Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    24-ago-2009

    Kendo Nippon Agosto 1

    Contato com o espírito de Bushido* no Brasil

    Mushashugyo* dos membros do Campus Tsurukawa da Universidade Kokushikan


    Membros do campus Tsurukawa de Universidade Kokushikan viajaram para o Brasil durante os dias 20 de abril a 6 de maio numa programação de 17 dias e 16 noites. O Diretor do Departamento de kendo do Campus, Sr. Kinji Baba recebeu o convite por parte do Sr.Jorge Kishikawa do Brasil, pela amizade de muitos anos.
    O Sr. Kishikawa é fundador do Instituto Cultural Niten. Os estudantes sentiram no Brasil o espírito de Bushido* dos praticantes de kenjutsu do Brasil.

    O Sr.Kinji Baba é um dos professores que mais vem se esforçando em transmitir a Virtude (Toku) no dia-a-dia da educação escolar. Preza muito os passos e procedimentos tradicionais e no treino está introduzindo Katas de Koryu* e Kumidachi* utilizando Bokuto*. Vem tentando reviver espírito de samurais antigos, tomando como tema “conciliando a tradição com a modernização” e assim visando a formação de indivíduos que possam viver melhor nos tempos atuais.

    *Bushido = código de ética, filosofia dos samurais
    *mushashugyo = os samurais faziam peregrinação em busca de treinamentos a fim de buscar a excelência e a iluminação espiritual na técnica da espada
    *koryu = estilos antigos
    *kumidachi = treino de sequências pré-estabelecidas
    *bokuto = espada de madeira utilizada nos treinos de kenjutsu, na época dos samurais

    Nos dias de hoje, viver já é difícil. Viver melhor, então... mas a vida é isso. Mais que bater, apanhar, vencer ou ou perder, deve-se ater a Verdade da Espada. E foi certamente isto que os alunos japoneses sentiram aqui. Foi isto.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br