TREINAR
KENJUTSU
EM CASA
Todos os treinos presenciais do Instituto Niten estão suspensos em virtude do Covid-19.
Mas para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!
Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    24-mai-2012

    Hidensho 1 - Espírito cortado


    Arte: Bruno D'Angelo    Título:"Espírito Cortado"

     

    Para algum desavisado, seria mais uma manhã quente de treino no Hokkaido. Não seria. Naquela manhã, estaria para ser confirmado, mais uma vez, o estado da arte do treinamento de alguem que, mesmo com família para cuidar, teve a coragem de dedicar sua vida ao crescimento numa arte inexistente no país, antes dele.
    Uma escolha difícil que, neste Ano do Dragão, começa a ter resultados compilados pela primeira vez na forma, não de livro, mas de makimono (pergaminhos) e nomeados pelo sensei de HEIHOHIDENSHO, 心技秘伝書, ou seja, o Manuscrito dos Segredos da Técnica e do Espírito.
    Os segredos para vencer sempre.
    Foi então que estávamos Sensei, Senpai Wenzel e eu. Sensei ensinava a ambos, alternandamente. Eu recuperava o fôlego enquanto o senpai lutava com Sensei, que já se queixara algumas vezes de dor no punho e no antebraço direito desde dois dias antes. As dores já chegavam ao ombro por causa das enérgicas remadas do rafting no Encontro de Coordenadores e Monitores no último fim de semana em Brotas.
    Mais uma vez, eu me punha em frente ao Sensei para lutar, e lutar muito, enquanto Sensei parecia se divertir dada a facilidade com que me "cortava", não só o corpo como também o espírito.. Já teve a sensação de ter seu espírito cortado? A sensação de impotência é muito grande, mas sabe-se lá de onde vem a coragem para continuar, ainda que sem aquela fúria capaz de um ippon sobre o Sensei. Difícil, mas possível.
    Acredito que o treinamento que temos à disposição, se bem aproveitado e dentro das limitações individuais, pode despertar a fúria que ansiamos e da qual nem sempre nos damos conta de sua necessidade para enfrentar a vida. Foi quando acertei um DO seguido, não muito mais tarde, de um MEN, daqueles gloriosos, e raros... Após cada um desses golpes, Sensei parou brevemente e reconheceu o golpe alcançado.
    Porém, estava para se fazer verdade o que ele próprio descobriu depois de vasto treinamento, e as palavras do Sensei foram: "Agora ,vai ser com o Hidensho e voce não me pega mais". Pessoal, podem pensar o que quiserem, mas tentei de tudo até o final para repetir as proezas, sendo todas em vão.

    A voltar de Brotas, o co-piloto não deveria piscar de sono. Sensei queria chegar cedo , então não dormiu antes de pegar a direção. Para mantê-lo acordado, vieram lhe fazendo perguntas das mais diversas naturezas:
    Aikido, Ninjutsu, kata sobre cavalos (!). Confesso que senpai Cortes e eu simulamos um possível combate com espadas imaginárias... Enfim.
    Sensei está pouco interessado nessas "bobagens". Ainda se fossem bobagens engraçadas! Sensei nos falou nos três Shinenkai (festa de inicio do ano) desta semana que lhe interessa sim a verdade sobre o combate com espadas. A realidade. O resto são delongas. Aliás, que tal nos preocuparmos com o que o Sensei tem a nos ensinar? Já é um grande trabalho e mostra de gratidão."





    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br