TREINAR
KENJUTSU
EM CASA

Para distribuir a chama da Espada criamos a página "KENJUTSU EM CASA PARA TODOS".
Nela todos podem encontrar material para treinar em casa e trechos dos Momentos de Ouro do Sensei Jorge Kishikawa.
Vamos manter a energia do Corpo, Mente e Espírito em movimento!


Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    31-ago-2012

    Hidensho 13 - Men Visível

    "Gostaria de descrever um momento especial do treino que tive com o Sensei.
    O Sensei utilizava o Kamae gedan nito(duas espadas com as pontas para baixo) e eu estava em Katate gedan (uma espada na mão direita com a ponta para baixo) .
    Eu sempre fico um pouco mais em guarda quando o Sensei adota o gedan(ponta para baixo) pois acredito que o Sensei luta um pouco mais ofensivo e existe sempre a possibilidade de receber um tsuki(estocada) inesperado.
    Mas de repente eu levei um men (golpe na cabeça).

    Esse foi o momento especial. O Sensei levantou a ponta da espada que estava apontada para o chão até o acima da minha cabeça e depois desceu-a atingindo meu men. O que me surpreendeu foi que eu consegui enxergar o movimento do Sensei, eu vi a espada subindo e descendo, mas não esbocei reação nenhuma, minha mão mal se mexeu. Naquele momento eu senti algo de estranho, dentro de mim eu perguntava como que eu tinha levado um men de forma tão simples e ter ficando praticamente parado vendo o Sensei me cortar de cima abaixo.
    Agradeci o ensinamento, adotei o kamae gedan(ponta para baixo) novamente e apurei os sentidos, ia fazer de tudo para não “morrer” da mesma forma — praticamente sem lutar.

    Pois bem, recebi outro men. a espada do Sensei subiu e desceu me atingindo novamente. Dessa vez eu até consegui me mexer, mas o tempo de reação não chegou nem perto de ser suficiente para aparar o golpe. Acho que as folhas ocultas do Hidensho se mexeram ao vento nesse momento. "

    Meloni (Unidade Ana Rosa)
     


    Ilustração: André Meloni - unidade Sumaré



     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br