Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    17-mai-2011

    10° TBIK 2 - Cobertura do evento1

    "No final de semana dos dias 14 e 15 de maio, foi realizado o 10º Torneio Brasileiro Individual de Kobudo no Clube Recreativo Mineiro em Belo Horizonte. Guerreiros de todo o Brasil e Argentina se reuniram na capital mineira para resgatar as tradições japonesas antigas através das técnicas do Kobudo.


    todos na fila

    Sob orientação do Sensei Jorge Kishikawa, os alunos do Instituto Cultural Niten participaram de disputas nas categorias Kenjutsu, Iaijutsu e Jojutsu, organizadas de acordo com as respectivas graduações.


    na mesa com autoridades

     Além disso, os samurais brasileiros também executaram técnicas de Jitte, Kusarigama, Naginata Combate e Kobudo. Em conjunto com as apresentações de katas de Naginata e Bo, os participantes demonstraram amplo conhecimento das diversas armas e estilos centenários, desenvolvidos pelos Samurais.


    Naginata


    Kusarigama


    Jitte


    Segredos no Torneio


    Kir Jovem


    Iaijutsu


    Iaijutsu


    Kenjutsu

    Nessa edição do evento, também houveram novidades quanto a definição dos vencedores das fases semifinal e final das categoria de Kenjutsu e Iaijutsu dos alunos mais graduados (5º Kyu e acima). No Kenjutsu, a vitória nesses estágios só foi alcançada numa melhor de três disputas, sendo que em duas delas os combatentes ficaram restritos a armas e kamaes aleatoriamente definidos. No Iaijutsu, além das execuções rotineiras de katas, os guerreiros também participaram do Tameshigiri, executando cortes com a espada de fio.


    Tameshi

    Findos os combates, o campeão geral do torneio foi agraciado com o Troféu de Kobudo, além da oportunidade de viajar para o México, onde irá lançar a pedra fundamental para o estabelecimento de uma nova Unidade. A criação de algo novo anda de mãos dadas com o respeito ao antigo, pois, ao mesmo tempo, os samurais belohorizontinos iniciaram as celebrações dos 10 anos da fundação do Instituto Niten em sua cidade.
    " Ver o sorriso no rosto dos alunos e a satisfação dos senpais foi a maior vitória alcançada nesse final de semana. Atendidos esses requisitos, o sentimento é o de missão cumprida.A participação dos colegas de todo o Brasil também foi especial. Seja auxiliando na execução das tarefas, seja passando conselhos e experiência, todos contribuíram de alguma forma e ajudaram a compor a grandiosidade do evento. Em momentos como esse, resta claro que, observados os katas do Bushido, não há como falhar.Contagiante, também, foi a confraternização. A energia dos presentes estava ótima e todos se divertiram ao sabor de uma boa comida mineira.
    Acima de tudo, o torneio foi uma celebração daquilo que torna o Niten apaixonante. Seja pelos bons momentos, seja pelos difícies, tudo que passamos aqui é guardado num lugar especial em nossos corações. É com esse sentimento que agradeço aos colegas de todo o Brasil pela presença, aos senpais pelos exemplos passados, aos colegas de BH pelo companheirismo e ao Sensei pelas lições.
    O Niten também é um lar para todos nós. Honto ni arigato gozaimashita."

    emocionou-se Fonseca, campeão Brasileiro de Kenjutsu na categoria 4o e 5o kyu.


    "ver o sorriso no rosto dos alunos foi a maior vitoria "


    "o Niten é um lar para todos nós"


    " todos contribuiram de alguma forma e ajudaram a compor a grandiosidade do evento"


    "celebração daquilo que torna o Niten apaixonante"


    "missão cumprida"




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br