TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    30-mai-2011

    Abrace o mundo

     
    "Disse -me o Sensei que certa vez Miyamoto Musashi  foi convidado a ir a um castelo, chegando lá foi convidado a demonstrar a sua tão famosa técnica de duas espadas (Nito), enfrentando então, o mais experiente samurai do castelo.

                Então , utilizando a posição de “abraçar o mundo”, com as duas espadas ( a curta, Kodachi e a longa tachi), posicionou-se em frente ao seu desafiado e lentamente caminhou em sua direção. O desafiante armou o Jodan no Kame, levando a espada acima da cabeça, afim de buscar uma brecha por cima, já que aparentemente estava aberto a cabeça de seu adversário.

                Porém, não sentia abertura alguma para desferir o golpe certeiro, enquanto isso Miyamoto Musashi aproxima-se de seu oponente, que lentamente ia recuando, até que sem perceber a parede atrás, caiu de costas no chão, ficando a mercê de Miyamoto Musashi, assim sem desferir nenhum golpe foi demonstrada a eficácia do estilo Nito.

                Bem, talvez muitas pessoas fiquem pensando como isso é possível?

                O Sensei sabe!! E eu pude sentir isso! Isso aconteceu comigo quando estava frente a frente com o Sensei, já havia levado vários tipos de golpes nos Kotes, então pensei Jodan no kamae e Sensei armou um Kamae de Nito (duas espadas) chamado de chudan no kamae, “abraçando o mundo com duas espadas” e lentamente caminhou em minha direção, eu só pensava em atacar. Pensava vou no Men pelo lado direito, e tentava avançar mais meu pé direito recuava, pensava no  Do (flanco)pelo lado esquerdo, então mais um passo pra frente do Sensei e meu pé esquerdo recuava, assim foi caminhando para trás sem encontrar ponto algum para atacar e Sensei continuava a caminhar em minha direção, a sensação era de que havia vários pontos abertos, mas quando pensava em ir naquele ponto já não tinha mais brecha alguma, e aí recuava, até de repente sem perceber estava caindo em cima de uma mesa afasta de onde estávamos lutando, porém tinha caminhado até lá ou melhor o Sensei me fez ir até lá, sem eu perceber e sem dar um golpe sequer.

                Que experiência fantástica! Miyamoto Musashi  viveu há muito tempo e não podemos conhecê-lo, porém o Sensei esta aqui e já enfrentou muitas batalhas em sua vida para encontra a resposta para o que nos perguntamos, como é possível? O Sensei sabe como abraçar o mundo com duas espadas e eu pude vivenciar isso, assim como há muito tempo atrás o senhor do castelo sentiu ao enfrentar Miyamoto  Musashi.

                Sou agradecido ao Sensei por essa maravilhosa lição!!"
    - Pierin (Unidade Florianopolis)  
         


    A lição citada acima ocorreu em um dos treinos matutinos da semana passada.
    Abraçar o mundo.
    Sem medo, ganância ou estupidez
    Sem ansiedade, ambição ou mesquinhez
    Para incorpora-lo em nossos corações , somente o treinamento livre de apegos:
    sejam eles a corrida em busca de medalhas, títulos ou condecorações
    Mas apenas conhecer, refletir e experimentar.
    Isto é viver intensamente
    Abrace o mundo. E você será feliz e imbatível.




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br