Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    25-mar-2013

    Gashuku 6 - E a espada que dá a Vida para sempre triunfará

    "Escrevo uma semana depois do encerramento do Gashuku (CS - Gashuku 1 - 25 - Fevereiro - 2013), mas acredito que ainda com o mesmo espírito.

    Meu Gashuku foi diferente, começou na quarta-feira a noite da semana anterior, com uma viagem a trabalho para São Paulo. Durante a estadia tive a oportunidade de treinar 3 vezes na Unidade da Ana Rosa, e em duas pude praticar o Hiden Tameshigiri (segredos do corte). Mas, mais importante que praticar o Tameshi foi ver o Sensei realizando os cortes. Ver o Makiwara (alvo) sendo cortado no saque, em soete, em cortes verticais (verdadeiros mems!) foi impressionante! Poder ver os golpes que usamos nos combates de Kenjutsu efetivamente cortando o makiwara mudou toda a minha visão dos combates de Kenjutsu.
     




    Outro privilégio foi o convívio com os Sempais e principalmente com o Sensei. O aprendizado dos Katas do Bushido (etiqueta do samurai), os detalhes, a oportunidade do convívio com o mestre. Como o Sempai Ricardo Lopes sempre nos fala: Quem tiver a oportunidade de ir a São Paulo, beber direto da fonte, treinar e conviver com o Sensei, deve sempre aproveitá-la.

     


    Convivio com os sempais



    Katas do Bushido



    Convivio com o mestre

     

    Além disso, tive o privilégio de fechar a estada em São Paulo com chave de ouro, com o Gashuku! Os treinos de Kenjutsu, segredos de combate e aprimoramento das técnicas a cada instante, em cada shiai (disputa valendo pontos), golpes consecutivos que nao terminam nunca, ou ataque em furia, as tecnicas de Iaijutsu, e, como não poderia deixar de lembrar, o exaustivo treino das pernas no treino de Iaijutsu, equilibrando o Jo (bastão) apoiado nas pernas… o desafio foi realmente grande!

     



    Segredos de combate a cada instante




    Golpes que nao terminam nunca




    Técnicas do Iaijutsu



    Exaustivo


     

     

    Guardo ainda a lembrança de um pequeno comentario na palestra, quando o Monge contou quando teve a iluminação sobre o caminho dele, que mesmo sem ter entendido nada (pois ele havia assistido uma cerimonia budista em uma língua que ainda não conhecia) ele decidiu que queria aquele caminho. Como ele mesmo disse, foi uma decisão baseado no coração, e não na razão, e a ligação dessa decisão com o
    Sassete Itadakimasu. Só estando lá pra entender.




    Mesmo sem ter entendido nada decidiu entrar no caminho

     

    Para fechar o Hino do
    Niten: Kiai Niten, Bazai Niten!! E a Espada que da a vida para sempre triunfará!

    O que mais posso escrever? Somente uma coisa:
    Domo Arigato Gozaimashita Sensei, por todos os ensinamentos, pelo convivio, pelo Niten. "

    Otavio (Unidade Brasília)


    "... e a espada que da a vida para sempre triunfará!"



     




    topo

    (+55 11) 5539-3587 seg-sex 9h-18h
    (+55 11) 99734-6497 seg-dom 9h-22h