Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    10-ago-2012

    Shugyo com o Sensei 12 - Hidensho aos 4 ventos

    "Faz pouco tempo que eu soube que o Intituto Cultural Niten é o único lugar do planeta Terra onde pratica-se Kenjutsu.
    É isso mesmo, aqui no Japão parece que não há quem treine podendo usar diferentes kamaes (posições de luta), diferentes armas (espada longa, duas espadas, espada curta, naginata) e diferentes golpes (todas as variações de men, dô, kotê, tsuki e sunê) em um combate com bogu (armadura de proteção). Já pensaram em quantas combinações diferentes são possíveis para uma dupla de oponentes? Temos um mar de possibilidades!
     Tal como era na época dos samurais antigos... Pois bem, este é um privilégio nosso, nem mesmo os japoneses têm acesso a duelos tão completos nos dias atuais! (
    Shugyo com o Sensei 9 - Conversas com um mestre ) Graças à garra, empenho e determinação do Sensei, estamos resgatando os tesouros deixados pelos antigos samurais, principalmente na forma de katas. Katas de diferentes estilos e escolas, de diferentes épocas e geografias dentro do Japão, que estamos aprendendo, sob orientação do Sensei (aqui entra o Hidensho), a utilizar em combate!
     Creio que com muito treino e sorte, quem sabe teremos a felicidade de descobrir a Verdade por trás de uma ou mais combinações de armas, kamaes e golpes... Faço votos que tantas possibilidades nos conduzam com mais e mais riqueza pelo Caminho da Espada, o Caminho do(a) Guerreiro(a)!
    O que os Mestres no Japão pensam disso? Mesmo sem saber o idioma, graças às palavras ligadas aos nossos treinos e ao tom das conversas que presenciei, fico confortável em afirmar: testemunhei o Sensei divulgar, aos quatro ventos aqui no Japão, todo esse trabalho de resgate que está sendo desenvolvido no Niten.
     Testemunhei o apoio unânime dos Mestres japoneses a tudo isso. (entre nós: acho que eles gostariam de estar fazendo o mesmo que o Sensei, mas no Japão seria bem mais complicado).
    Testemunhei o empenho vigoroso do Sensei em trazer o Hidensho para nós!
     Somos privilegiados minasan! E penso que nos cabe, entre outras coisas, zelar e agradecer por tudo isso!
    Vamos treinar!!"

    Sanches




    Sensei e Katsuse Soke do Suyo Ryu: A importancia do combate real, o Kenjutsu



    Sensei e Yoshimoti Soke do Niten Ichi Ryu: Conversas do Hidensho




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br