TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    11-mai-2011

    Luta contra lança

    "Ontem a noite estava eu treinando na unidade Ana Rosa quando fui chamado para colocar os sunes (caneleiras) e lutar com o Sensei.
    Já estava empolgado, há algum tempo não tinha a oportunidade de lutar com o Sensei, que ainda estava armado com a naginata, uma espécie de alabarda.
    Eu estava com duas espadas, em gyaku nitou  e lutamos por algum tempo, uma luta difícil, como sempre é com o Sensei, mas com muito aprendizado, até o momento que em um tsuki (estocada) da naginata, abaixei o braço para defender e a ponta da arma acabou quebrando. Pensei no momento, bom, acabou a luta, agradeci o Sensei e estava pronto para sair.
     
    Foi quando o Sensei virou a naginata ao contrário, utilizando o cabo da arma como uma lança e reiniciou o combate, foi completamente inesperado para mim, era uma arma nova, a qual nunca vira ninguém treinando, muito menos lutando contra. A lança era curta, parecia ter um alcance bem menor que o da naginata. Continuei com o mesmo kamae (gyaku nitou) e parti para o ataque, parecia simples desviar da ameaça da lança e entrar com os golpes da espada.
    Engano meu, era uma arma diferente, não tinha nenhum conhecimento para enfrentá-la, os ataques que pensei em fazer acabaram mostrando-se ineficazes.

    O Sensei, com destreza na arma, e minha falta de conhecimento sobre ela acabaram mostrando a lança como um problema maior que o da naginata, em uma série de tsukis (estocadas) que recebi.
    Apanhei, apanhei,apanhei."
    -  Marques (Un Ana Rosa)



    "A eficácia da lança em Lobo Solitario"

    Os escritos dos antigos registram que quando o samurai perdia a lâmina de sua alabarda durante o combate, esta se transformava num bastão longo (bo).
    Tecnicas de bastão longo incluem as de estocada, como as de uma lança.
    No caso relatado, o uso de armadura (bogu) dificultam a aplicação de técnicas do bastão longo, o que acabou se transformando num treino de lança contra a espada.
    Pergunta para um bom estrategista:
    - Foi melhor assim?  Ou nao?




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br