Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    13-set-2011

    O Resgate 1- Viagem ao tempo dos Samurais

    A partir de hoje, colocarei um texto elucidativo sobre o Resgate das Tecnicas do Combate Samurai no Niten.
    Este texto foi desenvolvido por um de nossos coordenadores ao longo de nossas várias conversas após o treino e certamente acrescentará um novo rumo a aqueles que buscam conhecer o universo do combate samurai.

    "Convido você, amigo interessado em artes marciais, a fazer uma viagem no tempo, um tempo de duelos, de guerreiros intrépidos, a um país que idolatra a disciplina e a marcialidade: vamos juntos ao Japão, durante o início do Período Edo (século XVII da era cristã), e façamos uma viagem, como andarilhos, por uma estrada isolada próxima a algum Castelo feudal...

     

    Imagine que você é um samurai, portando suas duas espadas - a longa e a curta -, quando, de repente, se vê enredado num duelo contra algum samurai desconhecido, que lhe observa com olhos vivos e emanando uma energia assustadora...
    Seu adversário desembainha sua espada longa, faz um movimento rápido para trás e a acomoda com a ponta para trás, ao lado da cintura, completamente oculta a você. Observando-o de frente, é impossível medir o tamanho de sua arma, tornando muito perigoso se aproximar pois, se você chegar a uma distância muito próxima, poderá sofrer um golpe repentino e tombar sob sua lâmina sem sequer poder reagir. Eis o dilema! Ignorante sobre a arma do adversário, qual estratégia lhe levará à vitória? Como sobreviver? O que fazer?

    Sim, seu adversário usa uma posição de luta (kamae), conhecida como Wakigamae, treinada em muitos estilos de Kenjutsu, e uma das mais poderosas que existe. Diante de tal kamae, o perigo é sempre iminente, e uma precipitação lhe custará uma derrota fatal. Assim era o Kenjutsu antigo treinado no Japão: multifacetado, criativo, misterioso e diversificado. Cada feudo cultivava seu próprio estilo - sua sobrevivência dependia disso. No conflito real, na guerra ou nos embates individuais é que um estilo se consagrava ou era relegado ao esquecimento histórico. Todavia, o mais importante é lembrar que cada embate samurai possuía um dramático conflito de técnicas ocultas, escondidas, além de armamentos diversos, que iam da famosa Kataná, a Espada Samurai, ao leque de Guerra. Uma caminhada pelas solitárias estradas do arquipélago, sem dúvida, não era uma tarefa das mais seguras... Como você se preparia para lutar em tal contexto?"

    Continua ...




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br