Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    19-jun-2013

    Hidensho 36 - Toque de mágica


    Outro momento muito especial no combate foi quando o Sensei, agora empunhando apenas a Kodachi, ergueu-a acima de sua própria cabeça em posição de Jodan. Eu continuava em Kodachi Chudan. E de repente minha Kodachi voou. Ela desapareceu de minha mão. O Sensei em um rápido golpe fulminante me desarmou. Nesse momento eu lembrei de um Kata do Jô em que se desvia o bastão para trás com uma mão semiaberta na frente do peito.

    Houve também outro momento que achei importante, pois o Sensei aplicou um golpe que eu nunca havia visto. Eu tentei aplicar um Tsuki com a Kodachi e então o Sensei com um toque de magica, a desviou  longe e  então aplicou um Men com a sua Kodachi."
    Meloni (Unidade Sumare)

     

    Lembro-me de quando era adolescente, arremessava a espada dos meus oponentes com o "toque de mágica", só que utilizando a espada maior, a tachi. Na época, alguns mais velhos que eu, ao verem as suas espadas escaparem-lhes das mãos, diziam-me que aquilo "não era kendo", e que não era para continuar fazendo. Alegavam que arremessar a espada do oponente "estragaria" a lâmina, se fosse uma espada de verdade.
    Engano. A técnica de desarmar a espada da mão do oponente é eficaz e, se "estraga" a lâmina é por uma boa causa: dar o golpe de misericórdia no oponente e é claro, vencer. Sobreviver.
    Hoje, tenho minhas duvidas se estas mesmas pessoas empunharam ao menos uma vez na vida uma espada ("com lâmina")...


    Lâmina do período Muromachi - Acervo do Sensei




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br