Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    06-abr-2011

    Fortaleza Fortalecida 2

    "O que se sucederia após a chegada do Sensei são lições valiosas sobre todos os aspectos do caminho, as virtudes samurais que tanto falamos e discutimos se encontram em abundância, palavras faltam para definir, atitudes sobram. Sou muito grato aos kamis por ter tido oportunidades tão valorosas de conviver com Sensei por esses dias que absolutamente nada que eu por ventura viesse a escrever seria condizente com o que senti.
    Manhã de domingo, manhã de keiko. Sensei luta contra todos da Unidade, pego minha nito (duas espadas) e vejo que ninguém o faz, melhor redefinir a estratégia e seguro minha itto (espada longa). Observo atentamente cada luta do Sensei e vou percebendo a evolução constante enquanto os kyus vão mudando, a arte de um mestre de lutar desde um iniciante ao mais experiente é algo mágico, único de se ver. Sinto-me como numa galeria de arte a passear nos corredores enquanto Sensei mostra cada estilo de pintura, seu shinai é o pincel, mas os estilos, posturas mudam a cada minuto. É chegado minha vez de lutar: aquele local some... as pessoas ao redor somem... o sentimento é indescritível, sem palavra aprendemos, erramos e nas poucas vezes que acertamos fica na lembrança o sorriso do Sensei por dentro do bogu dizendo,"- Sim, é esse o caminho!".

    Pausa para tapioca, momento de descontrair - mas não muito -, ainda temos Iaijutsu e Jojutsu. Minha concepção de Iaijutsu mudou completamente, o que se vê no Sensei nem de longe é um Iai estético, é sim muito belo, porém marcial. Podemos ver em cada corte, cada kiai, cada passo um oponente que se esvai. Guardei em minha mente aquela energia para ter como moldura para onde ir, uma trilha.
    No Jojutsu mais uma vez tive a sorte dos kamis de fazer diversos katas repetidas vezes com Sensei, que ainda me ensina com maestria o direcionamento de como passar para os mais novos no Caminho. Estava com sede de conhecimento Sensei, mas ainda percebo quantos sabores ainda estão por vir, e isso é reconfortante. Para findar banho de mar com por do sol, não podemos deixar de ter o pensamento em como somos felizes por estarmos vivos naquele momento.









    A quantidade de momentos, frases, explicações que me foram passadas fica até difícil relatar aqui, mas posso resumir brevemente ao dizer que o dojo é local de iluminação, mas diria ainda que é uma utopia, utopia de como a sociedade deveria alcançar com respeito e compaixão mútuas. Sensei é o caminho e tudo que ele faz condiz com isso, quão sortudos somos de poder estar próximos dessas lições.

    O tempo dos mestres difere do tempo dos discípulos, assim como os deuses antigos do olimpo tinham um tempo diferente dos mortais, mas quão feliz é sentir esse tempo diferente, nem que seja por uns dias apenas, é sentir-se vivo e confiante que Bushido vivo é isso e não uma coletânea vazia de historietas zen."
    Éder


    "Lançamento do Shinhagakure, novo sucesso, samurais a postos, erros corrigidos imediatamente, jornais e blogs fotografando tudo."
    Anderson

    "Seja no treino ou simplesmente estando ao seu lado, em cada momento com o Sensei aprendemos algo novo, tanto no  caminho da espada ou como no caminho da vida."
    Gleidson




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br