Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    23-jul-2013

    Um arco-íris no final do dia

    O dia em que os nossos jovens vislumbraram um arco-íris no final do dia: anteontem, domingo, no Anime Friends.
    Não preciso falar sobre mangás, pois sei que eles sabem muito mais do que eu.
    O Hayabusa (grupo dos jovens do Niten) esteve lá e, pelo que ouvi, fizeram sucesso. Entre apresentações e workshops, levaram a filosofia samurai às novas gerações. Bravos!
    Além de se divertirem bastante, pelo que entendi, chegaram a conclusões interessantes que repasso aqui no Café (não esqueça de ver o arco-íris no final):
     
     
    "Aprendi que o importante não está em grandes atos ou em grandes medidas, que o importante está no pequeno detalhe, seja ele um Arigatou gozaimashitá (Muito obrigado) ao senpai (veterano) ou um "Gambate!" (Força!) a um colega de treino assim mantemos o que é de grande importância: os valores, virtudes, e em especial os laços de amizade que criamos e fortalecemos naquele dia.
     
    Aprendi também que não precisamos "nos mostrar grandiosos" ou tentar fazer atos incríveis no palco, afinal como o senpai Fugita disse [shitsurei-shimassu(licensa) por citá-lo]: "O que nós fazemos já é incrível"!
     
    Então por isso apenas temos que fazer o que sempre fazemos sem criar ou inventar nada, dando sempre o nosso máximo e fazendo aquilo com emoção.
     
    A importância de manter os ensinamentos no dia a dia também foi uma lição que pude absorver quando um ex-praticante de Kendo da cidade de Franca veio até nós e elogiou o Niten, o trabalho que estávamos fazendo, falando que devíamos continuar com o bom trabalho pois os valores que aprendíamos ali era o que nos impedia de ir para o "mal caminho" e que iria nos tornar boas pessoas.
     
    Foram vários os momentos que gostei mas o que mais gostei foi quando antes de irmos ao palco estávamos treinando duro para estarmos afiados nos katas (sequências) e irmos nos apresentar e fomos agraciados com um belo arco-íris ao qual todos pudemos observar e em seguida treinar sobre a luz do sol e de um belo arco-íris.
     
    Arigato gozaimashitá Sensei."- Rezende (Unidade Tatuapé)
     
    Divertir. Brincar. Aprender.
    Três palavras que fazem do Niten um local único no aprendizado do Caminho Samurai, e quem me conhece sabe como gosto de me divertir e brincar.
    Há uma lenda que diz que os duendes escondem um tesouro no final do arco-íris. 
    Os nossos jovens foram agraciados pelos Deuses com este arco-íris, que onde, com certeza, existe um grande tesouro. Um tesouro que lhes dará asas para voarem livres como eternos Hayabusas*!
     
     
    Hayabusa = Falcão Peregrino em Japonês, o animal mais veloz (até 389/kmh)

    "Um tesouro no final do dia"




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br