Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    14-mar-2012

    O Estadão 2 - Ser uma pessoa melhor

    A matéria veiculada no jornal O Estado de São Paulo (CS 12-mar-2012 O ESTADÃO 1 - Surprise) trouxe algumas repercussões que acarretaram em emails na minha caixa de entrada.
    Um deles é este, que veio de São José dos Campos:

    "Lendo a matéria a respeito do Sensei, publicada ontem no Estadão , não pude deixar de pensar em o que me trouxe ao Niten três anos atrás e o que aprendi durante este período.
    No inicio de meu doutorado, eu buscava nas artes do samurai a disciplina e o foco para continuar meus estudos e me tornar um profissional pronto para as “batalhas” do dia a dia. Okage-sama deshita, encontrei muito mais que isso! Aprendi a ter mais foco e disciplina sim, mas mais do que isso aprendi que a vida deve ser vivida a cada momento, sem hesitação, mesmo que ela não seja um mar de rosas, como o Sensei escreve no inicio do Shin Hakagure. Encontrei também a “família” Niten que sempre está presente apoiando e encorajando os alunos para que eles não se desviem do caminho correto. Aprendi a ser uma pessoa melhor, mais calma e prestativa, tentando trazer comigo as virtudes de um samurai, mesmo que às vezes isto seja difícil, afinal somos humanos e passiveis de errar.

    Graças a este aprendizado, embora meu caminho ainda esteja começando, já consigo colher alguns frutos, como a melhora no relacionamento com meus colegas de trabalho e minha estadia na França, para fazer parte de meu doutorado, para a qual não hesitei em lutar sem medir esforços e sacrifícios.

    Hoje tenho a sorte de estar com o Sensei uma vez por semana e absorver um pouco mais dos ensinamentos, seja durante os Momentos de Ouro ou em momentos mais descontraídos em conversas mais casuais, nas quais o aprendizado continua. Nossa ultima conversa ainda ecoa em minha cabeça e foi complementada com uma frase do Sensei na reportagem: “Você tem que comprar a dificuldade, porque é ela que te leva adiante”.

    Shitsurei shimashita pelo texto longo e Honto ni arigato gozaimashita"
    Araújo (Unidade Sao Jose dos Campos)

    Araújo tem sido um aluno esforçado ao longo dos anos. Bom entendedor de vinho por ter vivido na França, mesmo ministrando aulas no ITA diariamente, e vida de professor não é fácil, pois tem que elaborar, dar a aula, corrigir provas etc, tem vindo à São Paulo semanalmente a fim de, segundo suas palavras, "absorver os ensinamentos".
    Por outro lado, alunos que residem "do lado" do dojo (local de treino), ficam a protelar eternamente os seus treinamentos achando que em breve retornarão.
    Nestes últimos, só tenho uma explicação: falta-lhes "fúria".
     



     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br