Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    22-mar-2012

    Gashuku templo Nikkyoji 1 - Adrenalina e Silêncio.

    "Sufrimiento. Que es sufrimiento?
    Sufrimiento es aprendizaje, la unica verdadera manera que conozco de grabar los conocimientos adquiridos durante un entrenamiento o procesos de vida. En este Gashuku con Sensei pude experimentar otra vez esta sensacion, la sensacion de que algo me faltaba, de que algo estaba estancado, después de luchar con mis compañeros de espada, con Senpai Joel y por ultimo con Sensei, descubri que el agotamiento y sufrimiento son los activadores de uno mismo, como los alimentos son al cuerpo, el agotamiento y sifrimiento son para el alma y la energía vital Ki que ayudan a reforzarlo.
    Las charlas de Sensei, son siempre interesantes, pero tal vez esta ultima, en una terraza, mas cerca del cielo, del cielo mas azul, con la luna mas redonda, hicieron que las palabras se convirtieran en nuevas enseñanzas para el Camino, hicieron que la palabra disfrutar tuviera otro significado mayor al que tiene siempre, hicieron incluso disfrutar del silencio. Por que cuando uno escucha a su Maestro, el silencio también es aprendizaje...
    Arigato gozaimashita por todo el esfuerzo Sensei, por las charlas, por las luchas, por los silencios. A las fuerzas de la naturaleza por el cielo mas azul y la luna mas redonda."
    Flavio - Buenos Aires



    "Sofrimento. O que é o sofrimento? Sofrimento é aprendizagem, a unica verdadeira maneira que conheço de gravar os conhecimentos adquiridos durante um treinamento os processos da vida.
    Neste Gashuku com Sensei pude experimentar outra vez esta sensaçao, a sensaçao de que algo me faltava , de que algo estava vazio, depois de lutar com meus companheiros de espada, com Senpai Joel e por ultimo com Sensei, descobri que o esgotamento e o sosfrimento sao os desencadeadores de um mesmo, como os alimentos sao ao corpo, o esgotamento e sofrimento sao para a alma e a energia vital Ki que ajudam a reforça-lo.
    As conversas do Sensei sao sempre interessantes , mas talvez esta ultima, em uma varanda debaixo do ceu, do ceu mais azulado, com uma lua redonda fizeram com que as palavras se convertessem emnovos ensinamentos para o Caminho, fizeram que a palavra desfrutar tivesse outro significado maior do que tem sempre, fizeram inclusive desfrutar o silencio. Porque quando se escuta o seu Mestre, o silencio tambem é aprendizado...da naturea pelo ceu mais azul e a lua mais redonda
    ."
    Flavio - Unidade Buenos Aires

     

    Em breve reviveremos mais um Gashuku para "sofrermos" e preenchermos o algo mais que falta em cada um de nós.
    Espero que todos tenham a oportunidade de experimentar a adrenalina, o silêncio e os "sapinhos".

    "O Bushido é para o espirito o que a dieta é para o corpo"
    Queira ou não, quem não tem o Bushido no espírito vai acabar como um porco e com muitas ervas daninhas no espírito. Bushido: Ótimo remedio para nos livrar das fraquezas humanas!
    "
    Shin Hagakure pag 89.

     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br