Café com o Sensei Ir para o Conteúdo
imgcentral

Café com o Sensei

Pensamentos e comentários do Sensei Jorge Kishikawa




Retornar para últimas postagens

    18-set-2013

    20Anos - Vídeo Mestres 1


    Katsuse Soke

    "O vídeo dos mestres do Japão. Não é qualquer pessoa, nem qualquer organização que tem a honra de receber mensagens de representantes de estilos tão antigos da arte samurai. Todos eles cederam um tempo para enviar mensagens ao Sensei, ao Instituto e a nós, alunos.
     Pude ver que o Niten é maior que eu pensava."
    - Cavalcanti (Unidade Ana Rosa)


    "Soke Katsuse do Suiyo Ryu"


    Ao contrário da maioria, Katsuse soke (sucessor) sempre está pesquisando os katas (sequências) antigos.Os do Suiyo Ryu de 300 anos.
    Ou melhor dizendo, para compreender melhor o kata, ele coloca a prova na "lata" e, isto quer dizer, além de executá-lo fielmente, como fazem outras escolas, mas experimenta, na sua realidade, como o "kata funciona". Isto tem custado, algumas vezes, até em lesões corporais sérias, como a ultima em sua cabeça, desferida com bokuto (espada de madeira).
    Avesso a forma ou a estética, tem apoiado o Kenjutsu Combate quanto a variedade de posições e a busca pela invencibilidade, características "sine qua non" do Kenjutsu combate.
    Cada um a sua maneira, temos colocado os ensinamentos dos antigos a prova, mas nunca deixados "parados"no tempo.
    Os alunos do Niten que se ausentam e depois de certo tempo retornam as aulas são testemunhas de que aqui no Niten sempre há técnicas novas a assimilar, pois o que está sendo constantemente pesquisado, melhorado e descoberto não fica parado do jeito que estava quando ele se afastou.
    Lá no Suiyo, a cada ano, tenho que me atualizar por que "o kata foi mudado". Novamente.
    Aqui no Niten, o aluno sempre tem a possibilidade de encontrar "o kata mudado" e conta com a descoberta de novas técnicas, estas importantes a todo aquele que busca aproximar-se do Hidensho* (Café com o Sensei de 02-fev-2012 - Hidensho ), a busca para ser imbatível.
    Pois, mais do que demagogia, sobreviver é o que importa.


    *Hidensho= hiden(segredo)+sho(manuscrito); manuscrito das minhas descobertas para vencer em combate, e que atualmente conta com aproximadamente 150 lições (ou verbetes).




    topo

    +55 11 94294-8956
    contato@niten.org.br