado método KIR. O principal objetivo do Niten está em aprender por meio da espada valores como coragem, seriedade, compaixão, respeito e humildade. Muitos dos alunos são pertencentes a alta camada social, como médicos, advogados, políticos ou administradores de empresas. Por outro lado, o Niten possui notável sistema de apoio especial aos alunos com interesse de treinar mas que não possuem condições financeiras, tornando acessível o treino mesmo para estas pessoas."
    Kendo Nippon Nº2009-08, Pg 130, Coluna do Mestre Kinji Baba, 4º parágrafo


    Mestre Baba constatou, durante o período em que fez o circuito nas 4 cidades em abril deste ano (São Paulo, Brasília, Buenos Aires e Rio de Janeiro), que o Niten está de portas abertas para todos, independente de sexo, idade, raça ou condição social.
    O mais difícil é abrir as portas da compreensão e do pré-conceito dos indivíduos que se encontram em caminhos que não levam a lugar nenhum. Desde que charlatões de fundo de quintal a grandes institutições conseguem levar às massas apenas pão e circo.
    É como digo:
    "Podemos levar o cavalo até o lago, mas não podemos fazê-lo beber".
    Deus queira que encontre o que procuras.

    O sonho de Salomão, de Luca Giordano
    O sonho de Salomão, de Luca Giordano




    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h