Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    13-set-2010

    Consideracões sobre o Hasso - Não é tão fácil assim

         O Hasso é uma postura ou posição de combate, Kamae, conhecida como “Postura da Árvore” ou “Postura da Madeira” em que se levanta o braço direito e a espada fica reta com a sua ponta para cima. Em japonês, Hasso significa “encontrar ou se deparar com oito”. Este nome deve-se provavelmente porque essa postura propiciava o samurai a lutar com os seus adversários atacando de qualquer um dos oito lados. Essa posição, portanto, nos ensina a combater cercado por todos os lados, ou seja, a 360°.

         Acho-o muito interessante, pois está presente de alguma forma em quase todos os estilos de combate. Estilos que adotaram esta postura ao introduzi-la nos seus treinamentos na forma de katás. Em meus treinamentos, tenho verificado que o combate com o Hasso é bem mais complicado do que se imagina devido à dificuldade de se atacar. Ela é uma posição muito ofensiva e, até certo ponto, agressiva e intimidadora, entretanto,  durante o combate contra um adversário, ela é mais difícil de ser aplicada do que outras. A experiência mostra, por exemplo, que se deve lançar dois ataques seguidos para se vencer o combate.

         Se o Hasso é tão difícil de ser utilizado em combate, por que será que influenciou os katás de quase todos os estilos de combate? Esta é uma boa questão para refletir enquanto treinamos.
     


    "kata de 700 anos pode auxiliar na busca da resposta"




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br