Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-nov-2010

    Soete no Kendo?

    "Hoje pela manhã abri minha caixa de e-mail e dei de cara com um e-mail de um amigo. No dia anterior havíamos conversado sobre o Nito, ele é uma apaixonado por Nito e sempre está à procura de videos antigos sobre Nito e sobre as técnicas que os samurais aplicavam e que não fazem parte do Kendo moderno. Nessa conversa ele me falou que em uma dessas procuras por vídeos ele assistiu um no qual um kendoca aplica um Soete tsuki, o mesmo golpe que ele viu ser aplicado quando visitou o Niten. 

    Assisti o vídeo e fui falar com o Sensei sobre o mesmo:
     - " Sensei, onegaishimassu, recebi um video antigo de um amigo do Niten aonde o kendoca aplica um soete em seu adversário, o Sensei gostaria de ver?". - O Sensei disse para eu enviar o email para ele, e depois iria me falar sobre o vídeo.

     
    Enviei o vídeo e fui no Shihan (sala do Sensei), - "Shitsureishimassu Sensei, já lhe enviei o vídeo". O Sensei assistiu o todo vídeo e, no final, me perguntou em qual momento do vídeo o Kendoca havia aplicado soete*. Respondi que foi aos 33 segs. O Sensei falou que eu estava enganado, que o não era um kendoca e que não estava com uma shinai e sim com uma baioneta de combate, e que o tempo todo ele estava com a mão esquerda na frente. 

    Olhei o vídeo novamente, e para minha surpresa não era um kendoca. eram praticantes que estavam com uma baioneta de combate e confesso que fiquei de queixo caído porque tinha visto o vídeo várias vezes, e o Sensei com o seu olhar de quarenta anos no Caminho, e com o seu conhecimento de Kobudô, viu o vídeo apenas uma vez e percebeu de primeira! Detalhe: o vídeo é muito antigo, quase não dá para ver a baioneta) e o Sensei de primeira notou que era uma baioneta e não o shinai. Nesse momento eu levei um Men-ippon do Sensei! 

    Notei que esta é a diferença de um olhar de 4 anos de treino, para um olhar de 40 anos alem  de ser um mestre do kobudo. E lembrei da frase de Musashi-sensei - "Ver o que não pode ser visto". Sensei consegue ver o que não pode ser visto

    Sensei, mais uma vez Arigatou gozaimashita"

    Silva (Coordenador da Unidade São José dos Campos)

    *Soete = Técnica de Kenjutsu em que se toca o dorso da lâmina com uma das mãos para aplicar o golpe




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br