Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    02-abr-2013

    6 x no Feriado em SP

    "Retornei em segurança a Brasília ainda no sábado, não sem antes me reunir com o pessoal da Adm(administração do Niten em SP) para uma cerveja, bons petiscos e boa conversa após o treino do sábado.
    Passei o domingo de Páscoa com a família, convivendo, rindo, conversando, descansando.
    Quero externar a minha experiência e os meus agradecimentos por dias tão intensos e por tantos ensinamentos, os quais venho tentando anotar em parte para não perder muito, embora imagino que a essência tenha ficado em meu coração e no corpo "surrado" nos fortes treinos.
    Na verdade, por estes poucos dias, eu deveria agradecer ao Sensei pelo menos 6 vezes:
    - na quinta-feira à noite, no treino de Iaijutsu, a supervisão direta do Sensei nas técnicas do Suyo Ryu do 6º ao 10º katas, minha vontade de aproveitar o treino ao máximo, apesar de minhas limitações, e companheiros de treino dedicados fizeram com que eu treinasse com "espírito de iniciante", e acabaram me "rendendo" fortes câimbras / contratura muscular nas duas coxas... e meu certificado do Suyo Goin - domo arigato gozaimashita;
    - os Momentos de Ouro, "Tadaima no Kyouchi", tiveram para mim um significado especial, mostrando que, "quando tomarmos a consciência de que o Momento é Agora, não de forma superficial, mas através de ...(Kuden#... CS 13-Junho-2007 ) , perceberemos o quanto temos sido indecisos, negligentes, em relação às coisas que realmente importam" - domo arigato gozaimashita;
    - na sexta-feira, no início da manhã, o treino de Katori foi um evento à parte, sobre o qual já comentei em e-mail específico, mas nunca será demais agradecer por tudo - domo arigato gozaimashita;
    - em seguida, o Intensivo de Hiden Tameshigiri, o evento mais esperado dos últimos dias por praticantes e por iniciantes. Eu já havia feito os cortes em junco, e o tatame se mostrou um desafio, mas que pode ser superado pela eficiência da técnica.
    Os colegas que executaram com eficácia os seis (!) cortes básicos (eu só havia experimentado, antes, três deles) foram certificados pelo Sensei. Parabéns aos aprovados em especial, mas também a todos que se esforçaram em participar, muitos deles vindos de outras cidades.
    Nas palavras do Sensei, em nossa confraternização após o evento, "vocês já estão à frente de muitos que nunca experimentaram de verdade uma espada, a qual foi feita para cortar" (considerando a limitação da shinai em apenas "bater").
    Todos saímos extasiados; - domo arigato gozaimashita;
    - no sábado pela manhã, antes do treino, a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre as Tradições Japonesas e o Budismo, participando de uma cerimônia, junto com o Sensei e colegas do Niten, no Templo Central Nikkyoji, pelo restabelecimento da saúde de Yoshimitsu Katsuse Sensei, Soke do Suyo Ryu. Como disse o monge que conduziu a cerimônia: "o que o Kishikawa Sensei está fazendo é coisa rara nestes dias: uma pessoa se preocupar assim com outra (mesmo sendo seu Mestre), e pedir por ela, e não por si próprio". Percebo que isto deve mesmo ser raro entre as pessoas nos dias atuais, mas não para o Sensei, que tem arraigado em sua conduta o sentimento de gratidão, o qual ele (o Sensei) não cansa de tentar nos ensinar. A experiência foi marcante para mim - domo arigato gozaimashita;
    - ainda pela manhã de sábado no templo, o treino de Kenjutsu, com muito suburi "light" e finalizando com o que ouso chamar, carinhosamente, de "Shiai de Vida ou Morte": transpondo isso para a Vida, percebo que muitas vezes não temos uma segunda oportunidade, em diversas situações; então devemos encarar cada desafio desta forma, mesmo. Embora no shiai possamos voltar para nova luta, as "flexões" dão a você, pelo menos, uma certa sensação de "fui vencido.
    Então como devo proceder para não morrer de novo?
    Ser imbatível.
    Domo arigato gozaimashita!!"


    Ricardo Lopes( Unidade Brasilia)
     


     

    Durante o convívio com um mestre ou com alguém que almeja "compreender a vida com a luz da Verdade" se estivermos atentos (e sedentos) em descobrir, compreender ou buscar por mais um aprimoramento no Caminho acabaremos por descobrir que novos aprendizados surgem a todo momento. 
    Temos que ter, pelo menos, esta força de vontade (e que não é tão absurda assim) como a de Ricardo: a de "pegar" um avião na véspera de feriado para treinar, conviver e depois retornar no sábado ao seio de sua família e isto, sem "perder" o feriado. 
    Treino demais faz mal, descanso demais, pior. 
    Assim como na noite escura 
    também no coração 
    procuremos acender uma luz 
    para não nos enganarmos no Caminho... 
    Domo arigato a todos que estiveram comigo nestes dias iluminados. 
     



     




     





     




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br